As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz gravada.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, na Áustria, quis descobrir se as vacas respondem de maneira diferente ao som das vozes gravadas em comparação com a voz “viva” de um ser humano a falar diretamente com os animais.

O novo estudo, cujo artigo científico foi publicado no dia 15 de outubro na Frontiers in Psychology, sugere que “falar ao vivo é mais relaxante para os animais do que gravar uma voz humana”, disse a investigadora Annika Lange. “As interações podem ser menos positivas quando se tornam artificiais através da padronização”, completou.

A equipa trabalhou com um rebanho de 28 bovinos e comparou os benefícios de acariciar as vacas enquanto reproduzia uma gravação da voz de um investigador, ou acariciar enquanto falava diretamente com os animais. Os resultados mostraram que falar ao vivo era o melhor “intensificador de humor” para os animais.

Segundo o EurekAlert, a variabilidade da frequência cardíaca era maior quando se falava diretamente com os bovinos, o que indica que os animais se estavam a divertir com a interação humana. Além disso, depois dessa “conversa direta”, as frequências cardíacas foram mais baixas do que após ouvirem uma voz gravada, o que mostra que os animais ficaram mais relaxados.

Normalmente, uma vaca mais relaxada tende a esticar o pescoço, “como faz quando se limpa”, esclarece a investigadora. “Além disso, acredita-se que as posições das orelhas podem indicar o humor dos animais: orelhas caídas e posições mais baixas parecem estar ligadas ao relaxamento.”

Esta pesquisa envolveu apenas um rebanho e uma única gravação, pelo que Lange quer mais investigações para obter resultados mais precisos e verificar se estes são válidos para diferentes rebanhos e situações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …