André Ventura quer que salários dos políticos sejam reduzidos em 12,5%

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Chega, André Ventura

O deputado único do Chega, André Ventura, entregou esta manhã, às 10h, 62 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. Numa delas, Ventura propõe uma redução de 12,5% nos salários dos políticos.

Na introdução, o deputado explica, de acordo com o jornal Público, que a aprovação desta medida seria “um gesto de solidariedade muito concreto da classe política para com os mais pobres”.

Ventura faz o seu diagnóstico de Portugal: um país onde “onde se morre numa lista do SNS à espera de um ato médico, onde os polícias para defender as suas vidas precisam de tirar do seu orçamento familiar para comprar coletes à prova de bala, onde cada vez mais pessoas vivem na rua, onde idosos deixam de comer para poderem comprar medicamentos”.

André Ventura conclui que “não é justo que os políticos não sejam solidários para com estes portugueses”. “O vencimento mensal ilíquido dos titulares de cargos políticos é reduzido a título excecional em 12,5%”, lê-se no diploma do Chega.

“Sendo eu deputado, espero poder ser o primeiro a dar o exemplo dessa redução de vencimento. Sei que alguns dirão que isto é populismo, outros que é demagogia. Eu não aceito que deputados, o Presidente da República ou um ministro tenham os vencimentos que têm quando médicos, chefias na administração interna e outros lutam para ter um salário mínimo”, disse.

A 8 de janeiro, quando anunciou que votaria contra o OE2020, Ventura disse que entregaria propostas de alteração. O deputado já tinha avisado que uma delas iria no sentido de reduzir os vencimentos de todos os titulares de cargos políticos, desde o Presidente da República até aos presidentes de juntas de freguesia, incluindo os deputados entre os 5 e os 7,5%. Na altura, usou a expressão “de forma faseada”, mas agora opta pela ideia de que seja feito “a título excecional”.

Em 2018, o executivo começou a pôr progressivamente fim ao corte de 5% que se mantinha nos salários de membros de gabinetes governamentais desde a entrada da troika, mas manteve a redução idêntica aplicada aos salários dos titulares dos cargos políticos e dos gestores públicos. Em entrevista ao Expresso, António Costa assumiu que esta seria a legislatura certa para acabar com aquele corte.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Como não concordar com todas estas “saborosas”medidas populistas ????………… o Pior, se alguma vez estes Srs. venham a ser Governo, e de levarmos com a outra face da moeda. Exemplos não faltam ao longo da História!..com papas e bolos se enganam os tolos !

RESPONDER

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …