Ficaram por preencher 45% das vagas para médicos especialistas no SNS

COD Newsroom / Flickr

O concurso da segunda época de 2018 para a contratação de médicos especialistas no Serviço Nacional de Saúde deixou 45% das vagas por preencher.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é cada vez menos uma opção de trabalho para os médicos mais jovens. A prova está no último concurso para colocar especialistas em hospitais e unidades de cuidados primários, autorizado no final do ano passado. O Governo procurava contratar 300 médicos, abrindo vagas extra para permitir que os candidatos concorressem a hospitais na sua zona de preferência.

Contudo, segundo o Jornal de Notícias, apenas 165 lugares foram ocupados, tendo as regiões do Centro (26 médicos), Alentejo (dez médicos) e Algarve (cinco médicos) tido particulares dificuldades na colocação de médicos.

Já no Norte, 70% das vagas abertas (correspondente a 64 médicos) foram preenchidas. É a taxa de retenção mais elevada do país, seguida por Lisboa e Vale do Tejo (60 contratações, que equivalem a 60% dos postos).

São as especialidades de anestesiologia e de pediatria as que têm mais dificuldades em colmatar os lugares em falta. Também há falta de médicos de família: no concurso de dezembro de 2018 só 73 das 113 vagas abertas foram ocupadas.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, explicou que “nenhum médico gosta de trabalhar para empresas de prestação de serviços em que a segurança no trabalho é nula“. Ainda assim, a Ministra da Saúde garantira em fevereiro que no SNS a retenção dos médicos que completam a formação de especialidade é superior.

A falta de interesse pelo SNS já não surpreende os especialistas seniores. Rui Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, explicou ao Expresso que os primeiros resultados foram sendo conhecidos que este resultado era “expectável”.

Segundo o responsável, o número de vagas foi superior ao de formandos porque o ministério quis atrair também especialistas que exercem em unidades dos setores privado e social. Rui Nogueira tem chamado a atenção para “as vagas que ficam sistematicamente por preencher”. São disso exemplos, unidades nas regiões do Algarve e do Alentejo e até na Grande Lisboa, como Sintra, Amadora, Setúbal e Margem Sul.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com 92% dos votos contados, Netanyahu e Gantz continuam empatados

Os primeiros resultados mostram um empate técnico entre os partidos de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz. Os resultados obtidos pelos pequenos partidos poderão marcar a diferença. Segundo a imprensa local, com 92% dos votos contados, o …

Governo venezuelano liberta o deputado Edgar Zambrano, vice-presidente do parlamento

Juan Guaidó considera a libertação de Edgar Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O Governo venezuelano libertou, na noite desta terça-feira, o deputado opositor e vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar …

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …