Vida de Mário Soares não vai ser prolongada artificialmente

O estado de saúde do antigo Presidente da República Mário Soares estabilizou relativamente a quinta-feira, mantendo-se a situação muito crítica e o prognóstico reservado, anunciou hoje o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, onde está internado.

“O estado de saúde do Presidente da República Mário Soares está estabilizado relativamente ao dia de ontem [quinta-feira], mantendo a equipa clínica que o acompanha a situação como muito crítica e com prognóstico reservado”, disse o porta-voz do hospital, José Barata.

Mário Soares, acrescentou, continua em coma profundo e sem qualquer suporte técnico às funções vitais.

“Pode-se dizer que os sinais pelo menos estão numa situação normal, os sinais vitais. Isso permite dizer que a situação hoje está estabilizada e que está relativamente melhor que ontem”, adiantou em resposta às questões dos jornalistas.

Segundo José Barata, nova informação clínica sobre o estado de saúde do antigo Presidente da República será emitida no sábado, às 12h.

Esta manhã, em conversa com os jornalistas, o sobrinho de Soares, Eduardo Barroso, descreveu-o como “uma força da natureza”.

Escusando-se a falar sobre questões médicas, Eduardo Barroso, que é médico, confirmou apenas que Mário Soares se mantém sem qualquer suporte técnico às funções vitais, adiantando que não se irá “cair na loucura de tentar procurar prolongar a vida”.

“Há altura em que temos de saber parar, não ventilar, tomar decisões difíceis”, disse, recorrendo à sua própria experiência enquanto médico.

Ou seja, acrescentou, “não se vai fazer diálise, não se vai ventilar, não se vai fazer nada cardíaco” e “essa decisão está tomada”.

“Mas, neste momento, funciona tudo”, sublinhou.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. desapega malandro, vai cuidar dos teus diamantes, marfim, propina de Macau, etc., e embrulha tudo na BANDEIRA PORTUGUESA que humilhaste em Paris ao pisar com teus sujos cacos de demónio

    • Meu grande anormal! Fica sabendo que se não fosse ele (e mais uma dezena de pessoas) tu, e anormais como tu, não teriam agora a liberdade para dizer bacoradas como esta. É o senhor (ou senhora) que humilha e degrada a bandeira portuguesa, quando profere tamanho disparate. Sabe que mais? Desapegue (boi!)!

  2. Ganda Anormal é quem esquece as patifarias e roubos do indivíduo que bem que podia dar, quanto antes, a prenda a Portugal de desaparecer!

    … Se alguma vez fez bem a Portugal… ultrapassou-o em muitas vezes com o mal que fez!!!

    …Ele e a família continuam a ser verdadeiras sanguessugas!

    Anormal é também o Sr. José Barata que não reconhece o Sr. Presidente M. R. Sousa e INSISTE no erro de chamar presidente ao moribundo!

    … E quem deturpa a história e veste de heroísmo os vilões!!

  3. ganda anormal, sim és…
    Dei meu sangue por Portugal e fiz parte da comissão do MFA que foi ultrapassado por essa corja como tu deves ser e como ele deves ter comido à mesa do orçamento como os outros traidores à pátria, que do lixo de onde vens não deves saber o que é

  4. Ao Sr (?) Luis e ao Sr Yoram: Eu compreendo. Tantos anos a explorar os “pretos” e depois são expoliados… Coitadinhos. Não tenho qualquer pena de vocês! Que pátria é essa que fala? A da ditadura? Só pode! Para o Sr (?) Luis, Salazar deve ter sido um herói, não? Para o Sr (?) Yoram: Diz que deu o o seu sangue por Portugal?… Será que alguma vez soube porquê? Será que sabe que aquele que tanto insulta também o deu?

    “Se alguma vez fez bem a Portugal… ultrapassou-o em muitas vezes com o mal que fez!!!” Quer-me parecer que afinal a liberdade e democracia é coisa pouca, não?

    Não tenho nojo de gente assim, não. Tenho pena.
    Estejam à vontade para dizer bacoradas. Não perderei o meu tempo com gente que, deliberadamente, escolhe ser ignorante e simples (simples no mau sentido – Palas de Penafiel?). Tenham um bom Ano e, se são felizes assim, que continuem a sê-lo.

  5. Não sei é como é que o homem, tendo espezinhado a bandeira portuguesa em Paris e puxado fogo a outra na Bélgica… veio a ser Presidente da República! Quando ele morrer… não merece bandeira portuguesa por cima do caixão… que ele não gosta!

    • Deves acreditar no Pai Natal e no Coelho da Páscoa (a terra encantada do Passos Coelho). Deves deves…

      Nota: Onde raio foste inventar tamanha baboseira?

RESPONDER

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …