Tiroteio em escola perto de Columbine faz um morto e oito feridos

Um tiroteio numa escola em Denver, nos Estados Unidos, fez um morto e oito feridos. O estabelecimento de ensino fica a apenas 11 quilómetros de Columbine, a escola onde um massacre vitimou 13 pessoas há cerca de 20 anos atrás.

Esta terça-feria, um jovem de 18 anos foi morto e outros oito adolescentes ficaram feridos após um tiroteio levado a cabo por dois estudantes. A escola situada em Denver, no Colorado, fica a apenas 11 quilómetros de Columbine, alvo de um dos primeiros e mais trágicos massacres em escolas nos Estados Unidos.

Os dois jovens entraram na Stem School Highlands Ranch e abriram fogo sobre os estudantes de duas salas de aula. De acordo com o The Guardian, os agentes policiais acorreram rapidamente ao local e prenderam os dois suspeitos. “Os agentes ainda ouviam os tiros quando chegaram à escola”, disse a subdelegada Holly Nicholson-Kluth.

O sheriff do condado, Tony Spurlock, disse aos jornalistas que ambos os suspeitos eram alunos da escola. Um deles, identificado como Devon Erickson, tinha 18 anos de idade. Spurlock avisa que ainda não sabem se apreenderam “todos os envolvidos”, uma vez que havia suspeitas de mais uma pessoa ligada ao ataque.

Segundo o The Denver Channel, o segundo suspeito será um menor de idade transgénero, que estaria em transição de mulher para homem. Contudo, a sua identidade ainda não foi confirmada por nenhuma entidade oficial.

O motivo do tiroteio, segundo algumas fontes, vai para além do bullying e envolve raiva e vingança contra os alunos da escola. Um dos suspeitos estava envolvido também no uso de drogas, legais e ilegais, e estava em terapia.

Após o ataque, autocarros escolares vieram buscar os alunos à escola, transferindo-os para um centro recreativo nas proximidades. Algumas crianças receberam tratamento psicológico, já que se encontravam claramente abaladas pela situação.

O tiroteio chega apenas três semanas depois de terem sido assinalados os 20 anos desde o massacre na escola de Columbine, que matou 13 pessoas. “Tragicamente, esta comunidade conhece muito bem estes atos de violência horríveis“, disse em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Judd Deere.

//

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …