Antigos aviões soviéticos usados pela Ucrânia estão a deixar os russos loucos

7

Dean S. Pemberton / Wikipedia

Esquadrilha de quatro Yakovlev Yak-52 em show de acrobacia aérea na Nova Zelândia

Em mais um capítulo na luta pela supremacia aérea na Guerra da Ucrânia, as forças ucranianas estão a usar os míticos Yakovlev Yak-52 para abater drones russos — e a levar o inimigo ao desespero.

Os Yakovlev Yak-52 continuam imparáveis na guerra na Ucrânia.

De acordo com o El Confidencial, a força aérea ucraniana está mesmo a fazer uso destes velhos aviões soviéticos para abater drones russos.

Os especialista russos entendem este recurso do inimigo como uma humilhação e assumem algum desespero perante uma estratégia familiar.

Ao estilo bom estilo soviético da I Guerra Mundial – com um cockpit aberto e um tripulante armado com uma submetralhadora – o Yakovlev Yak-52 é hoje um símbolo do engenho e da capacidade de resistência ucranianos.

Por voar baixo e devagar, o Yak-52 é difícil de detetar no radar, sendo por isso um alvo quase inalcançável para os sistemas de defesa aérea de longo alcance da Rússia, que estão demasiado longe da sua área de operações.

Em termos de operacionalidade, estas aeronaves são tripuladas por um piloto no banco da frente e um artilheiro no banco de trás.

Quando o Yak-52 chega perto de um drone, o piloto manobra a aeronave em torno do alvo, aproximando-se o suficiente para o atingir com balas convencionais.

Como nota o El Confidencial, esta estratégia permitiu às forças ucranianas eliminar eficazmente os drones sem gastar mísseis dispendiosos.

“O Yak-52 sobrevoou Odessa e abateu com grande eficácia os nossos drones de reconhecimento durante uma semana, provocando risos em alguns círculos. Há muito tempo que isto não é divertido para os operadores de drones e para nós”, disse um especialista russo, citado pelo jornal espanhol.

ZAP //

7 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.