//

Quem é o maior inimigo dos EUA? A União Europeia, respondeu Trump

3

Chris Ratcliffe / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a visita ao Reino Unido

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje, em declarações à CBS, que a União Europeia, a Rússia e a China são inimigos dos Estados Unidos.

Numa entrevista à CBS News, quando questionado pelo jornalista Jeff Glor a identificar qual é actualmente “o seu pior inimigo global”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começou por nomear a União Europeia como “inimigo”.

“Eu penso que temos muitos inimigos. Acho que a União Europeia é um inimigo, tendo em conta o que eles fizeram connosco no que respeita ao comércio. A Rússia é um inimigo em vários aspectos e a China é um inimigo económico”, disse Donald Trump.

“Respeito os líderes desses países. Mas, no que diz respeito ao comércio, aproveitaram-se de nós, e muitos desses países estão na NATO e não pagaram as contas“, acrescentou Donald Trump.

As declarações de Trump à CBS, realizada durante a sua visita à Escócia, surgem depois de uma tensa cimeira da NATO, onde o presidente dos EUA criticou os seus aliados, e depois de um encontro com Theresa May, onde desconsiderou a líder britânica, elogiou os seus adversários internos e lhe sugeriu que não negoceie o Brexit. Este domingo, May revelou que Trump lhe disse para “processar a União Europeia”.

Referindo-se ainda à China, Donald Trump explicou que o facto de o país ser um inimigo económico dos EUA não significa que sejam “maus”, mas sim “competitivos”.

A Alemanha tem também sido um dos principais alvos das críticas de Trump, que na entrevista à CBS volta a criticar a maior economia europeia devido às suas ligações à Rússia. “Há muita raiva por a Alemanha estar a pagar milhares de milhões de dólares à Rússia. Também penso que é muito mau para a Alemanha”.

“Será que estão a levantar a bandeira branca?”, questionou Trump.

Donald Trump vai participar, esta segunda-feira, numa cimeira com o Presidente Russo, Vladimir Putin, que irá decorrer em Helsínquia, na Finlândia. O Presidente dos Estados Unidos da América, garantiu hoje não partir com grandes expectativas para o encontro com o homólogo russo.

“Não vou para a cimeira com altas expectativas”, disse Donald Trump.

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.