Venda de casas de Pinho a Fundo do BES está a ser investigada

José Sena Goulão / Lusa

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho

A venda de dois apartamentos no centro de Lisboa, que eram propriedade de Manuel Pinho, ex-ministro da Economia suspeito de corrupção, está a ser investigada pelo Ministério Público (MP).

Segundo o Expresso, a investigação em torno de Manuel Pinho não se centra apenas nas decisões que tomou enquanto ministro da Economia, nomeadamente quanto à EDP e ao Grupo Espírito Santo (GES). Em causa estão também negócios pessoais feitos pelo ex-ministro com o GES.

O semanário escreve que o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) solicitou ao Fungepi – Fundo de Gestão de Património Imobiliário do Novo Banco “toda a documentação original relativa à aquisição e posterior alienação de duas fracções no prédio sito na Rua Saraiva de Carvalho, número 68, em Lisboa, incluindo informações, análises e propostas que suportaram tais negócios”.

Em causa estão imóveis situados num edifício com quatro apartamentos que Pinho construiu depois de ter demolido o prédio original, onde tinha vivido o escritor Almeida Garrett. Esses dois apartamentos foram vendidos ao Fungepi.

Posteriormente, o ex-governante vendeu um terceiro apartamento ao então presidente da Autoridade da Concorrência, Manuel Sebastião, por meio milhão de euros.

Em Maio passado, a Visão já tinha feito referência a estes negócios, destacando que o ex-ministro adquiriu o prédio original ao BES por 800 mil euros, em 2004, através da sociedade Pilar Jardim, que foi criada nesse mesmo ano.

Em Julho de 2009, dois dos apartamentos do edifício foram vendidos ao Fungepi por 1,5 milhões de euros, frisa a revista, acrescentando que cada imóvel estava, na altura, avaliado em 300 mil euros.

O negócio de venda foi feito cerca de uma semana depois de Pinho se ter demitido do Governo de José Sócrates.

Em 2011, “o BES voltou a vender as casas, perdendo dinheiro“, destacava a publicação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ilhas Faroé fecham para "manutenção". Turistas só podem entrar se "vierem ajudar"

As Ilhas Faroé, território autónomo sob a coroa dinamarquesa, isolado no Atlântico Norte entre a Islândia e a Noruega, vão estar fechadas para "manutenção" 26 e 27 de abril. Na ilha vivem 50 mil habitantes e …

Documentário "low cost" afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar. Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que …

Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um …

Gravuras rupestres descobertas na Serra da Gardunha

Um conjunto de rochas com gravuras rupestres foi descoberto na Serra da Gardunha, Fundão, e a primeira análise indica que serão do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, disse o arqueólogo Martinho …

Cinco telemóveis são apreendidos por dia nas prisões portuguesas

O número de apreensões de telemóveis, drogas e armas brancas nas prisões portuguesas caiu em 2018. Ainda assim, foram confiscados 1934 aparelhos, o que dá uma média superior a cinco por dia. Para os guardas prisionais, …

Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos …

Lisboa em primeiro lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir

A capital portuguesa subiu do 10.º para o 1.º lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir, da PricewaterhouseCoopers, avança a Visão. Lisboa foi alvo de uma ascensão sem precedentes, subindo do 10.º para o …

O Sol vai brilhar e os termómetros vão chegar aos 26 graus este fim de semana

As temperaturas máximas vão subir e o fim de semana promete ser solarengo, com os termómetros a chegarem aos 26 graus Celsius. A temperatura máxima vai subir nos próximos dias em Portugal continental, com a máxima …

Lidl deixa de vender sacos de plástico em Portugal

O Lidl Portugal vai deixar de vender sacos de plástico em todas as suas lojas no mercado português até ao final do ano, medida que será faseada e arranca em maio na região Norte, anunciou …

As mulheres ganham menos 2464 euros do que os homens por ano

Em média, as mulheres em Portugal ganham menos 176 euros por mês do que os homens. Anualmente, cria-se um fosso de 2464 euros, segundo dados de 2017 acedidos pelo Diário de Notícias. O diário avança estes …