Revolução no PSD. Rio não vai ser cabeça de lista nas legislativas

José Coelho / Lusa

Rui Rio não vai ser o cabeça de lista do PSD pelo Porto. O líder social-democrata cedeu o lugar a Hugo Carvalho, de 28 anos, presidente do Conselho Nacional de Juventude.

O objetivo é dar o exemplo às restantes estruturas e fazer uma rutura com a habitual lógica partidária. “Se o atual sistema não funciona”, disse fonte da direção do partido ao Expresso, “é tempo de fazer diferente”.

A revolução da escolha dos cabeças de lista do PSD surpreende também no círculo mais importante do país, onde se elegem mais deputados. Quando se especulava sobre a possibilidade de David Justino, vice-presidente do partido e um dos homens de maior confiança de Rio, assumir o lugar em Lisboa, o líder do PSD decidiu apostar noutra jovem pouco conhecida, mas com um sobrenome histórico: Filipa Roseta, arquiteta, vereadora da Câmara Municipal de Cascais e filha de Helena e Pedro Roseta.

Já em Aveiro, distrito de Salvador Malheiro, outro dos vices mais próximos de Rio, a cabeça de lista será mais uma cara nova e desconhecida: Ana Miguel Santos, advogada e investigadora associada em Cambridge.

Em Coimbra, a número um da lista será Mónica Quintela, advogada que já é porta-voz para a área da justiça do Conselho Estratégico Nacional do partido. Destes primeiros nomes, a que tem mais notoriedade é Margarida Balseiro Lopes, líder da JSD, que foi escolhida para encabeçar a lista pelo círculo eleitoral de Leiria.

André Coelho Lima, vereador em Guimarães e vogal da direção política do partido, será o cabeça de lista por Braga. Porém, a distrital de Braga, liderada pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, indicou nomes para as listas do partido que não incluem o cabeça de lista para o distrito escolhido pelo líder do PSD. A concelhia social-democrata de Guimarães apontou o deputado Emídio Guerreiro.

Em conjunto, estes seis círculos eleitorais representam dois terços do eleitorado do PSD. A estratégia é arriscada, mas assumida. “Rui Rio sabe que está a assumir um risco. Mas é um risco que vale a pena assumir”, disse fonte da direção do partido.

Para o líder social-democrata, estas escolhas são, acima de tudo, um sinal de “coerência”: se desde que assumiu a presidência do partido se tem esforçado por dizer que veio para fazer diferente, “o primeiro sinal tem de ser este”. “É urgente fazer ruturas. Temos de trabalhar para o futuro. De convocar os mais jovens e gente da sociedade civil”, sublinha a mesma fonte.

Mesmo na direção do partido é reconhecido que estes seis cabeças de lista não têm a experiência política e a notoriedade de outras figuras de primeira linha. A ideia de Rio é compensar esta falta com nomes fortes nos restantes lugares da lista.

Para já, a única certeza é que Rui Rio será o número dois do PSD no Porto. Fora destes seis grandes círculos, o único nome praticamente fechado é o de Fernando Ruas, que deixou o Parlamento Europeu e deverá ser o cabeça de lista do partido por Viseu. Em Santarém, o processo também parece concluído: João Moura, atual líder da distrital, foi indicado pelas estrutura e parece colher o apoio de Rio.

Em Setúbal, a distrital liderada por Bruno Vitorino quer ver Maria Luís Albuquerque novamente como cabeça de lista, algo que dificilmente acontecerá. A alternativa deve ser Fernando Negrão — mas o atual líder parlamentar não agrada à estrutura, de acordo com o mesmo jornal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …

14 polícias mortos em ataque de guerrilhas. EUA anunciam sanções a empresa do Myanmar

Pelo menos 14 polícias perderam a vida este sábado no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais. O ataque, que deixou pelo menos cinco oficiais …

Sérgio Conceição criticou calendário da Liga (e arrasou jornalista da CMTV)

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, deu um raspanete a um jornalista da CMTV e apontou o dedo à Liga Profissional pela falta de tempo de descanso da sua equipa entre os jogos da Liga …

Mais 601 casos e seis óbitos em Portugal. Internamentos descem

Portugal registou, este sábado, mais seis mortes e 601 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Amadora-Sintra contratualiza mais 480 cirurgias com hospital privado para recuperar listas de espera

O Hospital Fernando da Fonseca (HFF), no distrito de Lisboa, contratualizou com uma unidade de saúde privada a realização de 480 cirurgias de doentes que necessitam de internamento e estão em lista de espera há …

Depois das máscaras e do gel, autotestes à covid-19 também vão ser dedutíveis no IRS

Os autotestes à covid-19 que estão à venda em farmácias e parafarmácias vão ser dedutíveis no IRS. Para isso, é preciso pedir o número de identificação fiscal (NIF) na fatura no momento da compra. De acordo …

Governo estuda cartão eletrónico para apoiar carenciados. Reduz fraudes (e pode beneficiar comércio local)

Portugal está a avaliar adotar uma solução de apoio alimentar a pessoas carenciadas através de cartões eletrónicos ou vouchers. De acordo com o Dinheiro Vivo, que avança a notícia este sábado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade …

Enquanto Merkel coordena estados para travar terceira vaga, os britânicos já podem “pensar” nas férias de verão

O governo federal alemão está a planear aprovar uma nova legislação que lhe permitirá assumir o controlo dos estados e impor restrições uniformes em todo o país. O anúncio foi feito esta sexta-feira, segundo o Deutsche …

A montanha pariu um rato? (Ou nem tanto) Sócrates ainda arrisca 12 anos de prisão

José Sócrates livrou-se dos crimes de corrupção na Operação Marquês, mas o juiz Ivo Rosa acusou declaradamente o ex-primeiro-ministro de se ter "vendido" ao amigo Carlos Santos Silva. Só que o crime já prescreveu e, …