Uma nação inteira vai ser engolida pelo Pacífico

Uma nação inteira será brevemente afundada no Oceano Pacífico e varrida do mapa do planeta devido ao aumento do nível das águas do mar causado pelas alterações climáticas.

Kiribati, a nação em causa, é um arquipélago no Oceano Pacífico cujo desaparecimento, segundo a Business Week, se iniciará em 2030. Se os cálculos dos cientistas estiverem correctos, antes do fim do século o país-ilha desaparecerá por completo.

O arquipélago de Kiribati tem 33 ilhas, das quais 32 são atóis não habitados. A 33ª, Banaba, é uma ilha de coral com 800 km2 e 103.000 habitantes, concentrados na capital, Tarawa.

Kiribati tornou-se independente do Reino Unido em 1979, designando-se até então por  ‘Ilhas Gilberts’, em honra do explorador britânico Thomas Gilberts. ‘Kiribati’ é a pronúncia local de ‘Gilberts’.

O presidente da República de Kiribati, Anote Tong, tem como tarefas mais complicadas do seu mandato atrair investimento e ajuda para o arquipélago, enquanto estabelece contactos diplomáticos com nações vizinhas que possam num futuro próximo começar a acolher os cidadãos de Kiribati como ‘refugiados do clima’.

Com efeito, ainda antes que as águas do oceano cubram a ilha, terão infiltrado e envenenado irremediavelmente as suas reservas de água potável, já de si escassas, tornando Kiribati inabitável.

Os Kiribatianos poderão brevemente vir a ser os primeiros refugiados no mundo a fugir de uma alteração climática, em vez de uma das duas mais comuns causas de êxodos em massa: a guerra ou da fome.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …