“Vencemos novamente o vírus”, diz primeira-ministra da Nova Zelândia

worldeconomicforum / Flickr

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia

A primeira-ministra Jacinda Ardern declarou na segunda-feira que a Nova Zelândia “venceu o vírus novamente” e anunciou que as restrições na maior cidade do país seriam reduzidas, depois de uma segunda vaga da covid-19 ter sido contida.

De acordo com a agência France-Presse, acredita-se que o vírus tenha sido erradicado no país no final de maio, depois de um bloqueio nacional rigoroso que fez com que os neozelandeses não registassem contágios durante 102 dias. Com um novo surto em Auckland em agosto, a cidade foi novamente fechada, por quase três semanas.

Agora, sem novos casos confirmados em Auckland há 12 dias, a primeira-ministra afirmou que o vírus estava sob controle e congratulou os cidadãos por suportarem o segundo bloqueio. “Os habitantes de Auckland e da Nova Zelândia seguiram o plano, que funcionou duas vezes agora, e venceram o vírus novamente”, sublinhou.

Na quarta-feira, Ardern indicou que Auckland se juntaria ao resto da Nova Zelândia no nível um, a classificação mais baixa no sistema de alerta de vírus de quatro níveis do governo. Com esta mudança, passa a não haver restrições quanto a reuniões sociais.

A Nova Zelândia registou 25 mortes por covid-19, numa população de cinco milhões, com 40 casos ativos no país na segunda-feira.

Ardern, que enfrenta uma eleição a 17 de outubro, advertiu que o sucesso não pode ser dado como garantido, apontando para uma queda na utilização da aplicação de rastreamento oficial da covid-19 e no número de testes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Europa perto da rutura. Merkel e Macron preparam novas restrições

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o "sério risco" de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência. "A não …

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …