Vices de Rio não querem ir nas listas

Miguel A. Lopes / Lusa

Nuno Morais Sarmento e David Justino, dois vice-presidentes de Rui Rio, não serão candidatos a deputados nas próximas legislativas.

A ausência destes dois pesos pesados abre outras vagas num momento em que a direção nacional do PSD faz contas para saber onde encaixar tantos candidatos.

Na hora de negociar, a direção do partido faz contas aos lugares que elegeu em 2015. As estruturas sentem que a bancada parlamentar vai encolher, de acordo com o Expresso, e sentem-se ainda mais defraudadas.

A pressão aumenta a cada dia que passa e vai agudizar-se até 30 de julho, data em que se realiza o Conselho Nacional do partido, em Guimarães. Os homens de Rio querem garantir que há maioria para aprovar as listas e o programa eleitoral.

Mas há problemas para resolver. Em Lisboa, por exemplo, Pedro Pinto, líder da distrital, tem margem quase nula para impor mais do que dois ou três dos seus homens em lugar elegível. Miguel Pinto Luz, indicado pela estrutura e candidato à sucessão de Rio, não será um deles.

No Porto, antevê-se uma razia: poucos do que foram eleitos em 2015 continuarão em funções. Álvaro Almeida e Hugo Carneiro, próximos do líder, são nomes praticamente adquiridos. Alberto Machado também.

Em Braga, Hugo Soares está riscado. O convite a Firmino Marques, vice da autarquia, deixou o aparelho a ferro e fogo: João Granja, vice da concelhia, e Ricardo Rio, presidente da Câmara e mandatário de Hugo Soares, estão contra. Ainda é preciso encontrar lugar para Carlos Eduardo Reis, que apoiou Rio contra Montenegro e vale uns decisivos 13 votos no Conselho Nacional.

Maria Luís Albuquerque está riscada em Setúbal, e Bruno Vitorino, líder da distrital e crítico da direção, ameaça bater com o porta. Em Viseu, a direção do PSD quer impor João Montenegro; Pedro Alves, líder da distrital, não quer; e Fernando Ruas, cabeça de lista e um peso pesado na região, não gosta.

O mesmo serve para Duarte Marques, em Santarém. O ex-líder da JSD ficou fora da escolha final, a direção quer mantê-lo como deputado, e João Moura, líder da distrital, já manifestou o seu desagrado.

Em Viana, Carlos Morais, presidente daquela estrutura, está em risco. Até em Leiria, onde Rio tem em Rui Rocha um aliado, há tensões: a direção quer impor Feliciano Barreiras Duarte, mas o PSD local está contra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …