PSD. A candidata desconhecida que não sabia que o era (e que nem o quer ser)

Carlos Barroso / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Continuam as polémicas no PSD com a elaboração das listas de deputados para as próximas eleições legislativas. Desta feita, há um caso insólito na concelhia de Lisboa com a indicação de uma candidata que ninguém conhece, que não sabia sequer que ia ser apontada a deputada e que nem o quer ser.

Joana Corrêa Monteiro é uma perfeita desconhecida no seio do PSD/Lisboa, mas apesar disso foi uma das escolhidas pela concelhia do partido na capital para integrar as listas de deputados dos sociais-democratas que vai ser enviada à distrital.

A professora da Universidade Nova de Lisboa diz que “soube pelos jornais” que foi indicada, como refere num email enviado à distrital e que é citado pelo Observador.

O nome de Joana Corrêa Monteiro foi proposto na reunião de escolha dos deputados por Carlos Martins, vogal da concelhia de Lisboa, mas há a ideia de que a sua indicação surgiu por “influência” do presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, que é também presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa.

O Observador avança que a escolha de Newton visou “afastar os nomes de outras candidatas como Maria Emília Apolinário e Joana Barata Lopes”.

O que é certo é que Joana Corrêa Monteiro não quer integrar a lista e solicita à distrital para descartar o seu nome.

Não estou interessada em participar nas listas do PSD nas próximas eleições legislativas”, escreve no email citado pelo Observador.

A professora nota que não conhece “pessoalmente nenhuma das pessoas envolvidas nas estruturas da concelhia do PSD de Lisboa” e que não tem sequer “qualquer ligação ao partido”.

Joana Corrêa Monteiro acrescenta que foi “contactada por uma pessoa” que conhece “por motivos profissionais” e que tem uma “relação com o PSD” que “desconhecia”, para pedir a sua “autorização” para “sugerir” o seu nome no que seria “uma conversa preliminar”. A professora assegura que já nessa altura vincou “explicitamente que não estaria interessada em integrar as listas do partido para as eleições legislativas”.

A confusão já motivou a demissão do presidente da concelhia, Paulo Ribeiro.

PSD Lisboa “a caminho da irrelevância”

“É um episódio triste, mas é só mais um”, lamenta o ex-dirigente do PSD José Eduardo Martins, em declarações ao Observador.

O ex-deputado da Assembleia Municipal de Lisboa considera ainda que “não se inverte o caminho para a irrelevância do PSD de Lisboa“.

José Eduardo Martins deixou o cargo de deputado municipal no âmbito de um conflito que envolve Luís Newton. O presidente da Junta da Estrela foi eleito presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia Municipal, mesmo depois de José Eduardo Martins ter sido o candidato do partido ao cargo, integrado na lista de Teresa Leal Coelho na corrida às eleições autárquicas.

Luís Newton é um nome que tem gerado alguma controvérsia no PSD, estando envolvido em suspeitas relacionadas com as viagens pagas pela Huawei e com ajustes directos de quantias avultadas feitos a empresas ligadas a militantes do PSD.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …