Vice-primeiro ministro italiano pode ser julgado por sequestro

european_parliament / Flickr

Matteo Salvini, vice-primeiro ministro italiano, ministro do Interior e líder da Liga

Um tribunal especial de Itália, responsável por analisar inquéritos que envolvem ministros em funções, determinou, esta quinta-feira, que o vice-primeiro ministro e líder do partido de extrema-direita e anti-imigração Liga, Matteo Salvini, pode ser julgado por sequestro.

Em causa está um inquérito iniciado pelo Ministério Público de Agrigento, na Sicília, por alegado abuso de poder e sequestro, depois de o também ministro do Interior ter impedido 177 migrantes de desembarcar de um navio humanitário, que esteve atracado seis dias no porto de Catania, indicou esta quinta-feira o Guardian.

Segundo o jornal britânico, Matteo Salvini impediu o desembarque dos migrantes – a maioria da Eritreia (África Oriental) -, enquanto mantinha um impasse com a União Europeia (UE), na tentativa de pressionar outros países a acolhê-los.

Os requerentes de asilo acabaram por ser acolhidos pela Igreja Católica, pela Irlanda e pela Albânia, que não é um estado-membro da UE.

Embora os migrantes tenham sido autorizados a desembarcar na Sicília, o caso levou Matteo Salvini a bloquear a atracagem de navios humanitários em todos os portos do país, bloqueio esse que continua em vigor até à data, indica um artigo do Independent, também divulgado na quinta-feira.

Depois da abertura da investigação ao líder da Liga, o tribunal especial italiano rejeitou as recomendações da procuradoria-geral para que o processo fosse suspenso, avançando que Matteo Salvani pode, efetivamente, ser julgado por rapto.

Sendo um ministro em funções, as acusações serão apresentadas ao Senado da Câmara dos Deputados de Itália, que votará se o mesmo deve ou não ser julgado.

“Posso enfrentar de 3 a 15 anos de prisão porque parei o desembarque de ilegais na Itália”, escreveu o vice-primeiro ministro na sua página da Facebook. “Estou sem palavras. Estou com medo? De modo nenhum. Vou continuar a trabalhar para defender as fronteiras do meu país e a segurança dos italianos“, escreveu na sua conta do Twitter.

E acrescentou: “Pergunto ao povo italiano: devo continuar a ser o ministro, exercendo os meus direitos e deveres, ou devo pedir a este ou aquele tribunal que [decida] a política de imigração?”, disse ainda.

O ministro do Interior disse estar “confiante” sobre o apoio dos senadores da Liga. Mas o apoio de seus parceiros de coligação, do partido populista MoVimento 5 Estrelas (M5S), “é muito menos garantido”, visto que um dos seus princípios fundadores “sempre foi pedir a renúncia de políticos sob investigação”, indica o Guardian.

Esta regra foi criada com o intuito do partido de apresentar uma imagem limpa e distanciar-se da corrupção.

Há dois anos, o vice-primeiro-ministro italiano e líder do M5S, Luigi Di Maio, pediu a renúncia do então ministro do Interior, Angelino Alfano, que estava sob investigação por abuso de poder. “Não podemos permitir que um ministro do Interior sob investigação permaneça no poder. [Angelino] Alfano deve renunciar”, afirmou na altura.

De acordo com o Guardian, ainda não se sabe a posição do partido. Caso o M5S vote contra os processos criminais, salvando assim Matteo Salvini de uma possível condenação, “o partido perderia a credibilidade entre os seus defensores”.

No entanto, se o partido apoiar a investigação, corre o risco de perder o atual vice-primeiro ministro e a sua aliança política, “o que faria com que todo o governo caísse“.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …