/

Usar apenas máscara pode ser muito perigoso, alerta “Dr. Fauci sueco”

4

Anders Wiklund / EPA

Anders Tegnell

O epidemiologista sueco Anders Tegnell argumenta que é “muito perigoso” se as pessoas pensarem que a máscara é suficiente para travar a disseminação do novo coronavírus.

Anders Tegnell é o epidemiologista-chefe da Agência de Saúde Pública da Suécia, ocupando um cargo semelhante ao de Anthony Fauci, nos Estados Unidos. O especialista argumenta que é “muito perigoso” se as pessoas pensarem que a máscara é suficiente para travar a disseminação do novo coronavírus.

Tegnell destacou que países em que há um amplo uso da máscara, como Bélgica e Espanha, ainda registam taxas crescentes de casos de covid-19.

“As máscaras podem ser um complemento para outras coisas quando outras coisas são feitas corretamente”, disse o especialista nórdico, citado pelo New York Post. “Mas começar com máscaras e depois pensar que pode lotar os seus autocarros ou shoppings – isso é definitivamente um erro”.

À medida que a evolução do número diário de novos casos vai abrandando, Tegnell entende que “não faz sentido usar máscara na Suécia, nem mesmo nos transportes públicos”. O sueco corrobora as suas insinuações com a falta de evidências científicas de que a máscara é eficaz na prevenção da infeção.

“Estou surpreendido por não termos mais ou melhores estudos a mostrar o efeito que as máscaras realmente têm”, disse Tegnell ao diário britânico UK Times.

A Suécia registou pelo menos 85.000 casos positivos, incluindo mais de 5.800 mortes, de acordo com os últimos dados da Universidade Johns Hopkins.

ZAP //

4 Comments

  1. É importante usar cuecas e também parece ser importante proteger-se durante o acto sexual ainda que até agora não esteja provado que o vírus se transmita por esta via.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.