Verba para reduzir o preço dos passes em Lisboa pode não chegar

Os quase 75 milhões de euros do Programa de Apoio à Redução Tarifária para a Área Metropolitana de Lisboa não cobrem todo o défice que será gerado com a diminuição do preço dos passes, estimado em cerca de 90 milhões.

Segundo o Jornal de Negócios, os 74,8 milhões de euros do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) serão insuficientes para cobrir todo o défice, estimado em 90 milhões de euros, que será gerado com a diminuição do preço dos passes.

A partir do dia 1 de abril, os passes na AML passarão a custar 30 euros em viagens dentro do concelho ou 40 euros entre municípios, serão gratuitos para crianças até aos 12 anos e terão um preço máximo de 80 euros para cada família.

No entanto, segundo a edição desta segunda-feira do Jornal de Negócios, a perda anual de receitas estimada pelos municípios, mantendo a procura e os custos atuais, será superior ao financiamento do programa.

Aliás, para piorar a situação, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, já disse prever que com o PART haja um aumento de procura de passes na ordem dos 10% em 2019.

Contudo, a AML já veio esclarecer que “dispõe de todas as verbas necessárias para executar a redução do valor dos passes de transporte”.

Em comunicado enviado às redações esta manhã, a entidade garante que “o Governo fez aprovar em sede de OE exatamente o valor necessário à redução proposta”, e indica que a AML “está a trabalhar com as entidades envolvidas tendo em vista a entrada dos novos tarifários no início de abril”.

No âmbito do PART, foram destinados à AML cerca de 73 milhões de euros de dotação de Orçamento de Estado mais 1,8 milhões de comparticipação mínima dos municípios. Agora, para fazer face ao défice tarifário que se estima, estão decorrer contactos entre AML e os operadores para determinar como será feita a compensação.

O plano de aplicação deste montante tem de ser comunicado ao Fundo Ambiental até 15 de março.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. contas e a malta da esquerda e extrema esquerda, o que poderia dar errado?

    não há problema que os mesmos de sempre irão pagar, quer usem ou não os transportes, afinal de contas muitos de nós ja patrocinamos via dupla tributação automóvel, IUCs e combustíveis.

    • Pelo menos a esquerda dá enquanto os abjectos direitalhos ROUBAM os reformados e os trabalhadores.Um terramoto la na festa do “prontal” era um bom comeco A corja está lá toda.

RESPONDER

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …