“Afeta todas as faixas etárias.” Vídeo em 3D mostra os danos causados pela covid-19 nos pulmões

Com a ajuda da realidade virtual, o Hospital da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, mostrou os pulmões de um paciente de 59 anos infetado com o novo coronavírus.

O hospital universitário George Washington, nos Estados Unidos, divulgou um vídeo em três dimensões que mostra os pulmões de um paciente infetado com o novo coronavírus e os danos que a doença causa no sistema respiratório.

Keith Mortman, chefe da cirurgia torácica, explicou que o doente em causa esteve assintomático durante alguns dias, mas a infeção acabou por se agravar, conduzindo-o aos cuidados intensivos daquela unidade hospitalar.

As imagens 3D revelam danos consideráveis, representados pelas zonas a amarelo, em ambos os pulmões do paciente. “Não se trata de um homem de 70, 80 anos, imunodeprimido ou diabético. Além de tensão arterial alta, não tinha outras patologias. Era um homem que cuidava da sua saúde, e ficou assim.”

De acordo com a CNN, os danos não estão localizados em apenas uma área. Em vez disso, cobrem zonas extensas de ambos os pulmões, uma prova da rapidez e da agressividade desta infeção, mesmo em pacientes jovens.

“Infelizmente, uma vez danificados a este nível, os pulmões podem demorar muito tempo a recuperar. Em 2 a 4% dos pacientes com covid-19, os danos são irreversíveis e acabam por conduzir à morte”, disse Mortman.

Eu quero que as pessoas vejam isto e percebam o que é que o vírus pode provocar. As pessoas precisam de levar isto a sério”, apelou o médico, explicando que apesar de a inflamação ser o mecanismo que o corpo arranja para combater o vírus, ela impede que os pulmões sejam capazes de oxigenar o sangue e de remover o dióxido de carbono.

O hospital norte-americano utilizou a tecnologia de tomografia computadorizada, normalmente utilizada em oncologia, para conseguir estas imagens. Esta inovação está a ajudar os médicos a perceber qual a melhor forma de curar a doença.

“Queremos perceber como funciona o vírus da melhor maneira possível”, rematou Mortman.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …