Uma única fotografia no Reddit poderá ter estragado a Internet para sempre

Um tribunal nova-iorquino considerou que fazer embed de um tweet em sites noticiosos constitui uma violação dos direitos de autor. Os acusados afirmam que esta decisão “pode transformar a Internet que conhecemos hoje”.

Em 2016, um fotografia do jogador de futebol americano Tom Brady, fotografada por Justin Goldan, requerente neste caso judicial, tornou-se viral nas redes sociais. A imagem, partilhada pelo fotógrafo no Snapchat, viralizou rapidamente, tendo chegado ao Reddit e ao Twitter por mãos que não as suas.

De acordo com o Público, a fotografia foi parar rapidamente a órgãos de comunicação que incorporaram o tweet nas suas notícias sobre o jogador – e sobre a sua interferência na contratação do jogador de basquetebol Kevin Durant pelos Boston Celtics.

A imagem era assim visível na íntegra nas páginas dos jornais online, “sem necessidade de o utilizador carregar numa hiperligação para a visualizar”. O fotógrafo acusa os meios de comunicação em causa de divulgar a sua imagem, violando o seu direito exclusivo sobre a fotografia.

Na passada quinta-feira, um tribunal nova-iorquino anunciou que, neste caso, incorporar publicações do Twitter em sites noticiosos constitui uma violação dos direitos de autor.

Segundo o The Outline, a juíza Katherine B. Forrest decretou que os órgãos de comunicação social violam “o direito de exposição exclusiva” do fotógrafo Goldman a partir do momento em que incorporam a fotografia em causa para que esta apareça nos seus sites noticiosos.

Os embed são códigos que permitem que elementos multimédia sejam incorporados numa outra página (um twitter pode, assim, ser incorporado num site noticioso). “O facto de a imagem estar alojada num outro servidor não os protege deste resultado“, lê-se no acórdão do tribunal.

Embora esta decisão possa ir ainda a recurso, a argumentação jurídica que dá razão ao fotógrafo pode vir a ser aplicada em muitos outros casos semelhantes, podendo causar “um efeito medonho na funcionalidade central da web”, referem os acusados.

Segundo a Electronic Frontier Foundation, se esta medida for aprovada, irá ameaçar “a prática omnipresente da presença online que beneficia milhões de utilizadores da Internet todos os dias”.

O próprio acórdão do tribunal admite que “hoje, muitos sites fazem embed de publicações do Twitter nos seus próprios conteúdos”, pelo que esta decisão iria mudar para sempre a Internet como a conhecemos – um lugar no qual o utilizador é (ou era) livre de compartilhar nova informação como entendesse.

Entre os acusados estão nove grupos de comunicação social, como a Time, o Boston Globe ou o Yahoo.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

      • Por acaso, mesmo só por acaso. não és obrigado a trabalhar!
        Podes, se preferes, dedicar-te a arrumar carros ou pedir o subsídio de reinserção social e viver à custa dos que trabalham e dos que dão emprego.
        Na minha modesta opinião, deduzo que é mesmo isso que preferes!

        • O capitalismo é para o Baruck e o Jerónimo o sistema moralmente certo. Todas as práticas da banca privada do capitalismo, das falências fraudulentas não pagando a quem quer apenas trabalhar e fugindo com o dinheiro atribuído por governos ou autarquias (isto é, pelos contribuintes) só prova, tanto para o Baruck como para o Jerónimo, que o capitalismo é que está certo. Na minha modesta opinião, devem ambos estar metidos nestas roubalheiras criminosas do capitalismo. Porquê servir o povo se se pode servir apenas alguns, os senhores do capitalismo, e roubar os restantes?

          • Estás a confundir capitalismo por gajos sem escrúpulos.
            Mais ainda quem “Rouba” os contribuintes é o estado dito socialista.
            Mas sim diz-me mais sobre como o comunismo/socialismo são muito bons.

  1. Não é novidade nenhuma que não se pode usar o trabalho dos outros sem permissão. É por isso que o Google e companhia têm um filtro para pesquisa de imagens com licença livre.

  2. Todos esses direitos sobre fotos em publico de pessoas e coisas, deveriam acabar a partir do momento em que são publicados pela 1ª vez. Se o tornas público assim fica.

    • Então não era. Por essa ordem de ideias assim que uma música é publicada passa a pertencer à humanidade e o autor que se lixe. O mesmo é válido para fotografias, livros, …

      • Tem que haver é ordem nas ideias e não ser tudo pela mesma bitola ,fotografias de pessoas em público ( não em estúdio ou com preparação) não requer trabalho como compor uma música ou escrever um livro, é apenas um momento e como tal o direito deveria ser na mesma proporção . A foto em questão é de jogador num jogo público.

        • Sim, mas a qualidade da imagem, as cores, a posição da luz, o tempo de abertura, etc etc etc, vem da experiência, dos estudos, do equipamento do fotógrafo, ele faz de isso a sua vida e o seu sustento.
          Tu achas que ele foi ao jogo passar umas horas, comer uns couratos e beber umas bejecas, e enquanto estava ai, sacou do seu belo iPhone X do bolso e disparou uma foto e pumba, upload para o snap?

          • Local público e em público. Publica de borla ou vende e apenas uma vez!
            Não sei o são bejecas e couratos e i phone X tb não, upload e snap muito menos. Não sei tb o que é disparar foto ! O pumba acho que era um javali da disney.
            Já agora, manifestei a minha opinião e vi a sua (não a TUA porque eu não sei quem és) , não estou num debate por isso , adeus.

            • LOL, se não sabes realmente o que são estas coisas todas, então devias parar para pensar o quanto ignorante TU és.

              Perdão, se te ofendo a tratar-te por tu, mas realmente mais respeito que este só dou a pessoas mais velhas (não sei a tua idade) e/ou pessoas a que esse respeito de deve ou merece.

              Na altura não me tinha apercebido de quanto ignorante és em relação ao mundo que te rodeia, mas ja tinha perdido o respeito quando dizes que o trabalho dos outros não tem o devido valor sem realmente saberes o que isso significa, gostava de saber se tens a idea em relação ao teu trabalho (a menos que vivas de subsídios)

              quanto a isto não ser debate, depois de teres respondido 2 vezes na mesma sequencia e a pessoas diferentes, parece um comentário interessante, mas fico mais com a idea que a tua resposta foi mais ao estilo de menino que não sabe bem o que responder e então responde “Não sei”, algo do estilo “Joana, quem estragou isto” e levas com a resposta “Não sei” e terminas com as birras de pirralhos (pirralho, mais uma expressão que certamente desconheces) que dizem “Já não brinco mais contigo, adeus”

              Bom enfim, vai lá fazer queixas á mãezinha e volta quando cresceres. (não me refiro a tua idade mas sim a maturidade)

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …