As imagens captadas por uma câmara oculta num matadouro polaco mostram vacas incapazes de andar a serem abatidas para consumo.
As imagens divulgadas pela TVN24 foram captadas num matadouro na região de Mazóvia, no centro da Polónia, e mostram vacas doentes, incapazes de andar, a serem arrastadas para fora de camiões, com cordas amarradas aos chifres ou às pernas.
O repórter Patryk Szczepaniak infiltrou-se no matadouro e permaneceu lá quase três semanas. Segundo o jornalista, uma vez mortos os animais, as suas carcaças eram automaticamente marcadas como seguras para consumo humano, sem a intervenção de qualquer profissional de saúde animal.
Szczepaniak era uma das pessoas que fazia essa marcação. Segundo o Expresso, tinha também de raspar a carne com uma faca para eliminar quaisquer sinais de tumores ou outras doenças.
No matadouro, o cheiro a carne podre chegava a ser insuportável e, muitas vezes, quem trabalhava lá tinha de comer aquela carne. Aliás, o semanário adianta que isso poderá também acontecer a cidadãos de outros países europeus sem saberem, dado que 80% da carne de vaca produzida na Polónia é exportada – mais de 400 mil toneladas por ano.
As operações no matadouro polaco aconteciam durante a noite. O supervisor oficial da área anunciou que há atualmente investigações em curso e o veterinário que tinha a cargo aquela exploração já foi despedido.
Ao The Guardian, Chris Elliot, fundador do Institute for Global Food Security explicou que “se houver a mais pequena prova de que alguma desta carne deixou a Polónia, então existe o potencial para um alerta de segurança a nível europeu, com o envolvimento de muitas agências reguladoras e eventualmente de forças policiais em toda a Europa”.
E para o McDonald’s e companhia, carne de vaca doente, serve muito bem!…
Caro “Eu!”, se fosse só para esses…
O veterinário dessa exploração foi despedido, OK – mas e os donos? Qual é a reponsabilidade de quem, criminosamente, comercializou esta carne que sabe-se lá onde estará e quem consumiu…
É o lucro, só o lucro e mais o LUCRO!!!!
Triste caminho que a humanidade está a seguir….