A casa britânica Henry Aldridge & Son vai leiloar, neste sábado, o menu do primeiro jantar a bordo do mítico Titanic, que ocorreu a 10 de abril de 1912, quando a embarcação zarpou de Southampton, na Inglaterra, com destino a cidade norte-americana de Nova Iorque.
“O menu ilustra delícias culinárias luxuosas e opulentas para os passageiros de primeira classe [do navio], contando com um total de mais de 20 opções diferentes para o jantar”, pode ler-se na descrição da casa britânica.
Pratos como “costeletas de cordeiro com ervilhas” e “pato assado com molho de maçã” constam deste menu diversificado que agora vai a leilão. A carta contêm ainda sobremesas como “éclairs de baunilha e chocolate” e “gelado francês“.
A carta pertencia ao mordomo Charles Casswell, que a enviou à sua esposa Hilda, endereçando-a para a cidade irlandesa de Cobh que, à luz da data, se denominavam de Queenstown. O envio foi feito no dia seguinte ao jantar, a 11 de abril de 1912.
Poucos dias depois, Casswell morreu quando o navio atingiu um icebergue, afundado na manhã de 15 de abril do mesmo ano.
O menu vai a leilão com um preço inicial estimado de 50 a 60 mil libras, cerca de 56 a 67 mil euros. Em abril deste ano, foi leiloado uma outra carta do Titanic por 100 mil libras (114 mil euros). Este era o menu da primeira refeição servida a bordo, havendo apenas um outro exemplar igual mas incompleto.
ZAP // RT