Vala comum clandestina com 166 crânios encontrada no México

Uma vala comum clandestina com 166 crânios foi encontrada no estado mexicano de Vera Cruz, anunciaram nesta quinta-feira investigadores criminais.

De acordo com as autoridades, esta é uma das maiores valas comuns clandestinas descobertas no México, onde são frequentemente usadas por cartéis de droga para enterrar as suas vítimas.

Os investigadores encontraram também na vala comum roupas, pertences pessoais e outras ossadas, mas focaram-se nos crânios durante o processo de contagem, uma vez que cada crânio corresponde a uma pessoa. Mais de uma centena de cartões de identidade foram descobertos no local.

O procurador de Vera Cruz, Jorge Winckler, disse, citado pela agência Associated Press, que os corpos foram enterrados pelo menos há dois anos.

A vala foi encontrada depois de uma testemunha ter dito às autoridades que “centenas de corpos” foram enterrados no local, que não foi revelado por questões de segurança. Para localizar a vala, a equipa de peritos usou drones (veículos aéreos controlados remotamente) e sondas, tendo iniciado as escavações há um mês.

(h) FGEV / EPA

O estado mexicano de Vera Cruz tem sido palco de guerras entre os cartéis de droga Zetas e Jalisco, mas também de ondas de sequestros e extorsões.

De acordo com o Guardian, esta não é a primeira vez que enormes valas comuns são encontradas no México. Em 2016 e 2017, investigadores de Vera Cruz encontraram 253 crânios e corpos num vala comum fora da capital.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …