Quem é o maior inimigo dos EUA? A União Europeia, respondeu Trump

Chris Ratcliffe / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a visita ao Reino Unido

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje, em declarações à CBS, que a União Europeia, a Rússia e a China são inimigos dos Estados Unidos.

Numa entrevista à CBS News, quando questionado pelo jornalista Jeff Glor a identificar qual é actualmente “o seu pior inimigo global”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começou por nomear a União Europeia como “inimigo”.

“Eu penso que temos muitos inimigos. Acho que a União Europeia é um inimigo, tendo em conta o que eles fizeram connosco no que respeita ao comércio. A Rússia é um inimigo em vários aspectos e a China é um inimigo económico”, disse Donald Trump.



“Respeito os líderes desses países. Mas, no que diz respeito ao comércio, aproveitaram-se de nós, e muitos desses países estão na NATO e não pagaram as contas“, acrescentou Donald Trump.

As declarações de Trump à CBS, realizada durante a sua visita à Escócia, surgem depois de uma tensa cimeira da NATO, onde o presidente dos EUA criticou os seus aliados, e depois de um encontro com Theresa May, onde desconsiderou a líder britânica, elogiou os seus adversários internos e lhe sugeriu que não negoceie o Brexit. Este domingo, May revelou que Trump lhe disse para “processar a União Europeia”.

Referindo-se ainda à China, Donald Trump explicou que o facto de o país ser um inimigo económico dos EUA não significa que sejam “maus”, mas sim “competitivos”.

A Alemanha tem também sido um dos principais alvos das críticas de Trump, que na entrevista à CBS volta a criticar a maior economia europeia devido às suas ligações à Rússia. “Há muita raiva por a Alemanha estar a pagar milhares de milhões de dólares à Rússia. Também penso que é muito mau para a Alemanha”.

“Será que estão a levantar a bandeira branca?”, questionou Trump.

Donald Trump vai participar, esta segunda-feira, numa cimeira com o Presidente Russo, Vladimir Putin, que irá decorrer em Helsínquia, na Finlândia. O Presidente dos Estados Unidos da América, garantiu hoje não partir com grandes expectativas para o encontro com o homólogo russo.

“Não vou para a cimeira com altas expectativas”, disse Donald Trump.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …

Chegou em maio, saiu em junho: a passagem de Gattuso pela Fiorentina

Gennaro Gattuso chegou ao clube italiano no final de maio mas, a meio de junho, já deixou a Fiorentina. Sérgio Oliveira já não deve seguir para Florença. Gennaro Gattuso foi apresentado como treinador da Fiorentina há …

Venda de barragens. Governo terá permitido à EDP vender direito não previsto nos contratos

O Governo permitiu à EDP vender um direito das barragens no Douro à Engie que não era permitido no seu contrato de concessão. A conclusão é do Bloco de Esquerda após analisar a documentação sobre o …

Salário milionário e verba de 18 milhões. Matheus Nunes perto de rumar ao Everton

Matheus Nunes está muito perto de se transferir para o Everton, segundo relatos da imprensa nacional. O luso-brasileiro pode render 18 milhões de euros ao Sporting. O interesse do Everton em Matheus Nunes não é de …