Varoufakis diz que “Portugal está tão falido quanto a Grécia”

Olivier Hoslet / EPA

Yanis Varoufakis durante uma reunião do Eurogrupo

Yanis Varoufakis durante uma reunião do Eurogrupo

O ex-ministro das finanças grego, Yanis Varoufakis, considera que o peso da dívida pública e privada portuguesa é tão insustentável como a da Grécia.

O antigo ministro das finanças helénico vai estar em Coimbra este sábado para uma palestra intitulada “Democratização da zona euro”, a convite do Centro de Estudos Sociais (CES), e deu uma entrevista ao Público onde afirma que “Portugal está tão falido como a Grécia”.

“Em Portugal, pode haver quem celebre a recuperação. Mas não há uma recuperação em Portugal. É inimaginável caracterizar aquilo que acontece no último ano e meio em Portugal como uma recuperação”, assevera o ex-governante.

“A Grécia e Portugal são muito semelhantes em muitas coisas importantes e bastante diferentes noutras”, afirma o economista. “Mas a semelhança em que Portugal precisa de se concentrar é que ambos as economias foram apanhadas numa armadilha de deflação e dívida da qual não conseguimos sair, simplesmente por via de uma melhor governação ao nível do Estado.”

Na perspectiva de Varoufakis, “a dívida portuguesa agregada, pública e privada, é insustentável. Por isso, Portugal está tão falido como a Grécia“. O ex-ministro grego afirma que ambos os países “estão presos a um equilíbrio de taxas de juro e inflação muito baixas que torna o crescimento real que é preciso para sairmos da crise totalmente impossível, a não ser que a Europa mude substancialmente”.

Yanis Varoufakis salienta, aliás, que “fomos todos apanhados na mesma crise” e que os países, individualmente, não podem resolver os seus problemas.

“Esta crise que começou em 2010 criou uma avalanche de idiotice e fragmentação. Os irlandeses dizem que não são como os portugueses, os portugueses dizem que não são como os gregos, os franceses dizem que não são nada como os espanhóis, os alemães dizem que não são nada como os franceses. Isto é um reflexo claro da fragmentação por que a Europa está a passar”, descreve.

Quanto à solução, esta deverá passar por uma abordagem holística a nível europeu: “Uma dívida insustentável não é sustentável. É simples. A questão é como podemos, na Grécia, em Portugal e na Europa, ser eficazes e enfrentar esta crise global, a crise das dívidas, os problemas sérios do sector bancário, o fraco investimento e a pobreza. Estes são os pontos que têm de ser enfrentados em simultâneo. Não vale a pena olhar para cada um destes elementos isoladamente, porque estão todos interligados”, defende.

Troika

Sobre o falhanço as negociações entre a Grécia e a Troika quando esteve à frente da pasta das Finanças gregas, Varoufakis sublinha que “verdadeiramente, não houve negociações” e que “todas as decisões importantes são tomadas no Eurogrupo, que não existe em lei e que não está sujeito a regras escritas que sejam transparentes”.

“Nós tínhamos a lógica do nosso lado e se houvesse um fórum em que pudéssemos realmente apresentar a nossa lógica a outros ministros das Finanças, aos parlamentos, à opinião pública, não tenho dúvidas que a nossa lógica prevaleceria. O problema é que no secretismo que domina o processo de decisão na Europa não há espaço para a lógica prosperar”, aponta o economista.

O ex-ministro admite ainda arrepender-se de ter aceite o acordo com a Troika. “O meu grande erro foi imaginar que esta era uma negociação honesta e genuína. Nunca foi isso”, lamenta, acrescentando que os negociadores tinham “um único objectivo em mente, que era o de derrotar um governo que foi eleito para desafiar a lógica de um programa que foi imposto à Grécia durante cinco anos“.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Claro que sim !!! Isso já se sabia há muito tempo, mas os amiguinhos fascistas da desunião europeia que gostam do nosso desgoverno de extrema-direita radical, tudo fizeram para esconder a situação de poortugal e o que este desgoverno fascista fez ao empobrecer o país e os portugueses e a aumentar a dívida pública para 127,2% situando-se em 290 biliões de euros !!!
    Só que na Grécia, denunciaram logo a situação e o governo que não era da côr deles (neoliberal/capitalista selvagem), e como esse governo era de esquerda, a desunião europeia tratou de lhe fazer a vida negra …

  2. E tu o que fizeste para que a Grécia deixasse de estar falida? Pensavas que os europeus te aparavam o jogo e que te iam perdoar as dívidas e injector mais dinheiro para vocês viverem sem trabalhar? Não te esqueças que Portugal esteve 13 anos entregue aos “socialistas”, no tempo das vacas gordas e que já em 2002 o país estava no pântano. Agora vens cá fazer o quê? Vender postas de pescada e denegrir Portugal ainda mais do que está? Desaparece e vai tratar dos problemas do teu país. Quando estão de fora todos vocês sabem argumentar e enganar os papalvos. Mas quando estão lá dentro é o que se vê. Vai cortar o (pouco) cabelo!!!

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …