Venda de casas de Pinho a Fundo do BES está a ser investigada

José Sena Goulão / Lusa

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho

A venda de dois apartamentos no centro de Lisboa, que eram propriedade de Manuel Pinho, ex-ministro da Economia suspeito de corrupção, está a ser investigada pelo Ministério Público (MP).

Segundo o Expresso, a investigação em torno de Manuel Pinho não se centra apenas nas decisões que tomou enquanto ministro da Economia, nomeadamente quanto à EDP e ao Grupo Espírito Santo (GES). Em causa estão também negócios pessoais feitos pelo ex-ministro com o GES.

O semanário escreve que o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) solicitou ao Fungepi – Fundo de Gestão de Património Imobiliário do Novo Banco “toda a documentação original relativa à aquisição e posterior alienação de duas fracções no prédio sito na Rua Saraiva de Carvalho, número 68, em Lisboa, incluindo informações, análises e propostas que suportaram tais negócios”.

Em causa estão imóveis situados num edifício com quatro apartamentos que Pinho construiu depois de ter demolido o prédio original, onde tinha vivido o escritor Almeida Garrett. Esses dois apartamentos foram vendidos ao Fungepi.

Posteriormente, o ex-governante vendeu um terceiro apartamento ao então presidente da Autoridade da Concorrência, Manuel Sebastião, por meio milhão de euros.

Em Maio passado, a Visão já tinha feito referência a estes negócios, destacando que o ex-ministro adquiriu o prédio original ao BES por 800 mil euros, em 2004, através da sociedade Pilar Jardim, que foi criada nesse mesmo ano.

Em Julho de 2009, dois dos apartamentos do edifício foram vendidos ao Fungepi por 1,5 milhões de euros, frisa a revista, acrescentando que cada imóvel estava, na altura, avaliado em 300 mil euros.

O negócio de venda foi feito cerca de uma semana depois de Pinho se ter demitido do Governo de José Sócrates.

Em 2011, “o BES voltou a vender as casas, perdendo dinheiro“, destacava a publicação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não há qualquer hipótese de resgatar os corpos dos 44 tripulantes do ARA San Juan

O ministro de Defesa da Argentina, Oscar Aguad, afirmou este domingo que não há tecnologia capaz de resgatar do mundo do mar o submarino ARA San Juan, localizado este sábado a 900 metros de profundidade …

Talvez os neandertais não fossem tão brutos como se pensava

Apesar de vários esqueletos de neandertais terem sido encontrados com ferimentos graves na cabeça e no pescoço, um novo estudo sugerem que não fossem tão violentos como se pensava. Na verdade, os níveis de lesões cranianas …

A galáxia mais brilhante do Universo é "canibal"

A galáxia mais brilhante já descoberta no Sistema Solar, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas mas três das suas galáxias-satélite, o que pode explicar a sua forte luminosidade. De acordo com um novo …

Picasso roubado há 6 anos na Holanda terá sido encontrado sob uma árvore na Roménia

Procuradores romenos estão a investigar se um quadro que apareceu este sábado na Roménia é o mesmo que há seis anos foi roubado de um museu da Holanda, noticiou a agência de notícias Associated Press. A …

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …