UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está a preparar, visando regulamentar os serviços digitais.

Segundo avançou o Financial Times esta quarta-feira, citado pelo ECO, em fevereiro, a vice-presidente da Comissão para a concorrência, Margrethe Vestager, já tinha avisado que as grandes empresas teriam que partilhar esses dados com as pequenas empresas.

O esboço da legislação, a que o Financial Times teve acesso, indica que empresas como a Amazon e a Google “não devem usar dados recolhidos na plataforma (…) para as suas atividades comerciais (…) a não ser que os tornem acessíveis a outros negócios que estejam nas mesmas atividades comerciais”.

Esta proposta de lei sobre os serviços digitais, que poderá ser divulgada até ao final de 2020, é a primeira tentativa em duas décadas da UE para regular a internet, com o intuito de definir os padrões mundiais para a economia digital e resolver os problemas de concorrência colocados pelas vantagens das gigantes tecnológicas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.