União Europeia com acordos para comprar 1,105 milhões de vacinas contra a covid-19

A Comissão Europeia assinou, num mês, cinco contratos com farmacêuticas, totalizando a aquisição de 1.105 milhões de doses de potenciais vacinas contra a covid-19.

Segundo noticiou esta segunda-feira o ECO, o primeiro contrato, assinado a 31 de julho, realizou-se com a farmacêutica francesa Sanofi, à qual encomendou 300 milhões de doses de uma futura vacina contra a covid-19, através do Instrumento de Apoio de Emergência, o que acontecerá com os restantes contratos assinados.

A 13 de agosto assinou-se um segundo contrato, com a Johnson & Johnson, para uma compra inicial de 200 milhões de doses de vacinas, podendo ainda adquirir mais 200 milhões caso a vacina seja “segura e eficaz”.

O terceiro contrato foi com a alemã CureVac, a 18 de agosto, para aquisição de 225 milhões de doses de vacina. Este contrato proporciona “a todos os Estados-Membros da UE a possibilidade de adquirirem a vacina, bem como de fazer doações aos países de baixo e médio rendimento ou de a redirecionar para países europeus”, disse a Comissão Europeia.

O contrato com a Moderna, assinado a 23 de agosto, permitiu a compra antecipada de 80 milhões de doses de vacina, com a possibilidade de comprar outros 80 milhões de doses adicionais, adiantou a empresa, em comunicado. Esta vacina está na terceira fase de testes e a farmacêutica norte-americana espera conclui-lo em setembro.

Na quinta-feira, firmou-se o acordo com a AstraZeneca para a compra antecipada de 300 milhões de doses de uma vacina, prevendo a aquisição de mais 100 milhões de doses.

Do primeiro lote de vacinas, Portugal avançou com a compra de 6,9 milhões de doses, que poderão começar a chegar em dezembro.

A União Europeia, o Reino Unido e outros parceiros europeus contam vacinar cerca de 40% da população dos seus países numa primeira fase, o dobro da meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê vacinar apenas 20% da população mais vulnerável de cada país.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …

Empreiteiros, cuidado. Vem aí o Baubot, um robô para a construção civil

A startup austríaca Printstones, que desenvolve robôs de impressão 3D desde 2017, revelou o seu mais recente protótipo: Baubot, um robô para a construção civil. A principal missão do Baubot é auxiliar e automatizar a indústria …

Oito meses depois da explosão em Beirute, o Líbano ainda é um pesadelo tóxico

A explosão em Beirute foi apenas mais uma página no longo e sombrio livro da má gestão de resíduos tóxicos no Líbano. Ainda há produtos químicos perigosos no porto de Beirute. Já lá vão oito meses …

Portugal duplica número de testes numa semana e entra no top 10 da UE

Numa semana, Portugal mais do que duplicou o número de testes à covid-19 realizados por 100 mil habitantes, o que o coloca no top 10 da União Europeia. De acordo com o jornal online ECO, que …

Jesus responde a Pepe por causa da expulsão de Eustáquio: "Grande moral"

O treinador encarnado recuou, esta sexta-feira, na opinião sobre o lance que ditou a expulsão de Eustáquio no confronto com o Paços de Ferreira, e foi curto na resposta às palavras de Pepe sobre as …

França aprova lei que reforça proteção de menores contra violência sexual

O Parlamento francês aprovou na quinta-feira, por unanimidade, uma lei que reforça a proteção de menores contra a violência sexual cometida por adultos, estabelecendo um limite de idade para o consentimento em 15 anos, e …

Eduardo Cabrita diz que SIRESP vai continuar a funcionar após 30 de junho

O ministro da Administração Interna disse esta sexta-feira que a rede de comunicações de emergência do Estado, SIRESP, vai continuar a funcionar, após 30 de junho, segundo um modelo que "o Governo tem neste momento …

Eis os segredos de Taiwan, que "passou ao lado" da covid-19 sem confinar

Um novo estudo procurou perceber os segredos para o sucesso de Taiwan a combater a pandemia de covid-19. O país nunca chegou a confinar. Taiwan foi amplamente aplaudido pela sua gestão da pandemia, com uma das …