Ficaram por preencher 40 das 113 vagas abertas para médicos de família

COD Newsroom / Flickr

Apenas 73 médicos ocuparam as 113 vagas abertas em dezembro para trabalharem como médicos de famílias em centros de saúde do País.

Ficaram, por isso, 40 vagas por preencher, a maior parte na zona de Lisboa e Vale do Tejo, onde mais de meio milhão de pessoas não tem sequer médico de família.

Os números não surpreenderam o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Em declarações ao Jornal de Notícias, Rui Nogueira explica que era “expectável” o número de médicos colocados uma vez que foram pouco mais de 90 os médicos que acabaram esta especialidade cerca de um mês antes do concurso.

Segundo o responsável, o Governo abriu um número de vagas superior na esperança de atrair especialistas que trabalham fora do Serviço Nacional de Saúde – mas parece que não funcionou.

Além de Lisboa, onde a falta de médicos de família é mais notada e onde há concelhos que parecem ser menos apelativos para os médicos, há zonas do País que são por si só preteridas, como é o caso do Alentejo em que apenas foi ocupada um das nove vagas disponíveis.

Também o Ministério da Saúde está atento a este resultado e refere que já está a discutir com os sindicatos do setor uma nova forma de seleção, para assim conseguir distribuir melhor os seus recursos.

A questão parece, à primeira vista, uma questão económica e pouco competitiva com o setor privado, mas o presidente da Federação Nacional dos Médicos, João Proença, acrescenta-lhe outros motivos para que os médicos desta especialidade não se sintam atraídos pelo trabalho nos centros de saúde públicos. Além da “falta de condições de trabalho”, a progressão na carreira é quase inexistente.

Segundo os dados divulgados pelo JN, foram preenchidas 18 das 21 vagas abertas para o Norte, 16 das 21 no Centro e 35 das 50 na zona de Lisboa e Vale do Tejo. Já no Alentejo foi preenchida apenas uma das nove vagas abertas e no Algarve entraram três médicos quando eram pedidos 12.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …