As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz gravada.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, na Áustria, quis descobrir se as vacas respondem de maneira diferente ao som das vozes gravadas em comparação com a voz “viva” de um ser humano a falar diretamente com os animais.

O novo estudo, cujo artigo científico foi publicado no dia 15 de outubro na Frontiers in Psychology, sugere que “falar ao vivo é mais relaxante para os animais do que gravar uma voz humana”, disse a investigadora Annika Lange. “As interações podem ser menos positivas quando se tornam artificiais através da padronização”, completou.

A equipa trabalhou com um rebanho de 28 bovinos e comparou os benefícios de acariciar as vacas enquanto reproduzia uma gravação da voz de um investigador, ou acariciar enquanto falava diretamente com os animais. Os resultados mostraram que falar ao vivo era o melhor “intensificador de humor” para os animais.

Segundo o EurekAlert, a variabilidade da frequência cardíaca era maior quando se falava diretamente com os bovinos, o que indica que os animais se estavam a divertir com a interação humana. Além disso, depois dessa “conversa direta”, as frequências cardíacas foram mais baixas do que após ouvirem uma voz gravada, o que mostra que os animais ficaram mais relaxados.

Normalmente, uma vaca mais relaxada tende a esticar o pescoço, “como faz quando se limpa”, esclarece a investigadora. “Além disso, acredita-se que as posições das orelhas podem indicar o humor dos animais: orelhas caídas e posições mais baixas parecem estar ligadas ao relaxamento.”

Esta pesquisa envolveu apenas um rebanho e uma única gravação, pelo que Lange quer mais investigações para obter resultados mais precisos e verificar se estes são válidos para diferentes rebanhos e situações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …