Vendas de smartwatches ultrapassam pela primeira vez vendas de relógios suíços

As vendas globais de smartwatches ultrapassaram pela primeira vez as vendas de relógios suíços no quarto trimestre de 2015, de acordo com dados revelados pela empresa de pesquisa de mercado Strategy Analytics.

Grande parte desta proeza deve-se ao Apple Watch, que rapidamente se tornou o modelo mais vendido entre os wearables.

Enquanto a popularidade dos smartwatches tem crescido consideravelmente, o interesse dos consumidores em relógios de luxo suíços tem diminuído.

Isso acontece em grande parte devido à relutância e lentidão das empresas suíças em adoptar novas tecnologias ao seus relógios, com recursos e funcionalidades presentes nos wearables.

Ao contrário dos relógios de luxo, que apenas apresentam as horas, os smartwatches permitem que o utilizador faça chamadas, envie e receba e-mails, verifique informações de saúde ou meteorologia e muitos outros recursos.

Em 2014, num único trimestre, as exportações de relógios suíços caíram 5%, enquanto que no mesmo período as  de smartwatches subiram 316%.

“A indústria de relógios suíços tem sido muito lenta a reagir ao desenvolvimento dos smartwatches“, explicou Neil Mawston, director executivo da Strategy Analytics.

Uma das poucas marcas que está a tentar reverter este quadro, adotando a tecnologia presente nos wearables, é a Tag Heuer.

Em novembro do ano passado, a fabricante suíça, com mais de 155 anos, lançou o Connected Watch, um relógiocom sistema operativo Android Wear, processador Intel Atom de 1.6 GHz e o dobro de memória em comparação com outros smartwatches com o mesmo sistema.

Apesar disso, o dispositivo não conta com características que passaram a ser fundamentais nos relógios inteligentes, como monitorização de actividades físicas por GPS e a tecnologia NFC, que permite realizar pagamentos pelo próprio aparelho.

Como resultado, a Tag Heuer representou apenas 1% das vendas de smartwatches no quarto trimestre de 2015, muito atrás da Apple, que conquistou 63% do mercado, e da Samsung, com 16%.

Este ano, a previsão é de que sejam vendidos 50 milhões de smartwatches no mundo todo e 66,7 milhões de unidades em 2017, de acordo com dados da Gartner.

Segundo a consultora, “os wearables estão popularizar-se como uma tendência de estilo de vida”.

CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …