Venezuelanos estão sem cerveja

A Federação Venezuelana de Licores pediu esta quinta-feira uma reunião ao Presidente Nicolás Maduro para se encontrar uma solução para a falta de cerveja, salientando que sete dos 24 estados do país já estão em falta com aquela bebida.

“Ficámos sem cerveja, aumentaram os impostos e reduziram os lucros. Isto para o nosso setor é um fecho total e uma crise fatal. Há sete Estados que já não recebem cerveja devido à crise”, explicou aos jornalistas o secretário-geral da FV, Fray Roa.

Fray Roa mostrou-se preocupado porque o setor desconhece como poderá responder à procura de cerveja para os próximos meses, incluindo o Natal, e porque “400 mil empregos fixos diretos e um milhão de empregos indiretos” estão em risco.

“Só o diálogo com o Presidente da República, Nicolás Maduro, e o Vice-Presidente Jorge Arreaza pode solucionar este problema. A partir do dia 03 do próximo mês (agosto) muitas empresas vão encerrar”, alertou.

Segundo a consultora Bonial, a Venezuela está em 8.º lugar entre os dez países com maior consumo de cerveja do mundo.

Cada venezuelano consome anualmente 85,5 litros, sendo o único país da América Latina que está na lista dos dez primeiros de consumidores de cerveja.

O consumo mundial de cerveja é liderado pela República Checa, com 148,5 litros por pessoa, seguindo-se a Áustria (107,80 litros) e a Alemanha (106,1 litros).

No 4.º lugar está a Estónia, seguida pela Polónia, Irlanda e Croácia.

Fontes não oficiais dão conta de que o setor produtor da cerveja deve mais de 197 milhões de euros a fornecedores internacionais.

Desde 2003 que vigora na Venezuela um sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país e obriga os empresários a pedir às autoridades para ter acesso a dólares para pagar as importações.

Os empresários queixam-se de dificuldades e atrasos na entrega dos recursos necessários para cumprir os compromissos internacionais, apesar de terem sido autorizados.

Fontes do setor dizem que mesmo que os empresários cheguem a um acordo com o executivo seriam necessários mais de dois meses para que a matéria-prima usada na produção de cerveja chegue ao país.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas o que é que o burro do Maduro vai resolver? o mânfio está a afundar cada vêz mais o seu país, é um incapaz, apenas tem estêrco naquela cabeça de porco.

  2. Este Maduro não cairá de maduro. Se não fugir para Cuba ou para o Brasil a tropa trata-lhe da saúde: volta a ditadura militar.

  3. Não há cerveja? E papel higiénico já têm? Em vez de falarem com o maduro falem com a huguito. Quando virem por aí algum pajarito falem com ele que é o espírito do huguito chaves. Ele é que pode resolver tudo. Ou então peçam aos castros que mandem para aí uma remessa de cerveja que eles tâm lá muita!

  4. Vamos para lá mandar cerveja com fartura por troca com o petróleo, os comunas também têm direito a satisfazer os seus prazeres mas infelizmente parecem ser todas ditaduras de desmancha prazeres.

RESPONDER

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …