Vices de Rio não querem ir nas listas

Miguel A. Lopes / Lusa

Nuno Morais Sarmento e David Justino, dois vice-presidentes de Rui Rio, não serão candidatos a deputados nas próximas legislativas.

A ausência destes dois pesos pesados abre outras vagas num momento em que a direção nacional do PSD faz contas para saber onde encaixar tantos candidatos.

Na hora de negociar, a direção do partido faz contas aos lugares que elegeu em 2015. As estruturas sentem que a bancada parlamentar vai encolher, de acordo com o Expresso, e sentem-se ainda mais defraudadas.

A pressão aumenta a cada dia que passa e vai agudizar-se até 30 de julho, data em que se realiza o Conselho Nacional do partido, em Guimarães. Os homens de Rio querem garantir que há maioria para aprovar as listas e o programa eleitoral.

Mas há problemas para resolver. Em Lisboa, por exemplo, Pedro Pinto, líder da distrital, tem margem quase nula para impor mais do que dois ou três dos seus homens em lugar elegível. Miguel Pinto Luz, indicado pela estrutura e candidato à sucessão de Rio, não será um deles.

No Porto, antevê-se uma razia: poucos do que foram eleitos em 2015 continuarão em funções. Álvaro Almeida e Hugo Carneiro, próximos do líder, são nomes praticamente adquiridos. Alberto Machado também.

Em Braga, Hugo Soares está riscado. O convite a Firmino Marques, vice da autarquia, deixou o aparelho a ferro e fogo: João Granja, vice da concelhia, e Ricardo Rio, presidente da Câmara e mandatário de Hugo Soares, estão contra. Ainda é preciso encontrar lugar para Carlos Eduardo Reis, que apoiou Rio contra Montenegro e vale uns decisivos 13 votos no Conselho Nacional.

Maria Luís Albuquerque está riscada em Setúbal, e Bruno Vitorino, líder da distrital e crítico da direção, ameaça bater com o porta. Em Viseu, a direção do PSD quer impor João Montenegro; Pedro Alves, líder da distrital, não quer; e Fernando Ruas, cabeça de lista e um peso pesado na região, não gosta.

O mesmo serve para Duarte Marques, em Santarém. O ex-líder da JSD ficou fora da escolha final, a direção quer mantê-lo como deputado, e João Moura, líder da distrital, já manifestou o seu desagrado.

Em Viana, Carlos Morais, presidente daquela estrutura, está em risco. Até em Leiria, onde Rio tem em Rui Rocha um aliado, há tensões: a direção quer impor Feliciano Barreiras Duarte, mas o PSD local está contra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …