Num matadouro polaco, as vacas doentes eram abatidas para consumo

As imagens captadas por uma câmara oculta num matadouro polaco mostram vacas incapazes de andar a serem abatidas para consumo.

As imagens divulgadas pela TVN24 foram captadas num matadouro na região de Mazóvia, no centro da Polónia, e mostram vacas doentes, incapazes de andar, a serem arrastadas para fora de camiões, com cordas amarradas aos chifres ou às pernas.

O repórter Patryk Szczepaniak infiltrou-se no matadouro e permaneceu lá quase três semanas. Segundo o jornalista, uma vez mortos os animais, as suas carcaças eram automaticamente marcadas como seguras para consumo humano, sem a intervenção de qualquer profissional de saúde animal.

Szczepaniak era uma das pessoas que fazia essa marcação. Segundo o Expresso, tinha também de raspar a carne com uma faca para eliminar quaisquer sinais de tumores ou outras doenças.

No matadouro, o cheiro a carne podre chegava a ser insuportável e, muitas vezes, quem trabalhava lá tinha de comer aquela carne. Aliás, o semanário adianta que isso poderá também acontecer a cidadãos de outros países europeus sem saberem, dado que 80% da carne de vaca produzida na Polónia é exportada – mais de 400 mil toneladas por ano.

As operações no matadouro polaco aconteciam durante a noite. O supervisor oficial da área anunciou que há atualmente investigações em curso e o veterinário que tinha a cargo aquela exploração já foi despedido.

Ao The Guardian, Chris Elliot, fundador do Institute for Global Food Security explicou que “se houver a mais pequena prova de que alguma desta carne deixou a Polónia, então existe o potencial para um alerta de segurança a nível europeu, com o envolvimento de muitas agências reguladoras e eventualmente de forças policiais em toda a Europa”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Caro “Eu!”, se fosse só para esses…
    O veterinário dessa exploração foi despedido, OK – mas e os donos? Qual é a reponsabilidade de quem, criminosamente, comercializou esta carne que sabe-se lá onde estará e quem consumiu…
    É o lucro, só o lucro e mais o LUCRO!!!!
    Triste caminho que a humanidade está a seguir….

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …