Trump aconselhou May a processar a União Europeia

Chris Ratcliffe / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a primeira-ministra do britânica, Theresa May

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou este domingo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe disse para “processar a União Europeia” no âmbito das negociações do Brexit.

Em entrevista ao jornal britânico The Sun, publicada na quinta-feira durante a primeira visita oficial do presidente ao Reino Unido, Trump disse que tinha dado um conselho a Theresa May, mas que a primeira-ministra britânica o tinha ignorado.

Ao lado de May, durante uma conferência de imprensa na sexta-feira, Donald Trump foi questionado sobre o que tinha dito à primeira-ministra. Trump ressalvou que tinha dado “não um conselho, mas uma sugestão” e que entendia completamente porque May tinha achado a proposta “demasiado dura”. Contudo, não revelou o que tinha sugerido.

Na manhã deste domingo, a primeira ministra terminou com o mistério. Numa entrevista à BBC, o jornalista Andrew Marr perguntou-lhe qual tinha sido a sugestão de Trump que May tinha achado “brutal”. “Disse-me para processar a UE, e não entrar em negociações“, afirmou Theresa May.

Theresa May reafirma que, ao deixar a UE, o Reino Unido vai fazer acordos comerciais com outras nações, vai acabar com a livre circulação de pessoas e deixar de seguir as regras impostas pelo Tribunal Europeu de Justiça.

A primeira-ministra britânica defendeu o seu projecto para o Brexit e pediu apoio dos seus críticos. O governo britânico enfrenta uma profunda divisão interna, devido à forma como May tem negociado a saída da UE.

A semana passada, membros do Partido Conservador favoráveis ao chamado “hard Brexit”, a ruptura mais radical com a UE, sem participação no mercado único, demitiram-se dos seus cargos por considerarem o plano de May demasiado suave.

O então ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson, anunciou na segunda-feira a demissão do governo, horas depois de o ministro especial para o Brexit, David Davis, também ter renunciado em ruptura com May. Ambos os políticos são contra a manutenção de laços económicos com a UE, programada para março do ano que vem.

Na entrevista à BBC, May insistiu que a sua proposta permite que o Reino Unido faça os seus próprios acordos comerciais, apesar de prever regras comerciais comuns com a UE, e realça que essas regras são necessárias para proteger o emprego em empresas que cruzam fronteiras no território europeu.

Antes de se encontrar com May, o presidente dos EUA tinha criticado a forma como a primeira-ministra está a conduzir o Brexit. A entrevista de Trump ao jornal The Sun, publicada no mesmo dia em que o presidente norte-americano chegou ao Reino Unido, colocou o governo britânico numa situação delicada.

Na entrevista, Donald Trump diz que a proposta de May de uma área de livre comércio de bens com a UE “mataria” qualquer perspectiva de negócios com os EUA. Na mesma entrevista, o presidente elogia Boris Johnson, que se encontra em ruptura com Theresa May, e critica o presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan.

“Fake news” e protestos

Questionado sobre as críticas que fez a May, Trump disse que a primeira-ministra faz um trabalho magnífico e chamou à própria entrevista fake news. O presidente americano sustenta que, na edição da entrevista que deu ao Sun, o jornal omitiu as declarações positivas que fez sobre May. Isso, segundo Trump, equivale a “fake news”.

Além de mal estar no governo britânico, a visita de Trump também gerou protestos. Manifestantes contrários à visita de Trump organizaram acções em diferentes cidades do Reino Unido.

Em Londres, onde dezenas de milhares de pessoas saíram à rua em protesto contra o presidente americano, um balão representando Trump como um “bebé chorão”, de fraldas e com um telemóvel na mão, voou ao lado do Parlamento britânico e em Trafalgar Square.

Trump esteve dois dias em Inglaterra, onde se encontrou com Theresa May e com a Rainha Elizabeth 2ª, após o que seguiu para a Escócia, onde passou o fim de semana no seu clube de golfe.

ZAP // BBC / EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …