Revolução no PSD. Rio não vai ser cabeça de lista nas legislativas

José Coelho / Lusa

Rui Rio não vai ser o cabeça de lista do PSD pelo Porto. O líder social-democrata cedeu o lugar a Hugo Carvalho, de 28 anos, presidente do Conselho Nacional de Juventude.

O objetivo é dar o exemplo às restantes estruturas e fazer uma rutura com a habitual lógica partidária. “Se o atual sistema não funciona”, disse fonte da direção do partido ao Expresso, “é tempo de fazer diferente”.

A revolução da escolha dos cabeças de lista do PSD surpreende também no círculo mais importante do país, onde se elegem mais deputados. Quando se especulava sobre a possibilidade de David Justino, vice-presidente do partido e um dos homens de maior confiança de Rio, assumir o lugar em Lisboa, o líder do PSD decidiu apostar noutra jovem pouco conhecida, mas com um sobrenome histórico: Filipa Roseta, arquiteta, vereadora da Câmara Municipal de Cascais e filha de Helena e Pedro Roseta.

Já em Aveiro, distrito de Salvador Malheiro, outro dos vices mais próximos de Rio, a cabeça de lista será mais uma cara nova e desconhecida: Ana Miguel Santos, advogada e investigadora associada em Cambridge.

Em Coimbra, a número um da lista será Mónica Quintela, advogada que já é porta-voz para a área da justiça do Conselho Estratégico Nacional do partido. Destes primeiros nomes, a que tem mais notoriedade é Margarida Balseiro Lopes, líder da JSD, que foi escolhida para encabeçar a lista pelo círculo eleitoral de Leiria.

André Coelho Lima, vereador em Guimarães e vogal da direção política do partido, será o cabeça de lista por Braga. Porém, a distrital de Braga, liderada pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, indicou nomes para as listas do partido que não incluem o cabeça de lista para o distrito escolhido pelo líder do PSD. A concelhia social-democrata de Guimarães apontou o deputado Emídio Guerreiro.

Em conjunto, estes seis círculos eleitorais representam dois terços do eleitorado do PSD. A estratégia é arriscada, mas assumida. “Rui Rio sabe que está a assumir um risco. Mas é um risco que vale a pena assumir”, disse fonte da direção do partido.

Para o líder social-democrata, estas escolhas são, acima de tudo, um sinal de “coerência”: se desde que assumiu a presidência do partido se tem esforçado por dizer que veio para fazer diferente, “o primeiro sinal tem de ser este”. “É urgente fazer ruturas. Temos de trabalhar para o futuro. De convocar os mais jovens e gente da sociedade civil”, sublinha a mesma fonte.

Mesmo na direção do partido é reconhecido que estes seis cabeças de lista não têm a experiência política e a notoriedade de outras figuras de primeira linha. A ideia de Rio é compensar esta falta com nomes fortes nos restantes lugares da lista.

Para já, a única certeza é que Rui Rio será o número dois do PSD no Porto. Fora destes seis grandes círculos, o único nome praticamente fechado é o de Fernando Ruas, que deixou o Parlamento Europeu e deverá ser o cabeça de lista do partido por Viseu. Em Santarém, o processo também parece concluído: João Moura, atual líder da distrital, foi indicado pelas estrutura e parece colher o apoio de Rio.

Em Setúbal, a distrital liderada por Bruno Vitorino quer ver Maria Luís Albuquerque novamente como cabeça de lista, algo que dificilmente acontecerá. A alternativa deve ser Fernando Negrão — mas o atual líder parlamentar não agrada à estrutura, de acordo com o mesmo jornal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …