Vaticano estuda possível milagre de bispo de El Salvador Óscar Romero

Felton Davis / Flickr

O bispo salvadorenho Óscar Romero

O bispo salvadorenho Óscar Romero

O Vaticano está a estudar um possível milagre atribuído ao bispo Óscar Romero, que poderá levar à canonização do clérigo, segundo as autoridades católicas de El Salvador.

O arcebispo de São Salvador, Jose Luis Escobar Alas, revelou esta segunda-feira a jornalistas que os responsáveis da igreja católica no país estão convictos da autenticidade do milagre, advertindo no entanto que pode ainda levar bastante tempo até que a Congregação para as Causas dos Santos considere o assunto.

A Igreja Católica salvadorenha enviou no fim do mês passado ao Vaticano os resultados da investigação sobre a alegada cura de Cecilia Maribel Flores, atribuída à intercessão de Dom Óscar Arnulfo Romero, o que abriria a porta para sua canonização.

“Um milagre atribuído à sua intercessão foi enviado a Roma neste dia. Rezemos pela sua canonização”, expressou no Twitter o Monsenhor Rafael Urrutia, Chanceler e Vigário da Arquidiocese de São Salvador, capital de El Salvador.

O bispo Óscar Romero, apelidado de “a voz dos sem voz”, foi assassinado com um tiro no peito quando dizia missa na capela do hospital da Divina Providência a 24 de março de 1980, em São Salvador, no início da guerra civil salvadorenha (1980-1992).

Um relatório da Comissão da Verdade da ONU, que investigou as violações dos direitos humanos durante a guerra em El Salvador (1980-1992), concluiu que a ordem para assassinar Romero partiu de Roberto D’Aubuisson, ex-Major do Exército e fundador do Partido de direita Alianza Republicana Nacionalista, ARENA.

O Arcebispo, beatificado em 23 de maio de 2015 em San Salvador, denunciava em suas homilias os ataques dos corpos de segurança contra a população civil e outras violações dos direitos humanos.

O processo para o tornar santo, em que a beatificação é a penúltima etapa, contou durante longos anos com a oposição da ala mais conservadora da Igreja e dos partidos de direita, que apontavam “ideias marxistas” ao bispo, crítico da repressão do governo.

A petição pela canonização do bispo salvadorenho esteve parada durante anos na Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, até fevereiro de 2015, altura em que o papa Francisco deu início ao processo, declarando-o “mártir”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …