Vices de Rio não querem ir nas listas

Miguel A. Lopes / Lusa

Nuno Morais Sarmento e David Justino, dois vice-presidentes de Rui Rio, não serão candidatos a deputados nas próximas legislativas.

A ausência destes dois pesos pesados abre outras vagas num momento em que a direção nacional do PSD faz contas para saber onde encaixar tantos candidatos.

Na hora de negociar, a direção do partido faz contas aos lugares que elegeu em 2015. As estruturas sentem que a bancada parlamentar vai encolher, de acordo com o Expresso, e sentem-se ainda mais defraudadas.

A pressão aumenta a cada dia que passa e vai agudizar-se até 30 de julho, data em que se realiza o Conselho Nacional do partido, em Guimarães. Os homens de Rio querem garantir que há maioria para aprovar as listas e o programa eleitoral.

Mas há problemas para resolver. Em Lisboa, por exemplo, Pedro Pinto, líder da distrital, tem margem quase nula para impor mais do que dois ou três dos seus homens em lugar elegível. Miguel Pinto Luz, indicado pela estrutura e candidato à sucessão de Rio, não será um deles.

No Porto, antevê-se uma razia: poucos do que foram eleitos em 2015 continuarão em funções. Álvaro Almeida e Hugo Carneiro, próximos do líder, são nomes praticamente adquiridos. Alberto Machado também.

Em Braga, Hugo Soares está riscado. O convite a Firmino Marques, vice da autarquia, deixou o aparelho a ferro e fogo: João Granja, vice da concelhia, e Ricardo Rio, presidente da Câmara e mandatário de Hugo Soares, estão contra. Ainda é preciso encontrar lugar para Carlos Eduardo Reis, que apoiou Rio contra Montenegro e vale uns decisivos 13 votos no Conselho Nacional.

Maria Luís Albuquerque está riscada em Setúbal, e Bruno Vitorino, líder da distrital e crítico da direção, ameaça bater com o porta. Em Viseu, a direção do PSD quer impor João Montenegro; Pedro Alves, líder da distrital, não quer; e Fernando Ruas, cabeça de lista e um peso pesado na região, não gosta.

O mesmo serve para Duarte Marques, em Santarém. O ex-líder da JSD ficou fora da escolha final, a direção quer mantê-lo como deputado, e João Moura, líder da distrital, já manifestou o seu desagrado.

Em Viana, Carlos Morais, presidente daquela estrutura, está em risco. Até em Leiria, onde Rio tem em Rui Rocha um aliado, há tensões: a direção quer impor Feliciano Barreiras Duarte, mas o PSD local está contra.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …