UE dá 320 milhões de euros à UNICEF

UNICEF Ethiopia / Flickr

-

A União Europeia (UE) anunciou hoje ter prometido 320 milhões de euros ao fundo da ONU para a Infância (UNICEF) para lutar contra as doenças infecciosas e subnutrição das mulheres em 15 países em desenvolvimento.

Este financiamento acontece no quadro dos esforços para cumprir os objetivos do milénio para o desenvolvimento da ONU, sublinhou o comissário europeu para o Desenvolvimento, Andris Pielbags, perante o conselho de administração da UNICEF.

“Há muito a fazer, antes da data limite de 2015, para atingir os objectivos do milénio e estes projetos vão ajudar-nos a avançar”, declarou.

A mortalidade infantil regrediu para metade desde 1990, mas 18 mil crianças, com menos de cinco anos, morrem todos os dias de doenças infecciosas evitáveis.

De acordo com a UNICEF, o objectivo da ONU para 2015 – reduzir esta mortalidade em dois terços – não será atingido, a manter-se o ritmo actual, antes de 2028.

Pielbags e o director executivo da UNICEF, Anthony Lake, falaram também da situação humanitária na República Centro-Africana (RCA), que Lake visitou em Janeiro.

“As crianças da RCA precisam desesperadamente de protecção e apoio (…) devemos redobrar urgentemente os esforços neste país”, afirmou o responsável da UNICEF.

Na sexta-feira passada, à margem de uma cimeira da União Africana (UA), em Addis Abeba, a UE prometeu mais 45 milhões de euros para ajudar a República Centro-Africana a sair da crise.

A UE já desbloqueou 150 milhões de euros para a RCA e aprovou o destacamento de uma força europeia de cerca de 500 homens no país.

Vinte e cinco milhões destinam-se a apoiar a força da UA na República Centro-Africana (MISCA), e os restantes para o processo político destinado a pôr fim à crise no país.

A RCA, país com 4,5 milhões de habitantes, entrou numa espiral de violência intercomunitária e inter-religiosa desde o golpe de Estado de Março de 2013 realizado pela coligação rebelde Séléka, dirigida por Michel Djotodia e com origem na minoria muçulmana, que afastou do poder o presidente François Bozizé.

Djotodia tornou-se o primeiro presidente muçulmano deste país, maioritariamente cristão, mas demitiu-se no passado dia 10 de Janeiro por pressão internacional por não conseguir travar os confrontos entre cristãos e muçulmanos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …