Vice-Presidente brasileiro abandona a liderança do seu partido

Marcelo Camargo / Agência Brasil

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer

O vice-presidente do Brasil, Michel Temer, abandonou esta terça-feira a presidência nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

O anúncio ocorre uma semana depois do PMDB ter deixado a coligação com o governo da presidente Dilma Rousseff.

A assessoria de Temer disse que “o vice-presidente se licencia para que o senador Romero Jucá tenha condições de defender o partido dos ataques que vêm sofrendo nos últimos dias”.

O senador Romero Jucá, um opositor ferrenho do Governo e enfático ao defender a saída total dos integrantes do PMDB de cargos e ministérios, vai substituir Michel Temer na liderança do partido.

O novo líder explicou que a licença de Temer da presidência do PMDB serve para protegê-lo das tentativa de envolver o vice-presidente da República numa “briga de rua, um desgaste, um debate inócuo e muitas vezes irresponsável”.

Temer tem sido acusado por dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) de ser “oportunista”.

Os militantes do partido de Dilma Rousseff afirmam que este articulou a saída do seu partido da coligação governamental, decidida no passado dia 29 de março, para impulsionar o processo de destituição da atual Presidente.

Publicamente, o vice-Presidente também foi criticado pelo ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Temer, você quer ser Presidente da República? Disputa a eleição, meu filho”, disse Lula, num evento em São Paulo este final de semana.

Romero Jucá fará uma declaração às 15h30 (19h30 em Lisboa), no plenário do Senado.

ZAP / Agência Brasil

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.