Verba para reduzir o preço dos passes em Lisboa pode não chegar

Os quase 75 milhões de euros do Programa de Apoio à Redução Tarifária para a Área Metropolitana de Lisboa não cobrem todo o défice que será gerado com a diminuição do preço dos passes, estimado em cerca de 90 milhões.

Segundo o Jornal de Negócios, os 74,8 milhões de euros do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) serão insuficientes para cobrir todo o défice, estimado em 90 milhões de euros, que será gerado com a diminuição do preço dos passes.

A partir do dia 1 de abril, os passes na AML passarão a custar 30 euros em viagens dentro do concelho ou 40 euros entre municípios, serão gratuitos para crianças até aos 12 anos e terão um preço máximo de 80 euros para cada família.

No entanto, segundo a edição desta segunda-feira do Jornal de Negócios, a perda anual de receitas estimada pelos municípios, mantendo a procura e os custos atuais, será superior ao financiamento do programa.

Aliás, para piorar a situação, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, já disse prever que com o PART haja um aumento de procura de passes na ordem dos 10% em 2019.

Contudo, a AML já veio esclarecer que “dispõe de todas as verbas necessárias para executar a redução do valor dos passes de transporte”.

Em comunicado enviado às redações esta manhã, a entidade garante que “o Governo fez aprovar em sede de OE exatamente o valor necessário à redução proposta”, e indica que a AML “está a trabalhar com as entidades envolvidas tendo em vista a entrada dos novos tarifários no início de abril”.

No âmbito do PART, foram destinados à AML cerca de 73 milhões de euros de dotação de Orçamento de Estado mais 1,8 milhões de comparticipação mínima dos municípios. Agora, para fazer face ao défice tarifário que se estima, estão decorrer contactos entre AML e os operadores para determinar como será feita a compensação.

O plano de aplicação deste montante tem de ser comunicado ao Fundo Ambiental até 15 de março.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. contas e a malta da esquerda e extrema esquerda, o que poderia dar errado?

    não há problema que os mesmos de sempre irão pagar, quer usem ou não os transportes, afinal de contas muitos de nós ja patrocinamos via dupla tributação automóvel, IUCs e combustíveis.

    • Pelo menos a esquerda dá enquanto os abjectos direitalhos ROUBAM os reformados e os trabalhadores.Um terramoto la na festa do “prontal” era um bom comeco A corja está lá toda.

RESPONDER

Reaberto ao público o primeiro palácio de Nero, construído há 2.000 anos

O primeiro palácio do imperador Nero, localizado no Monte Palatino, em Roma, foi reaberto ao público na passada semana. Depois de uma década de reformas, o monumento construído há 2.000 anos volta a poder ser …

Cria de lobo-marinho voltou a aparecer no areal do Porto Santo

A cria de lobo-marinho que tem feito do areal da ilha do Porto Santo o seu local de descanso voltou a aparecer hoje, depois de ter desaparecido desde terça-feira à noite. A bióloga Rosa Pires, do …

Há um fóssil único de tiranossauro bebé à venda no eBay (e os cientistas estão indignados)

O esqueleto "único" de um filhote de tiranossauto (Tyrannosaurus rex) com mais de 60 milhões de anos foi posto à venda na plataforma eBay nos Estados Unidos. O vendedor pede quase 3 milhões de dólares …

Agência francesa adverte: troque ibuprofeno por paracetamol

A agência francesa do medicamento ANSM fez uma advertência a médicos e pacientes sobre riscos decorrentes do uso do ibuprofeno e do cetoprofeno, que podem agravar infeções em tratamento, e pediu uma investigação a nível …

"Lendária" e misteriosa espécie de orca avistada por cientistas

Cientistas admitem o possível avistamento de uma das espécies de orca mais misteriosas da natureza. A orca é conhecida como o "Tipo D", mas muito raramente foi vista ou ouvida. A orca foi avistada no Cabo …

Nacional vs Sporting | Triunfo curto para tanto domínio

O Sporting foi à Madeira somar a sua sétima vitória consecutiva na Liga NOS. No terreno do Nacional, os “leões” ganharam por 1-0, num jogo em que o resultado não espelha a grande superioridade da …

Titã pode ter "lagos fantasmas" e cavernas

Titã, a lua e Saturno, é surpreendentemente semelhante à Terra. Tem lagos, rios e oceanos profundos (e possivelmente cavernas) que poderiam sustentar vida. Em Titã, a chuva não é água, mas sim metano líquido. Duas …

As barbas podem ter mais bactérias do que o pêlo dos cães

Uma equipa de investigadores suíços descobriu que as barbas podem ter mais micróbios prejudiciais à saúde humana do que o pêlo dos cães. Uma recente investigação realizada pela clínica Hirslanden, na Suíça, descobriu que as barbas …

Há uma cidade onde é proibido morrer

Longyearbyen, capital do arquipélago de Svalbard, na Noruega, deu o passo muito incomum de proibir a morte naquela região. Desde 1950, ninguém está legalmente autorizado a morrer na cidade. Até uma pessoa que lá tenha vivido …

Este ano já morreram 129 pessoas na estrada. O telemóvel leva as culpas

A Secretaria de Estado da Proteção Civil informou hoje que morreram 129 pessoas nas estradas portuguesas, menos uma morte do que em período homólogo de 2018 e o telemóvel ao volante tem contribuído para aumento …