Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

Filipe Farinha / Lusa

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador do PPD/PSD.

Segundo a moção de estratégia de André Ventura, os objetivos passam por subir ao pódio das forças políticas em 2023, apenas atrás de PS e PSD, e eleger deputados regionais nos Açores já em outubro.

No evento eborense, marcado para a Quinta Nova do Degebe – um local especializado em casamentos -, também está prevista a alteração de estatutos para criar um organismo de juventude, à semelhança de outros partidos (CDS-PP, PSD, PS, PCP) e aumentar os mandatos de três para quatro anos, além da eleição dos novos órgãos sociais.

“Quero mobilizar Portugal pela força e pela herança que recebi de homens como Sá Carneiro, de que sou hoje o principal continuador em Portugal. Quero continuar a conferir ao Chega a inspiração dos valores civilizacionais cristãos que homens como o papa João Paulo II nos ensinaram”, promete Ventura. O deputado único da força política da extrema-direita defende uma “profundíssima revisão constitucional nas áreas da justiça, da economia e do sistema político” e manter a “imagem de marca” de “luta e sacrifício ao lado das forças de segurança”.

“Combater a imigração ilegal descontrolada, em Portugal e no contexto da União Europeia, a progressiva islamização das grandes cidades, o marxismo cultural, a ideologia de género, a destruição da base de valores civilizacionais”, fazem parte do ideário do partido.

Nas eleições diretas de há 13 dias, o candidato único a presidente da direção nacional obteve 99,1% dos votos dos cerca de 10 mil militantes aptos a votar e prometeu “uma nova fase no Chega – um partido, um líder e um destino: o Governo de Portugal”.

Pelo meio, Ventura foi comentando os seus adversários à esquerda na corrida à Presidência da República com ataques pessoais como “cigana”, “marijuana” ou “camarada de plástico”, respetivamente a diplomata Ana Gomes (PS), a eurodeputada Marisa Matias (BE) e o eurodeputado e vereador em Lisboa João Ferreira (PCP).

A convenção do Chega vai contar com depoimentos vídeo da francesa Marine Le Pen (Frente Nacional) e do italiano Matteo Salvini (Liga Norte). Como membros da extrema-direita europeia (Identidade e Democracia) vão estar presentes o belga e presidente da ID, Gerolf Annemans (Interesse Flamengo) ou o francês Thierry Marinai, antigo ministro de Sarkozy e atual membro da Frente Nacional.

Segundo o Chega, a II Convenção Nacional vai ter cerca de 500 delegados de todo o país, 150 observadores e 50 convidados, incluindo membros de sindicatos e ordens profissionais.

A ocasião vai servir ainda para que o partido absorva o Partido Pró-Vida/Cidadania e Democracia-Cristã (PPV/CDC), o qual já tinha integrado as listas do Chega nas eleições europeias e legislativas, respetivamente em maio e outubro de 2019.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Carneiro ele já é.. falta o Sá.. talvez vá buscar o treinador que ele tem jeito para a promiscuidade 😉 ahah
    Vais ter 3÷ nas eleições, é melhor não andares a cantar de galo ò Ventura! Os neo-nazis são unha e carne contigo mas isso não é suficiente para ganhares nada em Portugal!

  2. O sr. Ventura, como o chamou alguém neste fórum relacionando-o com um personagem de um conto de Miguel Torga, ou tem um défice cognitivo que faz dele um “tótó” ou, com tantas jantaradas que fez há uns meses atrás, a propósito já não sei bem de quê, ganhou o vício de Baco e começa a ter dificuldade em distinguir a realidade da ficção. Primeiro, um pirralho com três décadas e tal de existência é impossível que tenha conhecimento e experiência consolidados do mundo e da vida que o possam catapultar para um lugar cimeiro nos destinos de Portugal. Nem em uma empresa de construção civil ou de reciclagem de resíduos lhe davam esse lugar, quanto mais à frente de uma Nação, velhíssima de quase novecentos anos e com tantos pergaminhos, pelo menos até ao reinado de D. Manuel I, altura em que começou a decadência da Pátria Lusitana. Por tudo (e por nada) faz lembrar os deslumbrados com o Poder que acabam, invariavelmente, no caixote do lixo da história (não cito nomes pela razão que adiantou Ovídio). CHEGA de considerações, sr. Ventura. Só lhe dou um pobre conselho: ponha freio às suas pretensões a altos voos e lembre-se sempre que é a maioria silenciosa quem determina, em último termo, o destino do país e as mudanças constitucionais, tenha vossemecê 10 ou 100 mil apoiantes e 1 ou todos os grupos de extrema direita ou esquerda, do centro e dos arredores, nacionais e estrangeiros. Permita-me ainda um breve lembrete: por que razão não se dedica você a fazer qualquer coisa de útil pelo país em vez de andar a vender quimeras. Lembre-se do que disse Marx (e eu sou tão marxista como você, mas sei distinguir o que este chamado filósofo da ruptura disse de bom e útil), que qualquer mudança só acontecerá quando tiverem amadurecido as condições sociais para o efeito. Fique bem.

  3. Será que o Ventura e assim tão ignorante, ou está a contar com a ignorância da carneirada que o segue??
    O artista, ou não faz ideia de quem foi o Sá Carneiro, ou é mais um dos seus esquemas para indrominar o seu rebanho apalermado!…

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …