//

Apenas uma pessoa terá a sorte de ver a Mona Lisa de perto (mas a condição não é para qualquer um)

Musée du Louvre / Wikimedia

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Quem já visitou o Museu do Louvre, em França, sabe que é difícil observar detalhadamente obra de Leonardo da Vinci, pois esta encontra-se afastada do alcance do público. Porém, esta condicionante pode agora ser resolvida. Pelo menos para uma pessoa.

Entre março e julho, foram muitos os amantes de arte que esperaram com grande expectativa pela reabertura do Museu do Louvre. Quando finalmente voltou a abrir, muitas das novas regras centraram-se na nova forma como os visitantes poderiam visitar a Mona Lisa – uma das pinturas mais famosas do mundo.

Agora, numa altura crítica para vários setores do turismo, e com o objetivo de arrecadar fundos para o museu abrir uma nova instalação, o Louvre e a Christie’s estão a realizar um leilão, que já começou no dia 1 de dezembro e que se irá prolongar até dia 15, no qual os licitantes podem competir para ver mais de perto a pintura mais famosa do mundo.

Uma vez por ano, a pintura é examinada fora da sua vitrine, mas dentro do próprio Museu do Louvre. Neste sentido, o vencedor do leilão terá o privilégio de estar presente nesta ocasião, revela o Observer.

A ideia é particularmente interessante porque a pessoa que conseguir ter este privilégio, vai ser capaz de analisar detalhes e pequenos traços do retrato que os visitantes habituais não conseguem detetar.

Cécile Verdier, presidente da Christie’s, disse num comunicado que “foram muitas as pessoas capazes de entender as dificuldades que a pandemia criou nas instituições culturais, e o Louvre não é exceção”, a responsável acrescenta que “graças aos fundos arrecadados com o leilão, vai ser mais fácil promover as atividades do Louvre a públicos não familiarizados com museus”.

A ideia é interessante, mas não é para todos os bolsos. A base licitação da visita ao quadro da Mona Lisa já ultrapassa os 9 mil euros.

Os participantes do leilão irão ter também a oportunidade de comprar experiências como atravessar os telhados de Paris, ou levar para casa uma obra de arte de artistas contemporâneos como Johan Creten, Candida Höfer ou Eva Jospin.

Em qualquer um dos casos, o dinheiro será atribuído à construção de uma futura nova ala no Museu do Louvre, que deve ser inaugurada no outono de 2021 e que terá capacidade para receber com melhores condições, famílias, estudantes, indíviduos vulneráveis ​​e pessoas de mobilidade reduzida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.