PSD. A candidata desconhecida que não sabia que o era (e que nem o quer ser)

Carlos Barroso / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Continuam as polémicas no PSD com a elaboração das listas de deputados para as próximas eleições legislativas. Desta feita, há um caso insólito na concelhia de Lisboa com a indicação de uma candidata que ninguém conhece, que não sabia sequer que ia ser apontada a deputada e que nem o quer ser.

Joana Corrêa Monteiro é uma perfeita desconhecida no seio do PSD/Lisboa, mas apesar disso foi uma das escolhidas pela concelhia do partido na capital para integrar as listas de deputados dos sociais-democratas que vai ser enviada à distrital.

A professora da Universidade Nova de Lisboa diz que “soube pelos jornais” que foi indicada, como refere num email enviado à distrital e que é citado pelo Observador.

O nome de Joana Corrêa Monteiro foi proposto na reunião de escolha dos deputados por Carlos Martins, vogal da concelhia de Lisboa, mas há a ideia de que a sua indicação surgiu por “influência” do presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, que é também presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa.

O Observador avança que a escolha de Newton visou “afastar os nomes de outras candidatas como Maria Emília Apolinário e Joana Barata Lopes”.

O que é certo é que Joana Corrêa Monteiro não quer integrar a lista e solicita à distrital para descartar o seu nome.

Não estou interessada em participar nas listas do PSD nas próximas eleições legislativas”, escreve no email citado pelo Observador.

A professora nota que não conhece “pessoalmente nenhuma das pessoas envolvidas nas estruturas da concelhia do PSD de Lisboa” e que não tem sequer “qualquer ligação ao partido”.

Joana Corrêa Monteiro acrescenta que foi “contactada por uma pessoa” que conhece “por motivos profissionais” e que tem uma “relação com o PSD” que “desconhecia”, para pedir a sua “autorização” para “sugerir” o seu nome no que seria “uma conversa preliminar”. A professora assegura que já nessa altura vincou “explicitamente que não estaria interessada em integrar as listas do partido para as eleições legislativas”.

A confusão já motivou a demissão do presidente da concelhia, Paulo Ribeiro.

PSD Lisboa “a caminho da irrelevância”

“É um episódio triste, mas é só mais um”, lamenta o ex-dirigente do PSD José Eduardo Martins, em declarações ao Observador.

O ex-deputado da Assembleia Municipal de Lisboa considera ainda que “não se inverte o caminho para a irrelevância do PSD de Lisboa“.

José Eduardo Martins deixou o cargo de deputado municipal no âmbito de um conflito que envolve Luís Newton. O presidente da Junta da Estrela foi eleito presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia Municipal, mesmo depois de José Eduardo Martins ter sido o candidato do partido ao cargo, integrado na lista de Teresa Leal Coelho na corrida às eleições autárquicas.

Luís Newton é um nome que tem gerado alguma controvérsia no PSD, estando envolvido em suspeitas relacionadas com as viagens pagas pela Huawei e com ajustes directos de quantias avultadas feitos a empresas ligadas a militantes do PSD.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …