Venda de casas de Pinho a Fundo do BES está a ser investigada

José Sena Goulão / Lusa

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho

A venda de dois apartamentos no centro de Lisboa, que eram propriedade de Manuel Pinho, ex-ministro da Economia suspeito de corrupção, está a ser investigada pelo Ministério Público (MP).

Segundo o Expresso, a investigação em torno de Manuel Pinho não se centra apenas nas decisões que tomou enquanto ministro da Economia, nomeadamente quanto à EDP e ao Grupo Espírito Santo (GES). Em causa estão também negócios pessoais feitos pelo ex-ministro com o GES.

O semanário escreve que o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) solicitou ao Fungepi – Fundo de Gestão de Património Imobiliário do Novo Banco “toda a documentação original relativa à aquisição e posterior alienação de duas fracções no prédio sito na Rua Saraiva de Carvalho, número 68, em Lisboa, incluindo informações, análises e propostas que suportaram tais negócios”.

Em causa estão imóveis situados num edifício com quatro apartamentos que Pinho construiu depois de ter demolido o prédio original, onde tinha vivido o escritor Almeida Garrett. Esses dois apartamentos foram vendidos ao Fungepi.

Posteriormente, o ex-governante vendeu um terceiro apartamento ao então presidente da Autoridade da Concorrência, Manuel Sebastião, por meio milhão de euros.

Em Maio passado, a Visão já tinha feito referência a estes negócios, destacando que o ex-ministro adquiriu o prédio original ao BES por 800 mil euros, em 2004, através da sociedade Pilar Jardim, que foi criada nesse mesmo ano.

Em Julho de 2009, dois dos apartamentos do edifício foram vendidos ao Fungepi por 1,5 milhões de euros, frisa a revista, acrescentando que cada imóvel estava, na altura, avaliado em 300 mil euros.

O negócio de venda foi feito cerca de uma semana depois de Pinho se ter demitido do Governo de José Sócrates.

Em 2011, “o BES voltou a vender as casas, perdendo dinheiro“, destacava a publicação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Colaborador de Macron investigado por agredir manifestante

A justiça francesa anunciou a abertura de uma investigação preliminar após a transmissão de imagens de um colaborador do Presidente Emmanuel Macron a agredir um manifestante no 1º de maio. A investigação também tem como alvo …

Mbappé vai doar todo o dinheiro que ganhou no Mundial

O jogador francês Kylian Mbappé prometeu oferecer os ganhos financeiros obtidos no Mundial 2018. E vai mesmo cumprir com a sua promessa. Kylian Mbappé prometeu e vai cumprir. O jogador da seleção francesa vai oferecer a totalidade …

MP abre inquérito sobre alegadas irregularidades na reconstrução de casas de Pedrógão

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar alegadas irregularidades na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, disse à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR). "Confirma-se a …

Bruxelas quer passageiros portugueses a pagar taxa aeroportuária em Lisboa

A Comissão Europeia considera que ao cobrar esta taxa apenas a não residentes, Portugal está a discriminar em função da nacionalidade. A Comissão Europeia enviou, esta sexta-feira, um parecer fundamentando a Portugal reclamando que a taxa …

Justiça espanhola recusa extradição de Puigdemont apenas por peculato

O Tribunal Supremo espanhol decidiu cancelar o mandado europeu de detenção do ex-presidente do Governo catalão, recusando-se a julgar o independentista em fuga apenas pelo alegado delito de peculato e não pelo de rebelião. O juiz …

Militante envolvido na falsificação de fichas do PS nomeado para administrador de saúde

Um dos novos administradores que o Governo nomeou para o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro, António João Paredes, é um militante que esteve envolvido no processo de fichas falsas do PS de …

Francisco J. Marques constituído arguido no caso dos e-mails

Francisco J. Marques foi interrogado pela PJ a em março deste ano, na qualidade de arguido, no âmbito do chamado caso dos e-mails, relacionado com a divulgação, no Porto Canal, de correio eletrónico do Benfica. O …

Facebook vai banir notícias falsas e violência (mas não a negação do Holocausto)

O Facebook vai remover informações falsas publicadas na rede social que possam contribuir para atos de violência iminente, anunciou a empresa, que já testou a medida no Sri Lanka, recentemente abalado pelos conflitos inter-religiosos. “Estamos a …

João Benedito formaliza candidatura à presidência do Sporting

O antigo guarda-redes e ex-capitão da equipa de futsal do Sporting apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura às eleições do Sporting. João Benedito, o mais recente candidato à presidência do Sporting, apareceu juntamente com a sua …

China lança centro de investigação para clonar primatas

A China lançou um centro de investigação para clonar primatas, na cidade de Xangai, que permitirá avançar no diagnóstico e tratamento de doenças celebrais, informou esta quinta-feira a imprensa local. O centro, que faz parte de …