Afinal, o solitário tubarão-branco também gosta de escolher com quem anda

kenbondy / Flickr

Carcharodon carcharias, conhecido pelo nome comum de tubarão-branco

Investigadores descobriram, através de uma análise nas Neptune Islands, na Austrália, que os tubarões-brancos podem formar comunidades. 

Geralmente, o Carcharodon carcharias, conhecido pelo nome comum de tubarão-branco, é visto como um animal solitário. No entanto, quando se reúne com outros da sua espécie, passa mais tempo com certos indivíduos do que outros.

Segundo o IFLScience, Charlie Huveneers, professor associado da Universidade Flinders, na Austrália, fotografou 282 tubarões-brancos nas Neptune Islands, um local conhecido no país pela relativa facilidade em ver este animal.

O investigador observou a proximidade entre eles, durante um período de quatro anos e meio, relatando que certos tubarões eram frequentemente vistos no mesmo local, no mesmo dia, mesmo com anos de diferença.

“Em vez de estarem apenas ali aleatoriamente, os tubarões formaram quatro comunidades distintas, o que mostrou que alguns eram mais propensos a usar aquele lugar de forma simultânea do que o esperado por acaso”, afirmou Stephan Leu, investigador da Universidade Macquarie, também na Austrália, e um dos autores do estudo publicado, este mês, na revista científica Behavioral Ecology and Sociobiology.

“Os tubarões em geral, e os tubarões brancos em particular, não são conhecidos por formarem laços no significado geral da palavra”, explica Huveneers ao mesmo site. Ao contrário das orcas ou dos golfinhos, não há evidências de que estes animais se juntem para caçar as suas presas.

O investigador deixa claro que estas associações são ainda muito prematuras, e podem não estar relacionadas com uma preferência por determinados companheiros. Em vez disso, se determinadas condições ambientais atraírem certos indivíduos, enquanto outros são atraídos para outros lugares, surgirão associações aparentes. No entanto, ainda não se sabe quais são essas preferências.

No entanto, Huveneers não deixa de achar que estas observações são surpreendentes, até porque cada vez mais se veem “associações não aleatórias em várias espécies, incluindo os Negaprion brevirostris e os Scyliorhinus canicula“.

Este ano, cientistas também identificaram que as manta rays, que já foram consideradas criaturas solitárias, formam relações sociais.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …