Ucrânia enfrenta “ameaça de guerra total” com a Rússia

Mikhail Palinchak / EPA

Tropas paraquedistas ucranianas em exercícios militares junto à fronteira com a Rússia

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, acusou esta terça-feira a Rússia de ter reforçado drasticamente a sua presença militar na fronteira com a Ucrânia e referiu a ameaça de uma “guerra total” com Moscovo.

“O número de tanques em bases militares russas situadas ao longo da nossa fronteira triplicou”, declarou Poroshenko a três estações televisivas ucranianas. “O número de unidades militares colocadas ao longo da nossa fronteira aumentou drasticamente”, acrescentou, sem precisar quando é que isso aconteceu.

O chefe de Estado ucraniano apontou igualmente um forte aumento do número de barcos militares russos no mar de Azov e de uma presença militar russa reforçada na Crimeia, península ucraniana anexada por Moscovo há quatro anos, citando dados dos serviços secretos da Ucrânia.

Na Crimeia, desde 2014, “o número de soldados triplicou, o de blindados quintuplicou e o da artilharia quase decuplicou”, indicou ainda. “Não quero que alguém pense que se trata de brincadeiras de criança. A Ucrânia enfrenta a ameaça de uma guerra total com a Federação Russa”, afirmou.

Poroshenko relatou ter tentado telefonar ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, após o apresamento pela Rússia, no domingo à noite, de três embarcações militares ucranianas no mar Negro, ao largo da Crimeia, mas não obteve resposta.

“Na mesma noite, pedi uma reunião com o Presidente russo, Putin. Não recebemos resposta. E vi-me obrigado a pedir à chanceler alemã, Angela Merkel, para discutir com Putin este incidente”, disse o chefe de Estado ucraniano.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado por agências russas, limitou-se a declarar que “nenhum contacto telefónico ocorreu entre os presidentes”.

A Ucrânia e a Rússia estão desde domingo envolvidas no seu pior braço-de-ferro desde há vários anos, na sequência do apresamento pelos russos de três barcos militares ucranianos com 24 marinheiros a bordo.

Este incidente armado alarmou a Ucrânia, que instaurou a lei marcial nas suas regiões fronteiriças durante um mês, e os seus aliados ocidentais.

// Lusa

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. A Russia ordenou a não passagem de embarcações e a Ucrânia ignorou. Como sempre partes relevantes da noticia que não vão com a narrativa anti-Russia, a serem omitidas

    • O Rússia manda no quê? Quem lhe reconhece tal direito? O Mar de Azov é apenas russo? Então os ucranianos não tem direito a navegar num mar que banha grande parte das suas costas? Essa é boa! Veja a porcaria de um mapa e deixe de ser outro aldrabão um então um reles ignorante!

      • Os russos dizem que mandam. Portanto isso era informação mais que relevante para esta noticia. Essa informação foi “omitida” porque não vai na narrativa que a Russia toma atitudes bélicas sem justificação. E quanto a aldrabões voce está visto adora noticias que aldrabem.

        • “A Rússia ordenou…”
          “Os russos dizem que mandam”!!
          Claro, é só dizer e passa a ser “tudo nosso”!…
          Então, além de roubarem a Crimeia, os russos (que tem um país “tão” pequeno (e cuja maioria da população vive na pobreza, apesar dos enormes recursos naturais)), agora também são donos do mar onde a Ucrânia “só” tem 300km de costa e vários portos?!
          Está boa!…
          Qualquer dia, vou à tua casa, digo que é minha e proíbo-te de lá entrares; depois quero ver qual vai ser a tua “narrativa”!…

          • Voce está tao indignado com o roubo de terras, já foi a Valença fazer protestos para devolverem a terra que os Espanhóis disseram que devolveriam? Porque a Russia ocupou uma terra que sempre foi russa até 1964 e onde habitavam na maioria russos. Ficamos à espera da sua indignação com Espanha

            • Muito gostas tu de baralhar tudo!…
              Agora, além do roubo de terras, o Putin também quer roubar o mar!!
              Mas, como é que consegues passar de mais uma agressão e violação do direito internacional por parte da Rússia, para uma disputa Portugal vs Espanha?!
              Enfim…
              O que tem Valença? Espanhóis?!
              Do outro lado do rio Minho é a Galiza e o povo são os galegos!…
              Mas, ainda há dias lá estive e continua a ser Portugal…
              Território devido por Espanha a Portugal só conheço Olivença e, podes crer que, sempre que tenho oportunidade, faço questão de os lembrar disso!

    • Quem atacou quem e quem o território de quem? Há com cada imbecil! O senor em vez de olhar o mundo com óculos vermelho, na vã esperança de ver a Rússia vingar-se” pela desonrosa derrota da guerra fria, está a mentir com quantos dente tem! O senor é um aldrabão digo-o frontalmente!

    • Acho que nem o ditador Putin nem os seus súbditos era capazes de escrever semelhante barbaridade!…
      A estupidez humana não tem mesmo limites!!

    • para os srs mal educados com demasiada lavagem ao cérebro por parte dos MSM, recomendo este vídeo de um americano que desmonta a situação actual que a notícia menciona https://youtu.be/ucni4znC1IU?t=1219

      ah, e já agora não vejam o mundo a preto e branco, lá por eu não ter palas nos olhos, nem acreditar na pseudo-informação que os MSM ocidentais vendem sobre a Rússia, não quer dizer que seja comunista, aliás ABOMINO TODO E QUALQUER COLECTIVISMO, seja ele de esquerda ou de direita.

      • Mesmo tendo em conta o vídeo, como é que chegas a isto?:
        “os criminosos da NATO mais uma vez a tentarem armar confusão com a Rússia.”
        Eu concordo com quase tudo que é dito no vídeo e, mesmo assim, o único país agressor que vejo é a Rússia – que anexou um território ilegalmente e agora quer fechar o mar onde a Ucrânia tem 300km de costa e vários portos!!
        O Putin quer de volta a velha mãe-Rússia, do “quero, posso e mando,” sem o mínimo respeito por nada nem por ninguém – só que se esquece que a Rússia é um país miserável, com a maioria da população a viver na pobreza e sem dinheiro para os seus projectos megalómanos…
        Mesmo assim, ele insiste em querer controlar os países vizinhos recorrendo, como de costume, à intimidação e à força!
        A Rússia nada tem de comunista; é uma ditadura capitalista (e das piores)!…
        Não é por acaso que o Putin é considerado por vários especialistas como, de longe, o homem mais rico do mundo e só isso já diz muito sobre ele e sobre a Rússia!!

  2. O Putin perguntou ao Trump:

    “Posso?…
    Deixo-te construir mais uns hoteis na Rússia e engatilho-te outra vez as eleições em 2020. Pode ser?”

    Ao que o Trump respondeu:

    “Tás à vontade. Eu até te lavo mais um dinheirito aos oligarcas que te financiam”.

    • E os russos andam a brincar desde que o canalha assassino do Putin tomou o poder, porque caso a Rússi fosse uma democracia este canalha ou seria preso ou alguém lhe faria a folha, vontade não falta, mesmo dentro da própria Rússia, assim vai empurrando com a barriga para a frente criando crises para enganar os ignorantes abrutalhados dos russos! A Rússia é um país miserável, com um povo cuja maioria vive no limiar da pobreza e no entanto anda a gastar em armamento, doping, e obras espampanantes ao mesmo tempo que vê inimigos em todo o lado. Quer impor aos outros como estes se devem governar, logo um país que vive apenas de matérias-primas e armamento como muitos do terceiro mundo! Está praticamente em guerra com todos os vizinhos, ocupa territórios pelo menos de três, e ainda se faz de vitima, enquanto vai “comento” mais território, para iludir os pobretanas bêbados dos russos escravos dos oligarcas!

  3. Esta notícia esta muito mal contada. Desde a abertura da Ponte da Crimea que o estreito de Kerch tem uma regulaçao propria para passar devido as suas caracteristicas tecnicas. Desde o golpe de Maidan financiado e a apoiado pela Sra. Nulland e o falecido Mccain (rip) que a Russia tomou medidas para proteger os seus interesses entre os quais a Zona do Donbass e a Crimea, e até utilizou instrumentos democraticos para tal, (pelo menos nao observo dentro de Donesk , Lugansk e Savastopol guerra entre os civis e as forças militarizadas pro russas ou russas. Assim depois de 4 anos e uma ponte que liga a Crimea a Russia ( projecto já com mais de 60 anos) , A Ucrânia tem que cumprir com o regulamento como outro pais qualquer para utilizar as infrasestruturas . Esta situaçao é em todo semelhante ao estreito de bosforo na Turquia. Agora vá la passar uma embarcação nao autorizada para o Mar Negro a ver o que os Turcos fazem… (peço desculpa pela falta de pontução mas estou ao telemovel. Viva Portugal!

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …