“Valeixo sai nessa semana. Isto está decidido”. Depois do vídeo, divulgadas mensagens de Bolsonaro

Isac Nóbrega / PR

Depois de ter sido revelado o vídeo da reunião em que o Presidente do Brasil tenta trocar o comando da Polícia Federal, a imprensa brasileira divulgou mensagens escritas que podem comprometer Bolsonaro.

As mensagens divulgadas por vários jornais brasileiros comprovam que, no vídeo da reunião, o Presidente do Brasil Jair Bolsonaro estava a falar a propósito de Maurício Valeixo, diretor-geral da Polícia Federal, que já anteriormente tinha tentado afastar.

“Moro, o Valeixo sai essa semana”, escreveu Bolsonaro. “Isto está decidido”, escreveu numa segunda mensagem, no espaço de segundos. “Você pode dizer apenas a forma”, continuou o presidente brasileiro. “A pedido ou ex-ofício”.

Em resposta, o antigo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, repondeu apenas: “Presidente, sobre esse assunto precisamos conversar pessoalmente. Estou à disposição para tanto”.

Dias depois, Sergio Moro demitiu-se, altura em que denunciou “pressões inaceitáveis” por Bolsonaro em relação à Polícia Federal, um órgão autónomo subordinado ao Judiciário, embora o seu diretor seja nomeado pelo Presidente da República.

Em causa está a conversa gravada numa reunião de ministros, ocorrida na sede da Presidência, em Brasília, e que foi citada no depoimento de Moro, que acusa Bolsonaro de alegada interferência na Polícia Federal. Na reunião, Bolsonaro teria exigido a troca do superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, a fim de evitar uma investigação a familiares e aliados.

A Advocacia-Geral da União (AGU) brasileira, órgão que defende o Executivo em processos judiciais, defendia que apenas fossem divulgadas as falas de Bolsonaro, mas a defesa de Moro pediu a divulgação total do conteúdo do vídeo.

Na sexta-feira, o pedido foi concedido e o vídeo divulgado na íntegra. Na reunião, após afirmar que não recebe informações da Polícia Federal nem de outros serviços de inteligência, Bolsonaro confirma interferência: “É uma vergonha. Eu não sou informado e não dá para trabalhar assim. Por isso, vou interferir. Ponto final.

Bolsonaro ameaçou interferir na Polícia Federal e disse que não ia esperar “f.” alguém da sua família ou dos seus amigos para tomar providências.

Por outro lado, Bolsonaro disse que o vídeo não apresenta “nenhum indício” da sua alegada interferência na Polícia Federal, acrescentando que “mais uma farsa foi desmontada”.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este, com o tentar “meter os dedos pelos olhos dentro” dos que – felizmente – não são como ele, faz-me lembrar o Salazar, embora o António fosse mais discreto.

  2. Talvez vá fazer companhia ao Lula !………….mas a seguir ..quem ?????. Aí é que está o problema ! . Os Brasileiros deveriam começar a por um anuncio nos Jornais “Procuram-se candidatos a Presidência da Republica” . COMPETÊNCIAS : Exige-se no mínimo a 4ª Classe, Registo Criminal (idoneidade), de preferência Solteiro sem filhos e Amigos (evita nepotismo), culto (evita verborreias) e de ideologia altruísta . …… Não vai ser fácil encontrar !!!!!!

    • Pois, de facto parece ser verdade.
      Que ao menos o cargo de presidente sirva como antecâmara para a prisão, e que a transição seja rápida.
      Sempre serve para libertar a sociedade de alguns criminosos. Um trabalho hercúleo, é verdade, mas na direcção certa.

RESPONDER

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …