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UPS proibiu os seus camiões de virar à esquerda (e poupa milhões com isso)

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Evitar ao máximo virar à esquerda. É este o “mantra” dos motoristas da transportadora americana UPS, que diariamente distribui cerca de 18,3 milhões de pacotes e documentos.

Com esta política, os motoristas da UPS não utilizam o caminho mais curto para chegar a um determinado destino, nem evitam o facto de ficarem mais tempo presos no trânsito, mas ganham outras coisas que permitiu à empresa americana poupar milhões.

E porque é que fazem isto? Virar à esquerda (ou à direita nos países onde o volante é do lado esquerdo) faz com que o condutor tenha de esperar que o semáforo ou os carros do sentido oposto deem uma oportunidade para cruzar. Além disso, torna também mais provável uma colisão entre veículos.

Desde 2004 que a transportadora aplica este critério, o que lhe permitiu economizar anualmente cerca de 38 milhões de litros de combustível, deixando também de emitir 20 mil toneladas de dióxido de carbono.

Além disso, permitiu aos condutores serem mais eficientes, já que, de acordo com os dados da empresa, entregam mais 350 mil pacotes do que anteriormente.

O software que escolhe as rotas dos motoristas, batizado de Orion, tem um algoritmo com mais de mil páginas que não determina o caminho mais curto mas sim o mais conveniente.

“O Orion não traça necessariamente a rota perfeita para os nossos condutores, que fazem em média 120 paragens por dia“, diz Myron Gray, líder de operações da UPS nos Estados Unidos. “Em vez disso, escolhe entre triliões de potenciais rotas para dar um caminho mais eficiente. Sim, triliões“, destaca.

Será que realmente funciona?

O famoso programa de televisão “Caçadores de Mitos”, do Discovery Channel, decidiu testar e acabou por comprovar que este sistema realmente funciona.

Para isso, foram colocados dois veículos com o mesmo número de entregas. Um virou à esquerda oito vezes e outras quatro à direita, enquanto que o outro só virou uma vez à esquerda e outras 23 à direita.

O “mantra” da UPS não foi o ideal em termos de tempo e distância, já que foi preciso percorrer quase 11 quilómetros em 61 minutos para completar as entregas. Enquanto isso, com mais viragens à esquerda, o outro camião percorreu apenas 8,3 quilómetros em 52 minutos.

Porém, quando falamos de economizar combustível, a situação inverteu-se. Virar à direita exigiu apenas 1,81 litros de gasolina, enquanto que à esquerda foram usados 3,08 litros.

A conclusão é que, ainda que se note uma grande poupança, esta ideia funciona com a UPS porque é uma empresa com mais de 100 mil veículos. Com um motorista comum, os resultados não seriam os mesmos.

Os responsáveis pela experiência afirmam que, para se notar uma economia geral, todos os motoristas de uma determinada cidade teriam de ser proibidos de virar à esquerda.

ZAP // BBC

7 Comments

  1. Falta acrescentar à notícia q, na América, qd o semáforo está vermelho para seguir em frente ou à esquerda, pode-se virar à direita. Desta forma, mesmo q se apanhe os semáforos sempre vermelhos, virando à direita nunca se pára.
    Daí a poupança no combustível.
    Cá em Portugal, seriam paragens sucessivas nos vermelhos.

    • Bem visto, realmente assim é, e por cá deveríamos adotar a mesma política que ajudaria muito o trânsito.
      Não como regra (pois nos EU também não é sempre que se pode fazer isto), mas na maioria das situações, iria ajudar.

  2. Boa ideia
    Comigo ja comecou a dar frutos
    Sai do trabalho em direção a casa e passados 20 minutos quando dei por mim ja estava de novo no trabalho.
    comecei de imediato a adiantar o trabalho de amanha

    • Muito bom… muito bom mesmo… É o chamado ciclo virtuoso. Se o Costa se lembra de implementar esta é agora que o país vai para a frente… ou anda em círculos… já nem sei bem

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