Tiroteio em escola perto de Columbine faz um morto e oito feridos

Um tiroteio numa escola em Denver, nos Estados Unidos, fez um morto e oito feridos. O estabelecimento de ensino fica a apenas 11 quilómetros de Columbine, a escola onde um massacre vitimou 13 pessoas há cerca de 20 anos atrás.

Esta terça-feria, um jovem de 18 anos foi morto e outros oito adolescentes ficaram feridos após um tiroteio levado a cabo por dois estudantes. A escola situada em Denver, no Colorado, fica a apenas 11 quilómetros de Columbine, alvo de um dos primeiros e mais trágicos massacres em escolas nos Estados Unidos.

Os dois jovens entraram na Stem School Highlands Ranch e abriram fogo sobre os estudantes de duas salas de aula. De acordo com o The Guardian, os agentes policiais acorreram rapidamente ao local e prenderam os dois suspeitos. “Os agentes ainda ouviam os tiros quando chegaram à escola”, disse a subdelegada Holly Nicholson-Kluth.

O sheriff do condado, Tony Spurlock, disse aos jornalistas que ambos os suspeitos eram alunos da escola. Um deles, identificado como Devon Erickson, tinha 18 anos de idade. Spurlock avisa que ainda não sabem se apreenderam “todos os envolvidos”, uma vez que havia suspeitas de mais uma pessoa ligada ao ataque.

Segundo o The Denver Channel, o segundo suspeito será um menor de idade transgénero, que estaria em transição de mulher para homem. Contudo, a sua identidade ainda não foi confirmada por nenhuma entidade oficial.

O motivo do tiroteio, segundo algumas fontes, vai para além do bullying e envolve raiva e vingança contra os alunos da escola. Um dos suspeitos estava envolvido também no uso de drogas, legais e ilegais, e estava em terapia.

Após o ataque, autocarros escolares vieram buscar os alunos à escola, transferindo-os para um centro recreativo nas proximidades. Algumas crianças receberam tratamento psicológico, já que se encontravam claramente abaladas pela situação.

O tiroteio chega apenas três semanas depois de terem sido assinalados os 20 anos desde o massacre na escola de Columbine, que matou 13 pessoas. “Tragicamente, esta comunidade conhece muito bem estes atos de violência horríveis“, disse em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Judd Deere.

//

PARTILHAR

RESPONDER

Boston Consulting Group eleita para elaborar o plano de reestruturação da TAP

A Boston Consulting Group foi a consultora selecionada para a elaboração do plano de reestruturação da TAP, anunciou esta quarta-feira o presidente do Conselho de Administração do grupo, Miguel Frasquilho, numa carta aos colaboradores a …

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …