Ventura acusa Rio de ser “porta-estandarte” do PS. Consenso à direita pode estar tremido

O presidente do Chega acusou hoje o homólogo do PSD, Rui Rio, de ser mero “porta-estandarte” do primeiro-ministro, António Costa, e do PS, em vez de líder do maior partido da oposição.

Em declarações à agência Lusa, André Ventura respondeu assim à entrevista concedida segunda-feira à TVI pelo líder social-democrata que lhe atribuiu um discurso de “bazófias”, classificou a sua força política como “federação de descontentamento” e partido de um homem só, sem quadros qualificados.

“Rui Rio acusou ontem o Chega e a mim próprio de ‘bazófia’, relativamente ao futuro cenário da direita em Portugal. Na minha perspetiva, ‘bazófia’ é esquecer-se de fazer oposição e de assumir-se como líder do principal partido da oposição, ‘bazófia’ é falar em moderação, mas não ser mais do que um porta-estandarte do primeiro-ministro, António Costa. Rio é, neste momento, o porta-estandarte do PS”, argumentou.

Para o líder do partido da extrema-direita parlamentar, “enquanto assim for, não há caminho para fazer à direita”. “Se Rio deseja um Governo de bloco central com o PS, força nisso, mas não contem com o Chega”, acrescentou.

“Quanto à federação de descontentes, Rio talvez tenha alguma razão, mas são, essencialmente, descontentes do PSD, que deixaram de acreditar num partido que deveria ser oposição responsável, são essencialmente descontentes com o trabalho do próprio Rio”, afirmou o deputado único do Chega.

Segundo Ventura, “o líder do PSD deveria meditar nas suas próprias palavras: o que trouxe o PSD até este estado nas sondagens? Como se chegou ao ponto de abandonar o eleitorado de direita e antissistema?”, questionou.

Na segunda-feira, o presidente social-democrata, questionado sobre um teórico acordo futuro com o partido da extrema-direita parlamentar, à semelhança do entendimento alargado à direita que viabilizou o novo Governo Regional açoriano em outubro, voltou a excluir “um acordo com o Chega nos termos daquilo que o Chega neste momento é”.

“Se fizer um caminho, uma evolução de moderação, vamos ver, podemos eventualmente conversar”, acrescentou, sublinhando que “o PSD em circunstância alguma vai admitir ou vai aceitar que façam reivindicações para votar o seu Governo em matérias que chocam com os seus princípios”, mas pode ceder nas “prioridades”.

Hoje, o líder nacional-populista assumiu que, “tal como o PSD”, o Chega “também admite um eventual acordo para um futuro Governo, desde que as bandeiras do Chega sejam acauteladas e seja um Governo antissistema”.

Ventura não especificou se as referidas “bandeiras” são, por exemplo, as polémicas castração química de pedófilos ou reintrodução da pena de prisão perpétua.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Oh! André, deixa-te de bazófias. Se ficares na posição que ficaste nos Açores fazes o quê? Alias-te ao PS e ao BE?
    Vai mas é dar banho ao cão!

  2. Bem que o espantalho andava em bicos de pés a seguir às eleições. E agora? Já viu que vai ser governo…nunca.
    Só se fizer coligações com o RIR, PAN, LIVRE, Casa do Gaiato, Associação Cultural de Etnia Cigana, Fundação José Castelo Branco….

RESPONDER

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …

Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores. O número de funcionários públicos aumentou …

Rúben Dias eleito o melhor do ano da Premier League pelo The Athletic

Rúben Dias foi escolhido pelo The Athletic como o melhor jogador do ano da Premier League. O central português foi campeão ao serviço do Manchester City. A qualidade de Rúben Dias não tem passado despercebida em …

Profissionais de saúde já podem deixar o SNS. Limitação terminou com o estado de emergência

Durante a pandemia, foi criada uma limitação às transferências entre unidades e saídas para o privado, que terminou com o fim do estado de emergência. O fim do estado de emergência implica o término da limitação …