Moro presta depoimento à polícia. “Judas”, chama-lhe Bolsonaro

Joedson Alves / EPA

O Presidente brasileiro chamou “Judas” a Sérgio Moro, este sábado, horas antes de o ex-ministro da Justiça prestar declarações às autoridades no âmbito da investigação ao mandatário por “ingerência política” na Polícia Federal.

“Ninguém vai fazer nada que contrarie a Constituição. Fiquem tranquilos que ninguém vai querer dar o golpe contra mim”, disse Jair Bolsonaro à saída do Palácio da Alvorada, a sua residência oficial em Brasília.

O Presidente respondeu, assim, às críticas dos seus simpatizantes ao Supremo Tribunal do Brasil, que autorizou o Ministério Público a investigar as declarações feitas por Sérgio Moro quando renunciou ao cargo de ministro da Justiça, em que acusou o chefe de Estado de tentativa de “interferir politicamente” na Polícia Federal porque pretende ter acesso às investigações judiciais, algumas das quais envolvem os seus filhos ou aliados.

O Presidente do Brasil negou qualquer tipo de ingerência na Polícia Federal e apelidou o seu antigo ministro de “Judas”. Bolsonaro também insinuou nas redes sociais que Moro impediu que fosse investigada a punhalada que o agora chefe de Estado sofreu durante a campanha eleitoral em 2018, e cujo autor se encontra detido desde então.

Segundo a agência EFE, no meio da enorme expectativa, grupos de manifestantes a favor de Moro e outros, defensores de Bolsonaro, concentraram-se no exterior da sede policial, protagonizando alguns momentos de tensão, rapidamente apaziguados pela polícia.

Moro liderou em Curitiba, enquanto juiz, as investigações da megaoperação anti-corrupção “Lava Jato”, que resultou na prisão de numerosos políticos e empresários, entre os quais o ex-Presidente Lula da Silva.

De acordo com o Diário de Notícias, se após estas diligências ficar provado que Moro não disse a verdade, o ex-ministro poderá responder em tribunal de primeira instância por denuncia caluniosa e por crimes contra a honra.

Por outro lado, se as acusações forem dadas como provadas, Bolsonaro corre o risco de ser acusado de oito crimes e ainda ser alvo de um processo de destituição.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Entre estes dois palhaços “venha o diabo e escolha”. Só me ocorre lembrar aqui uma anedota antiga atribuída a um dos presidentes da ditadura militar brasileira. Num discurso à nação dizia: “Meus irmãos, quando cheguei ao poder o Brasiu estava à beira do abismo, hoje, demos um passo em frentchi”.

  2. Se o Moro é “Judas”, certo é que que Bolsonaro é “Satanás” disfarçado de Jesus. O Brasil tem grandes recursos, para conceder a sua População uma qualidade de vida Social digna. Mas continua de existir enormes desigualdades na Sociedade Brasileira, em termos Educacionais, Económicos e Estruturantes. Como se pode compreender que ainda uma parte de Cidadãos seja confinada em “Guetos” (Favelas), paredes meias com a classe media e da alta ???…… Será porque faz parte do Panorama Turístico ????..de Governo em Governo assim se vai mantendo esta vergonhosa realidade…….resta saber ..Porquê ???

  3. Creio que estes dois se equivalem. Que venha o Diabo e proceda a sua escolha. Ambos não possuem nem linguagem, nem postura de governantes. Quando abrem a boca fica-se estarrecido com tamanha precaridade do saber de cada um deles. Ambos portadores de um corpus vocabular pouquíssimo elaborado.
    No meu caso sentir-me-ia envergonhada se fossem governantes do meu país.
    Brasil merecia melhor.

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …