/

Ucrânia pede empréstimo ao FMI de 15 a 20 mil milhões de dólares

Jim Lo Scalzo / EPA

A Ucrânia já solicitou ao FMI um empréstimo de 15 a 20 mil milhões de dólares, e espera que seja aprovado até ao final deste ano.

A Ucrânia solicitou um programa de financiamento de 15 a 20 mil milhões de dólares (14,8 a 19,7 mil milhões de euros) ao Fundo Monetário Internacional (FMI), até ao final do ano, segundo revelou Kyrylo Shevchenko, governador do banco central ucraniano, à Reuters.

O FMI atuou sempre como parceiro da Ucrânia durante a guerra”, declarou Shevchenko à Reuters, acrescentando ainda que a sua esperança é “iniciar o programa [de assistência] este ano”.

Shevchenko afirmou que o pedido de financiamento já foi submetido ao FMI, enquanto o banco central ucraniano está a trabalhar numa linha de financiamento com o banco central de inglês. No entanto, o governador do banco central ucraniano não especificou os montantes em causa à Reuters.

A Reuters noticia que a Ucrânia deverá registar uma contração económica de 35% a 45% este ano, sendo que mensalmente o país está a registar um défice orçamental da ordem dos 5 mil milhões de dólares.

O último empréstimo que a Ucrânia recebeu do FMI foi em março — um apoio de emergência de 1,4 mil milhões de dólares, um valor equivalente a metade da participação do país europeu no fundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.