“Vencemos novamente o vírus”, diz primeira-ministra da Nova Zelândia

worldeconomicforum / Flickr

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia

A primeira-ministra Jacinda Ardern declarou na segunda-feira que a Nova Zelândia “venceu o vírus novamente” e anunciou que as restrições na maior cidade do país seriam reduzidas, depois de uma segunda vaga da covid-19 ter sido contida.

De acordo com a agência France-Presse, acredita-se que o vírus tenha sido erradicado no país no final de maio, depois de um bloqueio nacional rigoroso que fez com que os neozelandeses não registassem contágios durante 102 dias. Com um novo surto em Auckland em agosto, a cidade foi novamente fechada, por quase três semanas.

Agora, sem novos casos confirmados em Auckland há 12 dias, a primeira-ministra afirmou que o vírus estava sob controle e congratulou os cidadãos por suportarem o segundo bloqueio. “Os habitantes de Auckland e da Nova Zelândia seguiram o plano, que funcionou duas vezes agora, e venceram o vírus novamente”, sublinhou.

Na quarta-feira, Ardern indicou que Auckland se juntaria ao resto da Nova Zelândia no nível um, a classificação mais baixa no sistema de alerta de vírus de quatro níveis do governo. Com esta mudança, passa a não haver restrições quanto a reuniões sociais.

A Nova Zelândia registou 25 mortes por covid-19, numa população de cinco milhões, com 40 casos ativos no país na segunda-feira.

Ardern, que enfrenta uma eleição a 17 de outubro, advertiu que o sucesso não pode ser dado como garantido, apontando para uma queda na utilização da aplicação de rastreamento oficial da covid-19 e no número de testes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …