Trump aconselhou May a processar a União Europeia

Chris Ratcliffe / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a primeira-ministra do britânica, Theresa May

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou este domingo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe disse para “processar a União Europeia” no âmbito das negociações do Brexit.

Em entrevista ao jornal britânico The Sun, publicada na quinta-feira durante a primeira visita oficial do presidente ao Reino Unido, Trump disse que tinha dado um conselho a Theresa May, mas que a primeira-ministra britânica o tinha ignorado.

Ao lado de May, durante uma conferência de imprensa na sexta-feira, Donald Trump foi questionado sobre o que tinha dito à primeira-ministra. Trump ressalvou que tinha dado “não um conselho, mas uma sugestão” e que entendia completamente porque May tinha achado a proposta “demasiado dura”. Contudo, não revelou o que tinha sugerido.

Na manhã deste domingo, a primeira ministra terminou com o mistério. Numa entrevista à BBC, o jornalista Andrew Marr perguntou-lhe qual tinha sido a sugestão de Trump que May tinha achado “brutal”. “Disse-me para processar a UE, e não entrar em negociações“, afirmou Theresa May.

Theresa May reafirma que, ao deixar a UE, o Reino Unido vai fazer acordos comerciais com outras nações, vai acabar com a livre circulação de pessoas e deixar de seguir as regras impostas pelo Tribunal Europeu de Justiça.

A primeira-ministra britânica defendeu o seu projecto para o Brexit e pediu apoio dos seus críticos. O governo britânico enfrenta uma profunda divisão interna, devido à forma como May tem negociado a saída da UE.

A semana passada, membros do Partido Conservador favoráveis ao chamado “hard Brexit”, a ruptura mais radical com a UE, sem participação no mercado único, demitiram-se dos seus cargos por considerarem o plano de May demasiado suave.

O então ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson, anunciou na segunda-feira a demissão do governo, horas depois de o ministro especial para o Brexit, David Davis, também ter renunciado em ruptura com May. Ambos os políticos são contra a manutenção de laços económicos com a UE, programada para março do ano que vem.

Na entrevista à BBC, May insistiu que a sua proposta permite que o Reino Unido faça os seus próprios acordos comerciais, apesar de prever regras comerciais comuns com a UE, e realça que essas regras são necessárias para proteger o emprego em empresas que cruzam fronteiras no território europeu.

Antes de se encontrar com May, o presidente dos EUA tinha criticado a forma como a primeira-ministra está a conduzir o Brexit. A entrevista de Trump ao jornal The Sun, publicada no mesmo dia em que o presidente norte-americano chegou ao Reino Unido, colocou o governo britânico numa situação delicada.

Na entrevista, Donald Trump diz que a proposta de May de uma área de livre comércio de bens com a UE “mataria” qualquer perspectiva de negócios com os EUA. Na mesma entrevista, o presidente elogia Boris Johnson, que se encontra em ruptura com Theresa May, e critica o presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan.

“Fake news” e protestos

Questionado sobre as críticas que fez a May, Trump disse que a primeira-ministra faz um trabalho magnífico e chamou à própria entrevista fake news. O presidente americano sustenta que, na edição da entrevista que deu ao Sun, o jornal omitiu as declarações positivas que fez sobre May. Isso, segundo Trump, equivale a “fake news”.

Além de mal estar no governo britânico, a visita de Trump também gerou protestos. Manifestantes contrários à visita de Trump organizaram acções em diferentes cidades do Reino Unido.

Em Londres, onde dezenas de milhares de pessoas saíram à rua em protesto contra o presidente americano, um balão representando Trump como um “bebé chorão”, de fraldas e com um telemóvel na mão, voou ao lado do Parlamento britânico e em Trafalgar Square.

Trump esteve dois dias em Inglaterra, onde se encontrou com Theresa May e com a Rainha Elizabeth 2ª, após o que seguiu para a Escócia, onde passou o fim de semana no seu clube de golfe.

ZAP // BBC / EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos anuncia candidatura à liderança do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos anunciou, no Facebook, novidades para terça-feira, às 21h, num hotel do Porto. Luís Marques Mendes disse, na SIC, que será nessa altura que apresentará a sua candidatura à liderança do CDS. …

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …