Vacina contra a covid-19 testada em humanos revela resultados promissores

PAHO / WHO

Os testes preliminares à vacina da farmacêutica norte-americana Moderna mostraram resultados promissores. A vacina parece ser segura e foi capaz de estimular uma resposta do sistema imunitário contra o vírus.

A Moderna anunciou, esta segunda-feira, que os ensaios realizados com a sua potencial vacina contra a covid-19 revelaram resultados promissores em humanos.

Os testes preliminares contaram com 45 voluntários, com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos, que receberam uma de três doses da vacina – 25 microgramas, 100 microgramas e 250 microgramas.

Segundo o Observador, os corpos produziram anticorpos contra o SARS-CoV-2. A empresa norte-americana de biotecnologia, que está a desenvolver a vacina, adiantou que os níveis de anticorpos detetados corresponderam ou excederam os níveis encontrados no no sangue de pacientes já recuperados da covid-19.

Entre os voluntários que receberam a dose mais elevada, três pessoas apresentaram efeitos secundários severos, sem nunca correrem risco de vida. O Business Insider adianta que todos os efeitos secundários foram temporários e que a vacina foi considerada “segura” e “bem tolerada”.

Ainda assim, os testes não confirmam que as pessoas em causa tenham ficado imunes. Serão precisos mais testes (e mais longos) de forma a avaliar a real eficácia desta vacina: a Moderna quer iniciar a fase 3 da vacina em julho, sendo que a fase 2, que conta com 600 participantes, está agendada para um futuro próximo.

Se se confirmar a sua eficácia, a vacina pode ficar disponível para uso generalizado até ao final deste ano ou no início de 2021, adiantou o responsável médico da empresa norte-americana.

Os ensaios clínicos, que se focaram sobretudo na segurança dos voluntários, foram conduzidos pelos Institutos Nacionais da Saúde (NIH) norte-americanos. A Moderna está a trabalhar em colaboração com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (o instituto liderado pelo epidemiologista Anthony Fauci).

Estão, até ao momento, mais de 100 vacinas contra o novo coronavírus em desenvolvimento, sendo que pelo menos oito já passaram à fase dos ensaios clínicos em humanos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Curioso que os efeitos secundarios severos atingiram 20% dos testados, alguns necessitando de internamento hospitalar.

    Tambem nao falam que esta vacina nao tem uma forma de atuaçao como as vacinas “normais”, e nao ha atualmente nenhuma vacina deste genero no mercado porque os testes realizados revelaram muitos efeitos secundarios.

    Outra situaçao interessante é ser uma das empresas de investigaçao apoiada pelo Bill Gates em varios milhoes de dolares.

    Negocios milionarios, mas o zelo é sempre pela saude humana… Porque o dinheiro nunca desvirtuou ninguem e as farmaceuticas so se preocupam com a nossa saude.

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …