Ucrânia vai enviar de novo forças navais para o mar de Azov

A Ucrânia vai de novo enviar navios de guerra para o mar de Azov, onde em novembro a Rússia apresou três embarcações e prendeu a sua tripulação, disse esta quarta-feira um alto funcionário ucraniano.

Oleksandr Turchynov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, disse hoje à BBC que é essencial que a marinha ucraniana regresse ao mar de Azov, para impedir que a Rússia reivindique o controlo dessa região.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia já respondeu a esta decisão do governo ucraniano, considerando-a uma “provocação”.

Em 25 de novembro, a guarda costeira russa disparou contra três navios da marinha ucraniana e 24 marinheiros quando tentavam navegar do Mar Negro para o Mar de Azov. A Ucrânia disse que seus barcos operavam de acordo com as regras internacionais, enquanto a Rússia alegou que os navios ucranianos não conseguiram obter permissão para passar.

Poucos dias depois do confronto naval, o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, acusou a Rússia de ter reforçado drasticamente a sua presença militar na fronteira com a Ucrânia e referiu a ameaça de uma “guerra total” com Moscovo, na sequência do incidente.

Já este mês, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, prometeu que o seu país não iria entrar em guerra com a Ucrânia, mas alertou Kiev contra qualquer provocação na sua fronteira.

Não entraremos em guerra com a Ucrânia, prometo-vos”, disse há duas semanas Serguei Lavrov, numa entrevista com jornalistas e leitores do jornal Komsomólskaya Pravda, emitida em direto na página deste órgão de comunicação social na Internet.

O chefe da diplomacia assegurou nessa altura que a Rússia não combate o regime ucraniano e procurará evitar qualquer escalada de tensão entre os dois países.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …