Vendas de smartwatches ultrapassam pela primeira vez vendas de relógios suíços

As vendas globais de smartwatches ultrapassaram pela primeira vez as vendas de relógios suíços no quarto trimestre de 2015, de acordo com dados revelados pela empresa de pesquisa de mercado Strategy Analytics.

Grande parte desta proeza deve-se ao Apple Watch, que rapidamente se tornou o modelo mais vendido entre os wearables.

Enquanto a popularidade dos smartwatches tem crescido consideravelmente, o interesse dos consumidores em relógios de luxo suíços tem diminuído.

Isso acontece em grande parte devido à relutância e lentidão das empresas suíças em adoptar novas tecnologias ao seus relógios, com recursos e funcionalidades presentes nos wearables.

Ao contrário dos relógios de luxo, que apenas apresentam as horas, os smartwatches permitem que o utilizador faça chamadas, envie e receba e-mails, verifique informações de saúde ou meteorologia e muitos outros recursos.

Em 2014, num único trimestre, as exportações de relógios suíços caíram 5%, enquanto que no mesmo período as  de smartwatches subiram 316%.

“A indústria de relógios suíços tem sido muito lenta a reagir ao desenvolvimento dos smartwatches“, explicou Neil Mawston, director executivo da Strategy Analytics.

Uma das poucas marcas que está a tentar reverter este quadro, adotando a tecnologia presente nos wearables, é a Tag Heuer.

Em novembro do ano passado, a fabricante suíça, com mais de 155 anos, lançou o Connected Watch, um relógiocom sistema operativo Android Wear, processador Intel Atom de 1.6 GHz e o dobro de memória em comparação com outros smartwatches com o mesmo sistema.

Apesar disso, o dispositivo não conta com características que passaram a ser fundamentais nos relógios inteligentes, como monitorização de actividades físicas por GPS e a tecnologia NFC, que permite realizar pagamentos pelo próprio aparelho.

Como resultado, a Tag Heuer representou apenas 1% das vendas de smartwatches no quarto trimestre de 2015, muito atrás da Apple, que conquistou 63% do mercado, e da Samsung, com 16%.

Este ano, a previsão é de que sejam vendidos 50 milhões de smartwatches no mundo todo e 66,7 milhões de unidades em 2017, de acordo com dados da Gartner.

Segundo a consultora, “os wearables estão popularizar-se como uma tendência de estilo de vida”.

CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …