/

PSD. A candidata desconhecida que não sabia que o era (e que nem o quer ser)

Carlos Barroso / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Continuam as polémicas no PSD com a elaboração das listas de deputados para as próximas eleições legislativas. Desta feita, há um caso insólito na concelhia de Lisboa com a indicação de uma candidata que ninguém conhece, que não sabia sequer que ia ser apontada a deputada e que nem o quer ser.

Joana Corrêa Monteiro é uma perfeita desconhecida no seio do PSD/Lisboa, mas apesar disso foi uma das escolhidas pela concelhia do partido na capital para integrar as listas de deputados dos sociais-democratas que vai ser enviada à distrital.

A professora da Universidade Nova de Lisboa diz que “soube pelos jornais” que foi indicada, como refere num email enviado à distrital e que é citado pelo Observador.

O nome de Joana Corrêa Monteiro foi proposto na reunião de escolha dos deputados por Carlos Martins, vogal da concelhia de Lisboa, mas há a ideia de que a sua indicação surgiu por “influência” do presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, que é também presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa.

O Observador avança que a escolha de Newton visou “afastar os nomes de outras candidatas como Maria Emília Apolinário e Joana Barata Lopes”.

O que é certo é que Joana Corrêa Monteiro não quer integrar a lista e solicita à distrital para descartar o seu nome.

Não estou interessada em participar nas listas do PSD nas próximas eleições legislativas”, escreve no email citado pelo Observador.

A professora nota que não conhece “pessoalmente nenhuma das pessoas envolvidas nas estruturas da concelhia do PSD de Lisboa” e que não tem sequer “qualquer ligação ao partido”.

Joana Corrêa Monteiro acrescenta que foi “contactada por uma pessoa” que conhece “por motivos profissionais” e que tem uma “relação com o PSD” que “desconhecia”, para pedir a sua “autorização” para “sugerir” o seu nome no que seria “uma conversa preliminar”. A professora assegura que já nessa altura vincou “explicitamente que não estaria interessada em integrar as listas do partido para as eleições legislativas”.

A confusão já motivou a demissão do presidente da concelhia, Paulo Ribeiro.

PSD Lisboa “a caminho da irrelevância”

“É um episódio triste, mas é só mais um”, lamenta o ex-dirigente do PSD José Eduardo Martins, em declarações ao Observador.

O ex-deputado da Assembleia Municipal de Lisboa considera ainda que “não se inverte o caminho para a irrelevância do PSD de Lisboa“.

José Eduardo Martins deixou o cargo de deputado municipal no âmbito de um conflito que envolve Luís Newton. O presidente da Junta da Estrela foi eleito presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia Municipal, mesmo depois de José Eduardo Martins ter sido o candidato do partido ao cargo, integrado na lista de Teresa Leal Coelho na corrida às eleições autárquicas.

Luís Newton é um nome que tem gerado alguma controvérsia no PSD, estando envolvido em suspeitas relacionadas com as viagens pagas pela Huawei e com ajustes directos de quantias avultadas feitos a empresas ligadas a militantes do PSD.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.