Veneza começa a cobrar bilhete de entrada em 2020

Carlos Ortega / Flickr

Veneza já tinha decidido começar a cobrar uma taxa de entrada aos turistas e esta até deveria ter entrado em vigor este ano, como forma de controlar o sobreturismo.

Mas, entre debates sobre fórmulas e valores, a autarquia decidiu adiar a entrada em vigor do que chama “contributo de acesso”. Agora, a partir do verão, os turistas que cheguem à cidade e às ilhas da laguna em visita de passagem pagarão até dez euros.

O valor do “contributo” dependerá da época e dos dias da chegada, conforme o afluxo, confirmou a autarquia esta semana, marcando a entrada em vigor para 1 de julho de 2020. Todos os visitantes de passagem, independentemente de como cheguem, pagarão entrada, resume a agência italiana Ansa.

Isentos estão apenas os residentes e os italianos que se deslocarem à cidade dos canais por razões académicas, familiares, em negócios ou de saúde.

Quem ficar a dormir na cidade não terá que pagar esta nova taxa, até porque já paga a normal taxa turística de alojamento – atualmente, até cinco euros por pessoa por noite, com planos de aumento.

O custo base de acesso será três euros, isto em época baixa. Em época alta, o valor poderá subir aos oito euros. Em períodos considerados “críticos”, como o Ano Novo, Carnaval e Páscoa, a taxa passa ao valor máximo: dez euros. O sistema de cobrança deverá passar pelo pagamento antecipado online ou em máquinas “instaladas em pontos estratégicos”.

A Comune di Venezia ainda não anunciou de quanto serão as multas, cada vez mais elevadas para turistas que não respeitam as regras locais, mas o valor, segundo o jornal italiano Corriere de la Sera, poderá ultrapassar os 450 euros.

Este é um primeiro passo para a introdução de um sistema muito mais controlador das entradas de turistas. A partir de 2022, recorda o jornal Público, só poderá entrar quem se registar e pagar previamente online.

Esta é apenas mais uma das medidas para melhor controlar os fluxos turísticos numa cidade que não pára de queixar-se do sobreturismo.

A cidade tem à volta de 50 mil habitantes e deverá receber mais de 30 milhões de visitantes por ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Apoio pode chegar a 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …