Num matadouro polaco, as vacas doentes eram abatidas para consumo

As imagens captadas por uma câmara oculta num matadouro polaco mostram vacas incapazes de andar a serem abatidas para consumo.

As imagens divulgadas pela TVN24 foram captadas num matadouro na região de Mazóvia, no centro da Polónia, e mostram vacas doentes, incapazes de andar, a serem arrastadas para fora de camiões, com cordas amarradas aos chifres ou às pernas.

O repórter Patryk Szczepaniak infiltrou-se no matadouro e permaneceu lá quase três semanas. Segundo o jornalista, uma vez mortos os animais, as suas carcaças eram automaticamente marcadas como seguras para consumo humano, sem a intervenção de qualquer profissional de saúde animal.

Szczepaniak era uma das pessoas que fazia essa marcação. Segundo o Expresso, tinha também de raspar a carne com uma faca para eliminar quaisquer sinais de tumores ou outras doenças.

No matadouro, o cheiro a carne podre chegava a ser insuportável e, muitas vezes, quem trabalhava lá tinha de comer aquela carne. Aliás, o semanário adianta que isso poderá também acontecer a cidadãos de outros países europeus sem saberem, dado que 80% da carne de vaca produzida na Polónia é exportada – mais de 400 mil toneladas por ano.

As operações no matadouro polaco aconteciam durante a noite. O supervisor oficial da área anunciou que há atualmente investigações em curso e o veterinário que tinha a cargo aquela exploração já foi despedido.

Ao The Guardian, Chris Elliot, fundador do Institute for Global Food Security explicou que “se houver a mais pequena prova de que alguma desta carne deixou a Polónia, então existe o potencial para um alerta de segurança a nível europeu, com o envolvimento de muitas agências reguladoras e eventualmente de forças policiais em toda a Europa”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Caro “Eu!”, se fosse só para esses…
    O veterinário dessa exploração foi despedido, OK – mas e os donos? Qual é a reponsabilidade de quem, criminosamente, comercializou esta carne que sabe-se lá onde estará e quem consumiu…
    É o lucro, só o lucro e mais o LUCRO!!!!
    Triste caminho que a humanidade está a seguir….

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …