“Afeta todas as faixas etárias.” Vídeo em 3D mostra os danos causados pela covid-19 nos pulmões

Com a ajuda da realidade virtual, o Hospital da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, mostrou os pulmões de um paciente de 59 anos infetado com o novo coronavírus.

O hospital universitário George Washington, nos Estados Unidos, divulgou um vídeo em três dimensões que mostra os pulmões de um paciente infetado com o novo coronavírus e os danos que a doença causa no sistema respiratório.

Keith Mortman, chefe da cirurgia torácica, explicou que o doente em causa esteve assintomático durante alguns dias, mas a infeção acabou por se agravar, conduzindo-o aos cuidados intensivos daquela unidade hospitalar.

As imagens 3D revelam danos consideráveis, representados pelas zonas a amarelo, em ambos os pulmões do paciente. “Não se trata de um homem de 70, 80 anos, imunodeprimido ou diabético. Além de tensão arterial alta, não tinha outras patologias. Era um homem que cuidava da sua saúde, e ficou assim.”

De acordo com a CNN, os danos não estão localizados em apenas uma área. Em vez disso, cobrem zonas extensas de ambos os pulmões, uma prova da rapidez e da agressividade desta infeção, mesmo em pacientes jovens.

“Infelizmente, uma vez danificados a este nível, os pulmões podem demorar muito tempo a recuperar. Em 2 a 4% dos pacientes com covid-19, os danos são irreversíveis e acabam por conduzir à morte”, disse Mortman.

Eu quero que as pessoas vejam isto e percebam o que é que o vírus pode provocar. As pessoas precisam de levar isto a sério”, apelou o médico, explicando que apesar de a inflamação ser o mecanismo que o corpo arranja para combater o vírus, ela impede que os pulmões sejam capazes de oxigenar o sangue e de remover o dióxido de carbono.

O hospital norte-americano utilizou a tecnologia de tomografia computadorizada, normalmente utilizada em oncologia, para conseguir estas imagens. Esta inovação está a ajudar os médicos a perceber qual a melhor forma de curar a doença.

“Queremos perceber como funciona o vírus da melhor maneira possível”, rematou Mortman.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …