Um conto de fadas turco. Como o Trabzonspor pôs um ponto final à hegemonia de Istambul

Trabzonspor / Twitter

Adeptos do Trabzonspor invadiram o relvado e fizeram a festa.

O Trabzonspor conquistou a liga turca 38 anos depois, colocando um ponto final à hegemonia dos clubes de Istambul.

A cidade de Trabzon, que serve de casa ao Trabzonspor, festejou no domingo o primeiro título do clube nos últimos 38 anos. O empate frente ao Antalyaspor, por 2-2, foi suficiente para a equipa conquistar o tão ansiado título nacional turco.

E se o Trabzonspor já não conquistava o ‘caneco’ desde 1984, o troféu não conhecia outro destino que não fosse Istambul desde 2010. O último emblema fora de Istambul a conquistar o troféu tinha sido o Bursaspor, que na altura venceu o seu primeiro campeonato.

Desde então, o Fenerbahçe foi campeão por duas vezes, o Galatasaray por cinco vezes, o Besiktas por três e o Basaksehir por uma. Em toda a história da competição, apenas cinco clubes ganharam o título turco.

“Este é o meu primeiro campeonato na minha carreira de futebol. Eu nunca esperei ter isso aqui, mas tivemos”, disse Marek Hamšík, a estrela da equipa. O eslovaco de 34 anos cumpre a sua primeira época na Turquia depois de mais de uma década ao serviço do Nápoles e breves passagens pelo futebol chinês e sueco.

Segundo o jornal turco Hürriyet Daily News, a população de 800.000 habitantes de Trabzon triplicou dias antes da partida, com os adeptos a deslocarem-se em massa até à província. As imagens da festa do Trabzonspor são esclarecedoras daquilo que significou para os adeptos.

Sem grandes surpresas, desde o início da época, os principais candidatos ao título estavam traçados: Galatasaray, Besiktas e Fenerbahçe.

Numa temporada atípica, o Galatasaray está no 13.º posto com três jogos para o fim do campeonato. O Besiktas também sentiu dificuldades, ocupando o sexto lugar, fora dos lugares de acesso às competições europeias. Por fim, o Fenerbahçe foi a única equipa que conseguiu ombrear com o Trabzonspor, ocupando o segundo lugar da liga turca.

Mas o que é que justifica o descalabro destes emblemas a ascensão dos restantes clubes? O site Planet Football explicou alguns dos fatores que podem ter contribuído para isto.

Muitos especulam que o fracasso das equipas de Istambul esteja relacionado com a implementação do videoárbitro em 2018.

Os três clubes também atravessam uma frágil situação financeira, estando sobrecarregados com dívidas. A federação turca viu-se obrigado a intervir e restringir a gestão financeira imprudente e impor limites de gastos aos clubes.

Além disso, paralelamente, os restantes clubes têm melhorado a olhos vistos. A inédita conquista do título do Basaksehir há dois anos é exemplo disso mesmo e é resultado de um maior investimento noutros clubes que não os da tríade de Istambul.

Hamšík não é a única estrela da equipa do Trabzonspor. A equipa conta ainda com jogadores como Stefano Denswil, Bruno Peres e Gervinho. Há ainda o internacional cabo-verdiano Djaniny, que jogou em Portugal em clubes como o Benfica e o Nacional.

Segundo o Transfermarkt, o Trabzonspor é mesmo o segundo clube mais valioso da Turquia, com os jogadores cotado num total de 112 milhões de euros — uma diferença de apenas 20 milhões para o Fenerbahçe. Há cinco anos, essa diferença rondava os 60 milhões de euros.

A conquista do Trabzonspor não chegou sem um investimento considerável. O clube até gastou mais do que devia e, em 2020, foi banido das competições europeias por não cumprirem o fair play financeiro.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.