Variante Delta poderá representar 90% dos casos da UE em agosto

O Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC) acredita que a variante Delta do vírus SARS-CoV-2 constitua cerca de 90% dos casos de infeção na União Europeia (UE) no final de agosto e apela à vacinação completa.

Na nota de imprensa conjunta hoje divulgada pelo ECDC e pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês), as duas instituições reiteram que “a vacinação continua a ser uma das melhores medidas de proteção contra a covid-19” e alertam para a maior transmissibilidade da variante Delta, estimada em 40% a 60% superior face à anterior variante Alpha, que foi a primeira grande variante de preocupação no espaço comunitário.

“A variante Delta (B.1.617.2) é uma variante de preocupação que se está a espalhar rapidamente na Europa e que pode dificultar seriamente os esforços para controlar a pandemia”, reconheceram os dois organismos, que assinalaram também que a mutação do vírus inicialmente detetada na Índia “pode estar associada a um maior risco de hospitalização”.

Perante a estimativa de uma predominância de 90% a nível comunitário no próximo mês, o ECDC reiterou que este cenário “torna essencial que os países acelerem os programas de vacinação”, nos quais se inclui a “entrega de segundas doses quando recomendado” e a supressão de lacunas de imunidade no seio das respetivas populações, de forma a minimizar também o espaço para o desenvolvimento de novas estirpes do vírus.

EMA e ECDC evocam ainda dados preliminares de estudos já realizados que apontam a toma das duas doses das vacinas da Pfizer/BioNTech, AstraZeneca ou Moderna como necessária para a obtenção de uma “proteção adequada” em relação à variante Delta. Nesse sentido, a adesão ao esquema vacinal recomendado é considerada “vital” para garantir uma resposta mais robusta contra o SARS-CoV-2.

No entanto, as duas agências europeias destacaram também a existência de uma dezena de Estados-membros da UE onde aproximadamente 30% ou mais das pessoas com idade superior a 80 anos não têm ainda a vacinação completa.

“Para proteger os indivíduos frágeis e idosos em locais fechados, tais como doentes hospitalizados ou residentes em instalações de cuidados a longo prazo, é necessário mais trabalho nalguns países para aumentar a utilização de vacinas entre profissionais de saúde e o pessoal dessas instituições. A EMA e o ECDC encorajam os profissionais de saúde e de cuidados a aceitarem ofertas de vacinação o mais rapidamente possível”, pode ler-se no comunicado.

Segundo a EMA e o ECDC, as estratégias de vacinação podem ser adaptadas pelos países consoante as suas circunstâncias, nomeadamente ao nível do “intervalo entre a primeira e a segunda dose, com base na situação epidemiológica e na circulação de variantes, e na evolução das provas sobre a eficácia da vacina contra variantes”.

Já sobre a utilização de uma vacina diferente para a segunda dose, as duas instituições sublinham os “bons fundamentos científicos para esperar que esta estratégia seja segura e eficaz” em relação à covid-19, como já ocorreu noutras patologias no passado, e realçam os indícios de “uma resposta imunológica satisfatória” em estudos preliminares efetuados no Reino Unido, Espanha e Alemanha.

Contudo, ambas admitem que “não estão em posição de fazer quaisquer recomendações definitivas” sobre a utilização de diferentes vacinas contra a covid-19 para as duas doses.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Começou a dança das cadeiras. 4 autarcas saltam de Câmara (e contornam lei da limitação de mandatos)

De forma a contornarem a lei da limitação de mandatos, quatro autarcas vão candidatar-se a outros municípios nas eleições de 26 de setembro. A dança das cadeiras começou. O Jornal de Negócios apurou que, nestas eleições …

"On the Move." Governo britânico terá criado um site para dissuadir requerentes de asilo

O Ministério do Interior do Reino Unido terá criado um website dirigido aos requerentes de asilo com pedidos "enganosos" para os dissuadir de viajarem para o país. Foram também difundidos anúncios no Facebook e Instagram …

Saiu para correr e nunca mais voltou. Ativista bielorrusso encontrado enforcado num parque em Kiev

Vitali Shishov estava desaparecido desde segunda-feira. As autoridades anunciaram hoje que o ativista foi encontrado morto num dos parques de Kiev, perto do local onde residia. Vitaly Shishov, diretor da organização não-governamental Casa da Bielorrússia na …

Mesmo para os vacinados, o certificado digital tem validade de seis meses

O sistema de certificados está em funcionamento desde o dia 1 de julho, mas os portugueses ainda têm algumas dúvidas e alguns problemas que passam, por exemplo, pela validade do documento. Estão disponíveis três tipos de …

PS aponta o dedo à direita e Bloco. "Quiseram transformar este inquérito num ajuste de contas"

O Partido Socialista (PS) entregou, esta segunda-feira, uma longa declaração de voto para explicar a oposição à versão final do relatório da comissão de inquérito ao Novo Banco. Na extensa declaração de voto, o PS divulga …

Simone Biles conquista a medalha de bronze no regresso à competição

A ginasta norte-americana conquistou a medalha de bronze na trave, esta terça-feira, uma semana depois de se ter retirado da competição por equipas dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 por questões de saúde mental. Simone Biles, que …

Professores pedem aumento de vagas no Superior. Governo fecha a porta

O Ministério do Ensino Superior fecha para já a porta ao aumento de vagas no Ensino Superior pedido pelos professores, que falam num "problema de justiça". Esta segunda-feira, foram conhecidas as médias nos exames nacionais, que …

"Não tem salvação". Governo culpa gestão da Dielmar (e garante que não vai investir mais na empresa)

O Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse que a Dielmar "não tem salvação" e indicou que o Estado não tenciona investir mais dinheiro na empresa de vestuário, culpando a equipa de gestão. "Mais de 8 …

Um fantasma pode fazer com que uma pessoa viva adoeça? Os navajos acreditavam que sim

Os nativos americanos acreditavam que a "doença dos fantasmas" fazia com que pessoas que já morreram pudessem fazer com que os vivos ficassem doentes. Esta crença era mais comum entre o povo navajo no passado. Hoje …

Afinal, Messi deverá mesmo ficar no Barcelona

O internacional argentino já terá chegado a acordo com a direção do Barcelona para a renovação do contrato por mais cinco temporadas. De acordo com o jornal Sport, Leonel Messi irá renovar com o Barcelona até …