UPS proibiu os seus camiões de virar à esquerda (e poupa milhões com isso)

Evitar ao máximo virar à esquerda. É este o “mantra” dos motoristas da transportadora americana UPS, que diariamente distribui cerca de 18,3 milhões de pacotes e documentos.

Com esta política, os motoristas da UPS não utilizam o caminho mais curto para chegar a um determinado destino, nem evitam o facto de ficarem mais tempo presos no trânsito, mas ganham outras coisas que permitiu à empresa americana poupar milhões.

E porque é que fazem isto? Virar à esquerda (ou à direita nos países onde o volante é do lado esquerdo) faz com que o condutor tenha de esperar que o semáforo ou os carros do sentido oposto deem uma oportunidade para cruzar. Além disso, torna também mais provável uma colisão entre veículos.

Desde 2004 que a transportadora aplica este critério, o que lhe permitiu economizar anualmente cerca de 38 milhões de litros de combustível, deixando também de emitir 20 mil toneladas de dióxido de carbono.

Além disso, permitiu aos condutores serem mais eficientes, já que, de acordo com os dados da empresa, entregam mais 350 mil pacotes do que anteriormente.

O software que escolhe as rotas dos motoristas, batizado de Orion, tem um algoritmo com mais de mil páginas que não determina o caminho mais curto mas sim o mais conveniente.

“O Orion não traça necessariamente a rota perfeita para os nossos condutores, que fazem em média 120 paragens por dia“, diz Myron Gray, líder de operações da UPS nos Estados Unidos. “Em vez disso, escolhe entre triliões de potenciais rotas para dar um caminho mais eficiente. Sim, triliões“, destaca.

Será que realmente funciona?

O famoso programa de televisão “Caçadores de Mitos”, do Discovery Channel, decidiu testar e acabou por comprovar que este sistema realmente funciona.

Para isso, foram colocados dois veículos com o mesmo número de entregas. Um virou à esquerda oito vezes e outras quatro à direita, enquanto que o outro só virou uma vez à esquerda e outras 23 à direita.

O “mantra” da UPS não foi o ideal em termos de tempo e distância, já que foi preciso percorrer quase 11 quilómetros em 61 minutos para completar as entregas. Enquanto isso, com mais viragens à esquerda, o outro camião percorreu apenas 8,3 quilómetros em 52 minutos.

Porém, quando falamos de economizar combustível, a situação inverteu-se. Virar à direita exigiu apenas 1,81 litros de gasolina, enquanto que à esquerda foram usados 3,08 litros.

A conclusão é que, ainda que se note uma grande poupança, esta ideia funciona com a UPS porque é uma empresa com mais de 100 mil veículos. Com um motorista comum, os resultados não seriam os mesmos.

Os responsáveis pela experiência afirmam que, para se notar uma economia geral, todos os motoristas de uma determinada cidade teriam de ser proibidos de virar à esquerda.

ZAP // BBC

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Falta acrescentar à notícia q, na América, qd o semáforo está vermelho para seguir em frente ou à esquerda, pode-se virar à direita. Desta forma, mesmo q se apanhe os semáforos sempre vermelhos, virando à direita nunca se pára.
    Daí a poupança no combustível.
    Cá em Portugal, seriam paragens sucessivas nos vermelhos.

    • Bem visto, realmente assim é, e por cá deveríamos adotar a mesma política que ajudaria muito o trânsito.
      Não como regra (pois nos EU também não é sempre que se pode fazer isto), mas na maioria das situações, iria ajudar.

  2. Boa ideia
    Comigo ja comecou a dar frutos
    Sai do trabalho em direção a casa e passados 20 minutos quando dei por mim ja estava de novo no trabalho.
    comecei de imediato a adiantar o trabalho de amanha

    • Muito bom… muito bom mesmo… É o chamado ciclo virtuoso. Se o Costa se lembra de implementar esta é agora que o país vai para a frente… ou anda em círculos… já nem sei bem

RESPONDER

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …

Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d'Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue. O psicólogo Quintino Aires foi afastado do …

Nunca houve tão poucos médicos especialistas em exclusividade no SNS. São menos de 5000

O SNS perdeu 1284 médicos em regime de exclusividade nos últimos cinco anos. Nunca houve tão poucos especialistas a trabalhar de forma exclusiva no Serviço Nacional de Saúde. Segundo avança o jornal Público, nunca houve tão …

Já pode comprar ações de obras de arte como se fosse a bolsa de valores

Já é possível comprar ações de obras de arte como se da bolsa de valores se tratasse. A plataforma Masterworks está a tentar trazer a arte das elites para todos. No outono de 2018, uma obra …