PSD. A candidata desconhecida que não sabia que o era (e que nem o quer ser)

Carlos Barroso / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Continuam as polémicas no PSD com a elaboração das listas de deputados para as próximas eleições legislativas. Desta feita, há um caso insólito na concelhia de Lisboa com a indicação de uma candidata que ninguém conhece, que não sabia sequer que ia ser apontada a deputada e que nem o quer ser.

Joana Corrêa Monteiro é uma perfeita desconhecida no seio do PSD/Lisboa, mas apesar disso foi uma das escolhidas pela concelhia do partido na capital para integrar as listas de deputados dos sociais-democratas que vai ser enviada à distrital.

A professora da Universidade Nova de Lisboa diz que “soube pelos jornais” que foi indicada, como refere num email enviado à distrital e que é citado pelo Observador.

O nome de Joana Corrêa Monteiro foi proposto na reunião de escolha dos deputados por Carlos Martins, vogal da concelhia de Lisboa, mas há a ideia de que a sua indicação surgiu por “influência” do presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, que é também presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa.

O Observador avança que a escolha de Newton visou “afastar os nomes de outras candidatas como Maria Emília Apolinário e Joana Barata Lopes”.

O que é certo é que Joana Corrêa Monteiro não quer integrar a lista e solicita à distrital para descartar o seu nome.

Não estou interessada em participar nas listas do PSD nas próximas eleições legislativas”, escreve no email citado pelo Observador.

A professora nota que não conhece “pessoalmente nenhuma das pessoas envolvidas nas estruturas da concelhia do PSD de Lisboa” e que não tem sequer “qualquer ligação ao partido”.

Joana Corrêa Monteiro acrescenta que foi “contactada por uma pessoa” que conhece “por motivos profissionais” e que tem uma “relação com o PSD” que “desconhecia”, para pedir a sua “autorização” para “sugerir” o seu nome no que seria “uma conversa preliminar”. A professora assegura que já nessa altura vincou “explicitamente que não estaria interessada em integrar as listas do partido para as eleições legislativas”.

A confusão já motivou a demissão do presidente da concelhia, Paulo Ribeiro.

PSD Lisboa “a caminho da irrelevância”

“É um episódio triste, mas é só mais um”, lamenta o ex-dirigente do PSD José Eduardo Martins, em declarações ao Observador.

O ex-deputado da Assembleia Municipal de Lisboa considera ainda que “não se inverte o caminho para a irrelevância do PSD de Lisboa“.

José Eduardo Martins deixou o cargo de deputado municipal no âmbito de um conflito que envolve Luís Newton. O presidente da Junta da Estrela foi eleito presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia Municipal, mesmo depois de José Eduardo Martins ter sido o candidato do partido ao cargo, integrado na lista de Teresa Leal Coelho na corrida às eleições autárquicas.

Luís Newton é um nome que tem gerado alguma controvérsia no PSD, estando envolvido em suspeitas relacionadas com as viagens pagas pela Huawei e com ajustes directos de quantias avultadas feitos a empresas ligadas a militantes do PSD.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …