TVI multada e obrigada a emitir críticas de Ricciardi a Marcelo Rebelo de Sousa

1

Inácio Rosa / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

A TVI foi forçada a emitir as críticas feitas pelo presidente do BESI, José Maria Ricciardi, a Marcelo Rebelo de Sousa, depois de uma decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

O Diário Económico revela que José Maria Ricciardi se queixou à ERC depois de a TVI não ter transmitido as suas críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, ao abrigo do direito de resposta, após declarações feitas pelo comentador.

O caso ocorreu em Fevereiro passado e o referido jornal conta que a TVI se recusou, por mais do que uma vez, a emitir um comunicado de José Maria Ricciardi, onde este respondia aos reparos que lhe foram feitos por Marcelo Rebelo de Sousa.

O comentador terá dito, entre outras coisas, que o BESI tinha dado o seu aval para a emissão de papel comercial por parte da Espírito Santo International.

O banqueiro terá enviado para a estação “um violento comunicado“, desmentindo as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa, conforme nota o Diário Económico, notando que o mesmo documento apontava que o comentador tinha, durante anos, passado “férias no Brasil a convite de Ricardo Salgado“.

Após a recusa da TVI em transmitir a sua versão, sob a argumentação de que tinha “expressões desproporcionalmente desprimorosas” para com Marcelo Rebelo de Sousa, José Maria Ricciardi terá feito um novo documento, mas a recusa da estação ter-se-á mantido.

Entre as palavras do presidente do BESI estaria a frase de que Marcelo Rebelo de Sousa “não reúne as condições de imparcialidade, isenção e objectividade que lhe permitam uma avaliação séria e ponderada”, segundo cita o Diário Económico.

Depois das recusas da TVI, o banqueiro terá recorrido à ERC e, a 1 de Abril, a Entidade deu-lhe razão, descreve o Diário Económico, frisando que a estação tem ainda que pagar uma multa de três mil euros.

ZAP

1 Comment

  1. O trombone certo para bocas eruditas c/ “férias no Brasil a convite de Ricardo Salgado“- Segundo o primo Richi…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.