Os testes preliminares à vacina da farmacêutica norte-americana Moderna mostraram resultados promissores. A vacina parece ser segura e foi capaz de estimular uma resposta do sistema imunitário contra o vírus.
A Moderna anunciou, esta segunda-feira, que os ensaios realizados com a sua potencial vacina contra a covid-19 revelaram resultados promissores em humanos.
Os testes preliminares contaram com 45 voluntários, com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos, que receberam uma de três doses da vacina – 25 microgramas, 100 microgramas e 250 microgramas.
Segundo o Observador, os corpos produziram anticorpos contra o SARS-CoV-2. A empresa norte-americana de biotecnologia, que está a desenvolver a vacina, adiantou que os níveis de anticorpos detetados corresponderam ou excederam os níveis encontrados no no sangue de pacientes já recuperados da covid-19.
Entre os voluntários que receberam a dose mais elevada, três pessoas apresentaram efeitos secundários severos, sem nunca correrem risco de vida. O Business Insider adianta que todos os efeitos secundários foram temporários e que a vacina foi considerada “segura” e “bem tolerada”.
Ainda assim, os testes não confirmam que as pessoas em causa tenham ficado imunes. Serão precisos mais testes (e mais longos) de forma a avaliar a real eficácia desta vacina: a Moderna quer iniciar a fase 3 da vacina em julho, sendo que a fase 2, que conta com 600 participantes, está agendada para um futuro próximo.
Se se confirmar a sua eficácia, a vacina pode ficar disponível para uso generalizado até ao final deste ano ou no início de 2021, adiantou o responsável médico da empresa norte-americana.
Os ensaios clínicos, que se focaram sobretudo na segurança dos voluntários, foram conduzidos pelos Institutos Nacionais da Saúde (NIH) norte-americanos. A Moderna está a trabalhar em colaboração com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (o instituto liderado pelo epidemiologista Anthony Fauci).
Estão, até ao momento, mais de 100 vacinas contra o novo coronavírus em desenvolvimento, sendo que pelo menos oito já passaram à fase dos ensaios clínicos em humanos.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Curioso que os efeitos secundarios severos atingiram 20% dos testados, alguns necessitando de internamento hospitalar.
Tambem nao falam que esta vacina nao tem uma forma de atuaçao como as vacinas “normais”, e nao ha atualmente nenhuma vacina deste genero no mercado porque os testes realizados revelaram muitos efeitos secundarios.
Outra situaçao interessante é ser uma das empresas de investigaçao apoiada pelo Bill Gates em varios milhoes de dolares.
Negocios milionarios, mas o zelo é sempre pela saude humana… Porque o dinheiro nunca desvirtuou ninguem e as farmaceuticas so se preocupam com a nossa saude.