/

Menu da primeira refeição no Titanic leiloado por 114 mil euros

Um menu da primeira refeição servida a bordo do Titanic foi leiloado por 100 mil libras, cerca de 114 mil euros. Só existia mais uma ementa igual, mas estava incompleta.

Este sábado, um menu da primeira refeição servida a bordo do Titanic foi arrematado por 100 mil libras, cerca de 114 mil euros, num leilão da empresa Henry Aldridge&Son, em Wiltshire, no Reino Unido.

Consommé mirrete (sopa feita a partir de caldo de carne), creme de galinha, salmão e cordeiro, estavam entre alguns dos pratos presentes na ementa do almoço servido aos funcionários do navio no primeiro dia dos testes feitos no mar, a 2 de abril de 1912. O Titanic saiu do porto de Southampton a 10 do mesmo mês e naufragou quatro dias depois.

A ementa pertencia ao Segundo Oficial Charles Lightoller, o membro mais antigo da tripulação que acabou por sobreviver. Lightoller ofereceu a carta à mulher, no dia da partida do Titanic, a 10 de abril do mesmo ano.

Segundo o leiloeiro Alan Aldridge é “um dos cardápios mais raros da história”. O menu foi vendido a um colecionador britânico, segundo o Diário de Notícias.

Além do cardápio, foram ainda arrematadas outras peças do mítico navio naufragado, como uma chave de uma das salas, vendida a um colecionador do Texas por 78 mil libras, e um distintivo do comissário de bordo Thomas Mullen, que morreu afogado, vendido por 57 mil libras.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados do leilão e achamos que a raridade dos objetos se reflete nos preços que ilustram o fascínio contínuo com a história do Titanic”, disse Aldridge.

Os objetos foram comprados por colecionados de “todos os quatro cantos do globo”. Em relação ao menu, Aldridge garante que apenas um outro menu com a refeição do dia 2 de abril pode ter sobrevivido. Este terá pertencido ao Quinto Oficial do Titanic, Harold Lowe.

“Ele escreveu uma anotação no fundo: ‘esta é a primeira refeição servida a bordo’, mas a parte inferior do cardápio do Lowe foi removida”, explicou o leiloeiro. “O menu de Charles Lightoller é o único exemplo completo que existe atualmente“, acrescentou.

A ementa de Harold Lowe foi vendida num leilão, em 2014, por 28 mil libras.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.