Em mais um capítulo na luta pela supremacia aérea na Guerra da Ucrânia, as forças ucranianas estão a usar os míticos Yakovlev Yak-52 para abater drones russos — e a levar o inimigo ao desespero.
Os Yakovlev Yak-52 continuam imparáveis na guerra na Ucrânia.
De acordo com o El Confidencial, a força aérea ucraniana está mesmo a fazer uso destes velhos aviões soviéticos para abater drones russos.
Os especialista russos entendem este recurso do inimigo como uma humilhação e assumem algum desespero perante uma estratégia familiar.
Ao estilo bom estilo soviético da I Guerra Mundial – com um cockpit aberto e um tripulante armado com uma submetralhadora – o Yakovlev Yak-52 é hoje um símbolo do engenho e da capacidade de resistência ucranianos.
One of the craziest video from this war: Yakovlev Yak-52 was spotted in the lens of the Russian UAV Zala over the Nikolaev region
The board is used to intercept drones. Previously, he was spotted in the Odessa region.#Russia–#Ukraine pic.twitter.com/yf9bxaqlrJ
— Millitary Nerd (@MilitaryNerdd) June 8, 2024
Por voar baixo e devagar, o Yak-52 é difícil de detetar no radar, sendo por isso um alvo quase inalcançável para os sistemas de defesa aérea de longo alcance da Rússia, que estão demasiado longe da sua área de operações.
Em termos de operacionalidade, estas aeronaves são tripuladas por um piloto no banco da frente e um artilheiro no banco de trás.
Quando o Yak-52 chega perto de um drone, o piloto manobra a aeronave em torno do alvo, aproximando-se o suficiente para o atingir com balas convencionais.
Como nota o El Confidencial, esta estratégia permitiu às forças ucranianas eliminar eficazmente os drones sem gastar mísseis dispendiosos.
“O Yak-52 sobrevoou Odessa e abateu com grande eficácia os nossos drones de reconhecimento durante uma semana, provocando risos em alguns círculos. Há muito tempo que isto não é divertido para os operadores de drones e para nós”, disse um especialista russo, citado pelo jornal espanhol.
A new method was developed to intercept incoming reconnaissance or kamikaze UAVs by the UAF.
As you can see in the videos, an equipped Yakovlev Yak-52 airplane shot down a Russian Orlan UAV over #Odesa/ #Ukraine pic.twitter.com/NcIDAv75c5— – (@L_Team10) April 27, 2024
Guerra na Ucrânia
-
3 Dezembro, 2024 Adesão da Ucrânia à NATO nunca será imediata, diz Rangel
-
2 Dezembro, 2024 Problema para a Ucrânia: 50 mil soldados desertaram neste ano
-
30 Novembro, 2024 Rússia já iniciou “guerra secreta” com Ocidente. Mapa mostra como
O engenho e arte, aliada à pró-atividade Ucraniana, vão acabar com os Russos.
O engenho, a arte e a pró-actividade, há dos dois lados lol
O engenho e a arte das elites, estão a acabar com os povos…
Dar um paço atrás para mandar um salto à frente
um paço? Um paço é um palácio!
Tretas. Os Yak estão a ser abatidos como tordos…
É mandar tudo o que é velho para cima dos cornos do Putin…