As vacas podem ajudar no tratamento da covid-19

Cientistas vão recorrer à ajuda de vacas para produzir anticorpos capazes de tratar ou até mesmo prevenir a covid-19. A empresa responsável já tem experiência no combate a outros coronavírus.

A ajuda no tratamento da covid-19 pode chegar do sítio mais inesperado. A SAb Biotherapeutics está a contar com a ajuda de vacas para produzir anticorpos policlonais para tratar ou até prevenir a covid-19.

De acordo com a rádio norte-americana NPR, as vacas usadas recebem genes do sistema imunológico humano que produzem anticorpos. Isto leva a que elas tentem combater aquilo que o corpo vê como uma infeção. Assim, “produzem um anticorpo de alta neutralização especificamente direcionado que pode ser usado em pacientes“, diz o CEO da SAb, Eddie Sullivan.



Em teoria, estes anticorpos podem abrandar uma infeção em alguém que esteja doente ou prevenir a infeção em alguém que é exposto ao vírus.

As vacas foram o animal de eleição escolhido pelos cientistas já que nelas os anticorpos circulam no seu plasma e é possível retirar “entre 30 a 45 litros de plasma de cada animal, por mês”.

“Já temos experiência considerável na produção destes anticorpos contra um coronavírus”, disse Sullivan. A SAb Biotherapeutics já produziu anticorpos policlonais para, por exemplo, a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS). Ainda assim, não há certezas de que estes anticorpos funcionem no tratamento ou prevenção deste novo coronavírus.

Inicialmente, investigadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, estão a tentar perceber se os anticorpos não provocam mais problemas do que aqueles que resolve. Os testes realizados vão permitir perceber se os anticorpos conseguem prevenir a doença em animais expostos ao novo coronavírus. Caso sejam bem sucedidos, os testes em humanos começarão no final deste verão.

“Vamos analisar a produção de vírus, perda de peso e sinais de infeção para avaliar como é que eles ficam doentes”, explicou Sullivan.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Australiana que terá sido violada em Airbnb recebeu 7 milhões para ficar em silêncio

Uma australiana, que terá sido violada num apartamento do Airbnb em Nova Iorque, recebeu 7 milhões de dólares para ficar calada sobre o incidente. A reportagem da Bloomberg Businessweek revela que a australiana, de 29 anos, …

Super Ticão. Sete juízes juntam-se a Ivo Rosa e Carlos Alexandre

Os juízes Carlos Alexandre e Ivo Rosa vão deixar de ser os únicos juízes do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), que passa agora a contar com nove magistrados. O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, …

Ryanair avança para tribunal contra o Governo britânico

A Ryanair e uma empresa dona de três aeroportos britânicos, a MAG, vão fazer queixa nos tribunais contra o sistema de "luzes" nas viagens. Esta quarta-feira à noite, a Ryanair e a maior operadora aeroportuária do …

Ventura concorre pelo Chega à Assembleia Municipal de Moura

André Ventura é o candidato do partido à Assembleia Municipal de Moura nas próximas eleições autárquicas, anunciou o próprio esta quinta-feira. O presidente do Chega, André Ventura, disse esta quinta-feira que vai ser o cabeça-de-lista do …

Texas vai permitir porte de armas em público sem ser necessária qualquer licença

O governador republicano do Texas assinou uma lei que permite o porte de armas em público, sem respetiva licença, a última de uma série de medidas que expandem este tipo de direitos nos estados conservadores …

Para já, Ivo Rosa escapa de um inquérito disciplinar do Conselho Superior da Magistratura

O Conselho Superior da Magistratura não vai abrir inquérito disciplinar a Ivo Rosa, pelo menos, para já. O órgão de gestão dos juízes concluiu que não há suspeitas de violação de caso julgado na decisão …

Mario Gómez: "O futebol é como a roupa, é de modas"

Comentário do antigo internacional alemão sobre as funções do ponta-de-lança atual. Mario não tem saudades dos relvados. Mario Gómez García, o homem que veio de Riedlingen, na República Federal da Alemanha, para marcar muitos golos. Figura …

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio. Tóquio está em estado …

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …