Vacina contra a covid-19 testada em humanos revela resultados promissores

PAHO / WHO

Os testes preliminares à vacina da farmacêutica norte-americana Moderna mostraram resultados promissores. A vacina parece ser segura e foi capaz de estimular uma resposta do sistema imunitário contra o vírus.

A Moderna anunciou, esta segunda-feira, que os ensaios realizados com a sua potencial vacina contra a covid-19 revelaram resultados promissores em humanos.

Os testes preliminares contaram com 45 voluntários, com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos, que receberam uma de três doses da vacina – 25 microgramas, 100 microgramas e 250 microgramas.

Segundo o Observador, os corpos produziram anticorpos contra o SARS-CoV-2. A empresa norte-americana de biotecnologia, que está a desenvolver a vacina, adiantou que os níveis de anticorpos detetados corresponderam ou excederam os níveis encontrados no no sangue de pacientes já recuperados da covid-19.

Entre os voluntários que receberam a dose mais elevada, três pessoas apresentaram efeitos secundários severos, sem nunca correrem risco de vida. O Business Insider adianta que todos os efeitos secundários foram temporários e que a vacina foi considerada “segura” e “bem tolerada”.

Ainda assim, os testes não confirmam que as pessoas em causa tenham ficado imunes. Serão precisos mais testes (e mais longos) de forma a avaliar a real eficácia desta vacina: a Moderna quer iniciar a fase 3 da vacina em julho, sendo que a fase 2, que conta com 600 participantes, está agendada para um futuro próximo.

Se se confirmar a sua eficácia, a vacina pode ficar disponível para uso generalizado até ao final deste ano ou no início de 2021, adiantou o responsável médico da empresa norte-americana.

Os ensaios clínicos, que se focaram sobretudo na segurança dos voluntários, foram conduzidos pelos Institutos Nacionais da Saúde (NIH) norte-americanos. A Moderna está a trabalhar em colaboração com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (o instituto liderado pelo epidemiologista Anthony Fauci).

Estão, até ao momento, mais de 100 vacinas contra o novo coronavírus em desenvolvimento, sendo que pelo menos oito já passaram à fase dos ensaios clínicos em humanos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Curioso que os efeitos secundarios severos atingiram 20% dos testados, alguns necessitando de internamento hospitalar.

    Tambem nao falam que esta vacina nao tem uma forma de atuaçao como as vacinas “normais”, e nao ha atualmente nenhuma vacina deste genero no mercado porque os testes realizados revelaram muitos efeitos secundarios.

    Outra situaçao interessante é ser uma das empresas de investigaçao apoiada pelo Bill Gates em varios milhoes de dolares.

    Negocios milionarios, mas o zelo é sempre pela saude humana… Porque o dinheiro nunca desvirtuou ninguem e as farmaceuticas so se preocupam com a nossa saude.

RESPONDER

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …

Assistente que não validou golo de Portugal na Sérvia afastado do Euro 2020

O holandês Mario Diks, o árbitro assistente que não validou o golo de Cristiano Ronaldo nos instantes finais do Sérvia-Portugal, na qualificação para o Mundial 2022 de futebol, confirmou nesta terça-feira que vai falhar o …

Rússia está a criar a primeira unidade militar com tanques robôs

A agência de notícias estatal TASS avança que o Exército russo está a montar a sua primeira unidade militar armada com tanques robôs. O Exército russo está a desenvolver a sua primeira unidade militar armada com …

PSD propõe solução ao Governo para reduzir injeção no Novo Banco

O PSD defende que o Governo tem um argumento jurídico que pode usar para limitar os pagamentos do Fundo de Resolução ao Novo Banco este ano. Em causa está um artigo do Código Civil que …

Quarentena de 21 dias, testes e fecho de casinos levam Macau a erradicar covid-19

Macau, um dos primeiros territórios a identificar o novo coronavírus, é agora um dos locais livres de covid-19, estando há cerca de 380 dias sem qualquer registo de infeção local, segundo os dados oficiais. O …

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …