Turistas vão ter de pagar 10 euros para entrar em Veneza

Carlos Ortega / Flickr

Os turistas vão ter de pagar até 10 euros de taxa para entrar em Veneza, mesmo que não durmam na cidade.

Segundo o jornal italiano Il Post, os turistas que queiram visitar Veneza vão ter de pagar entre 2,50 euros e 10 euros só para entrar na cidade. Esta medida está prevista no Orçamento do Estado italiano para 2019 e serve para conter o número de turistas que têm escolhido esta cidade para passar férias.

“A partir de agora, o imposto de desembarque no centro histórico de Veneza é lei. Isso vai ajudar-nos a administrar melhor a cidade, a mantê-la limpa e a oferecer melhores serviços aos visitantes”, escreveu no Twitter o presidente da câmara Luigi Brugnaro.

Até ao final do ano passado, só quem dormisse na cidade era obrigado a pagar uma taxa turística, cobrança essa feita pelos hotéis. No entanto, o aumento do número de turistas que chegam as Veneza fez com que o governo decidisse endurecer as medidas de combate ao excesso de turismo.

Desta forma, segundo o Observador, um turista que entre em Veneza na época baixa, mesmo que não tencione lá dormir, tem de pagar 2,50 euros. Na época alta, esse valor ascende aos 10 euros, uma quantia cobrada mesmo que o turista durma em cruzeiros ou noutra cidade.

O dinheiro recolhido com esta medida será investido na limpeza do lixo deixado pelos turistas. Ainda assim, Luigi Brugnaro não esclareceu quando é que a medida entrará em vigor, nem de que forma é que o valor será cobrado.

A imprensa local avança que o dinheiro pode ser acrescentado ao preço do bilhete dos comboios, de autocarros ou dos cruzeiros, mas ainda não há confirmação oficial do governo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …