As vacas podem ajudar no tratamento da covid-19

Cientistas vão recorrer à ajuda de vacas para produzir anticorpos capazes de tratar ou até mesmo prevenir a covid-19. A empresa responsável já tem experiência no combate a outros coronavírus.

A ajuda no tratamento da covid-19 pode chegar do sítio mais inesperado. A SAb Biotherapeutics está a contar com a ajuda de vacas para produzir anticorpos policlonais para tratar ou até prevenir a covid-19.

De acordo com a rádio norte-americana NPR, as vacas usadas recebem genes do sistema imunológico humano que produzem anticorpos. Isto leva a que elas tentem combater aquilo que o corpo vê como uma infeção. Assim, “produzem um anticorpo de alta neutralização especificamente direcionado que pode ser usado em pacientes“, diz o CEO da SAb, Eddie Sullivan.

Em teoria, estes anticorpos podem abrandar uma infeção em alguém que esteja doente ou prevenir a infeção em alguém que é exposto ao vírus.

As vacas foram o animal de eleição escolhido pelos cientistas já que nelas os anticorpos circulam no seu plasma e é possível retirar “entre 30 a 45 litros de plasma de cada animal, por mês”.

“Já temos experiência considerável na produção destes anticorpos contra um coronavírus”, disse Sullivan. A SAb Biotherapeutics já produziu anticorpos policlonais para, por exemplo, a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS). Ainda assim, não há certezas de que estes anticorpos funcionem no tratamento ou prevenção deste novo coronavírus.

Inicialmente, investigadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, estão a tentar perceber se os anticorpos não provocam mais problemas do que aqueles que resolve. Os testes realizados vão permitir perceber se os anticorpos conseguem prevenir a doença em animais expostos ao novo coronavírus. Caso sejam bem sucedidos, os testes em humanos começarão no final deste verão.

“Vamos analisar a produção de vírus, perda de peso e sinais de infeção para avaliar como é que eles ficam doentes”, explicou Sullivan.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …