As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz gravada.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, na Áustria, quis descobrir se as vacas respondem de maneira diferente ao som das vozes gravadas em comparação com a voz “viva” de um ser humano a falar diretamente com os animais.

O novo estudo, cujo artigo científico foi publicado no dia 15 de outubro na Frontiers in Psychology, sugere que “falar ao vivo é mais relaxante para os animais do que gravar uma voz humana”, disse a investigadora Annika Lange. “As interações podem ser menos positivas quando se tornam artificiais através da padronização”, completou.

A equipa trabalhou com um rebanho de 28 bovinos e comparou os benefícios de acariciar as vacas enquanto reproduzia uma gravação da voz de um investigador, ou acariciar enquanto falava diretamente com os animais. Os resultados mostraram que falar ao vivo era o melhor “intensificador de humor” para os animais.

Segundo o EurekAlert, a variabilidade da frequência cardíaca era maior quando se falava diretamente com os bovinos, o que indica que os animais se estavam a divertir com a interação humana. Além disso, depois dessa “conversa direta”, as frequências cardíacas foram mais baixas do que após ouvirem uma voz gravada, o que mostra que os animais ficaram mais relaxados.

Normalmente, uma vaca mais relaxada tende a esticar o pescoço, “como faz quando se limpa”, esclarece a investigadora. “Além disso, acredita-se que as posições das orelhas podem indicar o humor dos animais: orelhas caídas e posições mais baixas parecem estar ligadas ao relaxamento.”

Esta pesquisa envolveu apenas um rebanho e uma única gravação, pelo que Lange quer mais investigações para obter resultados mais precisos e verificar se estes são válidos para diferentes rebanhos e situações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …

Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d'Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue. O psicólogo Quintino Aires foi afastado do …

Nunca houve tão poucos médicos especialistas em exclusividade no SNS. São menos de 5000

O SNS perdeu 1284 médicos em regime de exclusividade nos últimos cinco anos. Nunca houve tão poucos especialistas a trabalhar de forma exclusiva no Serviço Nacional de Saúde. Segundo avança o jornal Público, nunca houve tão …